dicas para fazer live

Inspire-se com 3 dicas para fazer live + 5 cases de sucesso!

Já pensou em ser youtuber, influencer e streamer? Que tal fazer um show virtual? Ou ainda dar aula online ao vivo, como professor EAD?  Neste artigo, vamos falar de 3 dicas para fazer live, além de 5 exemplos para servir de inspiração.

Por sinal, este infoproduto tem feito sucesso, principalmente devido à crise do coronavírus. Afinal, o poder das lives serve para muitas finalidades. Por exemplo: entretenimento, vendas, relacionamento, ensino a distância (EAD) e assim por diante.

Mas, antes das dicas para fazer live, que tal começar com um segredo? Sabia que dá pra economizar bastante na hora de fazer suas transmissões ao vivo? Pensando nisso, confira o vídeo do canal Coisa de Nerd, que inclui: placas de vídeo, aplicativos e mais. 

3 dicas para fazer lives de sucesso 

Sem mais delongas, vamos colocar a mão na massa. A seguir, listamos 3 dicas para fazer live e, ainda, cativar a audiência. Aliás, lembre-se que o engajamento digital é a chave para bombar nas transmissões via Youtube, Instagram, Facebook e outros canais. 

1. Pré-produção: prepare-se para o show

  • Roteiro: comece listando os assuntos que serão tratados na live. Com isso, você pode organizar as ideias, sem esquecer dos pontos mais importantes.
  • Iluminação: o ideal é usar a luz natural, além de atentar para as sombras. Se possível, invista em ring light, sun gun e outros equipamentos. 
  • Maquiagem: faça uma make leve, para que o rosto não fique “brilhando” na tela. Entretanto, se o tema da live for automaquiagem, pode abusar das cores e texturas.  
  • Equipamentos: a câmera e o microfone são essenciais, além da iluminação que já citamos. Outras opções são: fundo infinito chroma key e teleprompter para ler falas.
  • Cenário: você não precisa de uma produção hollywoodiana, não é? Por falar nisso, preparamos um infográfico para te ajudar na ambientação de lives e videoaulas:

2. Escolha as ferramentas certas

Realmente, as novas tecnologias vieram pra ficar. Contudo, é preciso escolher as mídias e ferramentas conforme suas necessidades. Por isso, selecionamos alguns exemplos para facilitar o processo:

  • Gotowebinar, Twitch e Webinarjam: essas são ferramentas focadas em webinar (seminário virtual) ou mesmo para gameplay. 
  • OBS Studio: software de transmissão aberto e gratuito para streaming de vídeos, disponível para Windows, Mac e Linux.
  • Streamlabs OBS: similar ao item anterior, porém, roda somente em Windows, assim como nas versões mobile: Android e iOS.

3. Aposte na divulgação da sua live

Por último, mas não menos importante, chegamos no ponto da divulgação, fechando as dicas para fazer live. Aqui, o marketing digital para infoprodutos é fundamental para alavancar a transmissão. 

Assim, mais pessoas podem acessar seu conteúdo, além de curtir, compartilhar e interagir. Para tal, essas são 3 estratégias eficazes:

  • SEO: coloque seus vídeos no topo das pesquisas da web, sem pagar por isso, com o Search Engine Optimization (SEO). Ou seja, a otimização dos mecanismos de busca. Nesse caso, estamos falando da busca orgânica, com base em palavras-chave digitadas no Youtube, no Google e em outros buscadores.
  • SEM: essa é a sigla de Search Engine Marketing, isto é, o marketing nos mecanismos de busca. Em geral, o termo é usado para falar dos anúncios pagos, que ampliam o alcance da publicidade. Isso por ser feito de muitas formas, como: PPC (pague por clique), CPC (custo por clique) e outros indicadores.
  • Automação de marketing: a terceira estratégia visa captar e, ao mesmo tempo, fidelizar clientes. Dessa maneira, serve tanto para atrair interessados e divulgar conteúdos, quanto para gerar cadastros e vendas. 

5 cases: inspire-se e coloque em prática as dicas para fazer live

Além das dicas para fazer live que já citamos, agora vamos aos 5 exemplos para servir de inspiração. Mas não se esqueça de adaptar as ideias para as suas demandas, ok?

1. Aula ao vivo

Por exemplo, o biólogo Atila Iamarino deu uma verdadeira aula para falar sobre a covid-19 e o lockdown. Na ocasião, mais de 380 mil pessoas puderam tirar suas dúvidas sobre a emergência sanitária.

2. Lançamento de produtos

A Aspect Software promoveu um webinar para lançar o Aspect Via no Brasil, que é uma plataforma de contact center na nuvem. Durante a transmissão, especialistas abordaram as soluções de gerenciamento de interações e a otimização da força de trabalho.

3. Entrevista com experts

Quer saber tudo sobre marketing de indicação? Para isso, Thiago Concer e Rodrigo Noll fizeram uma live intitulada: você está deixando dinheiro na mesa! Nesse bate-papo, eles mostraram como vender mais, usando as técnicas de referral marketing.

4. Esporte em tempo real

Já ouviu falar no DAZN? Este é um serviço de streaming digital por assinatura, para conferir  eventos esportivos que acontecem ao vivo. Por R$ 19,90 ao mês, o assinante acompanha campeonatos de futebol, basquete, boxe, wrestling e automobilismo.

5. Apresentações culturais

O show tem que continuar. Logo, não podíamos falar dos exemplos e das dicas para fazer live sem mencionar as estrelas da quarentena, não é mesmo? Entre as manifestações culturais, temos várias opções de música, teatro, performances artísticas etc. 

Para exemplificar, podemos citar a “live leve” da Ivete Sangalo, bem como o “Desconscerto” do Matheus Nachtergaele.

Enfim, gostou das dicas para fazer live e já se preparou para brilhar na sua transmissão ao vivo? Então, não perca mais tempo: venha conhecer os recursos da nossa plataforma comercial e corporativa. 

E o melhor: faça o teste grátis por 7 dias, além de acessar os conteúdos exclusivos no Blog e no canal do Youtube:

Deixe seu comentário!
Fabio Godoy