ferramentas para criar ebook

Top 9 ferramentas para criar ebook que você precisa conhecer

Editar o texto, “layoutar” o design e, enfim, divulgar o material para seus clientes e alunos. Essas são etapas fundamentais na hora de produzir um livro digital – então é hora de conhecer 9 ferramentas para criar ebook, que são verdadeiras aliadas no processo.

Antes de tudo, é legal ver como o mercado está aquecido: um estudo da Nielsen apontou que mais de 8 milhões de livros digitais foram vendidos no Brasil ano passado – e o faturamento desse segmento saltou 36%.

Não é segredo que os ebooks são uma excelente forma de produção de conteúdo. Mas como, de fato, elaborar um livro digital? Quais as melhores ferramentas para criar ebook – do texto ao layout? E na hora de divulgar, que tecnologias utilizar?

Tudo isso (e mais um pouco) você vai conferir nesta matéria. Boa leitura!

Conheça 9 ferramentas para criar ebook a partir de agora

Para a edição do texto

Bom, o primeiro passo para fazer um ebook é criar o arquivo de texto – que servirá de base na hora de editar o layout. Para escrever, existem boas opções de ferramentas.

Confira!

1. LibreOffice Writer 

O LibreOffice é um software de edição de texto bem fácil de usar. Por ser de código aberto – isto é, gratuito e acessível a todos –, só é preciso fazer o download e instalar no seu computador.

Além do Writer, que é a melhor ferramenta para fazer ebook, o pacote conta com softwares de planilhas, apresentações, desenhos e fórmulas – e permite salvar em extensões de PDF, Doc e HTML.

2. Microsoft Word

Um dos editores de texto mais tradicionais é o Word, que faz parte do pacote Microsoft Office. O programa tem uma interface moderna e intuitiva, mas a desvantagem é que você precisa comprar a licença para conseguir usar livremente. 

Ainda assim, o investimento vale a pena, pois os softwares são confiáveis e compatíveis com diversos formatos.

3. Google Docs

A vantagem do Docs é que, além de ser gratuito e permitir a exportação dos arquivos do Writer e do Word, ele também possibilita que você crie documentos de texto diretamente na plataforma e os salve na nuvem.

Ou seja, dá para contar apenas com o servidor do Google (sem sobrecarregar seu computador) e acessá-lo em qualquer dispositivo móvel.

Para a produção do layout

Ok, com o texto pronto (já escrito e revisado), é hora de partir para a próxima etapa da criação do seu ebook: as ferramentas de layout. O bom é que a transferência do texto para o design é simples de fazer: só copiar e colar.

Veja algumas ferramentas para criar ebook e editar suas imagens!

4. Canva

Uma das melhores opções de design para iniciantes é o Canva. Você só precisa se cadastrar gratuitamente  para aproveitar as funcionalidades de edição – tanto online (no seu navegador) quanto pelo app para dispositivos móveis.

No Canva há planos premium, mas com os recursos grátis você consegue desenvolver seu ebook numa boa. O programa tem uma biblioteca repleta de templates já prontos – que podem servir de inspiração para o seu ebook.

Os recursos são bem fáceis de entender e mexer, com várias imagens, ilustrações, ícones e outros elementos gráficos – e o editor salva todos os arquivos na própria plataforma, automaticamente, e permite que você altere sempre que precisar.

Ah, inclusive, o Canva conta com um banco de imagens gratuito, de onde você pode baixar fotos de alta qualidade e sem direitos autorais. Assim, dá para utilizá-las em diversos materiais de comunicação da sua marca, como flyers, posts de redes sociais, apresentações e cartazes.

5. Trakto

Mais uma boa opção de ferramenta para fazer ebook é a Trakto.

No plano grátis, você tem acesso ilimitado ao banco de fotos e ícones da plataforma – além de poder usar um número restrito, mas ainda assim interessante, de remoções de fundo.

Se quiser investir nos recursos premium, a Trakto oferece diversos filtros de imagem, tipografias e templates diferenciados.

Esses templates já vêm prontos e divididos de acordo com o segmento – vendas, marketing, saúde, negócios e muito mais. Apesar disso, você pode alterar cores, design e tamanho/posição do texto, além de inserir links para vídeos do YouTube, gifs e outros elementos.

Mas o grande diferencial da Trakto é que ela permite a criação de um link com o seu nome. Ele serve, na prática, como um portfólio – no qual você pode salvar os arquivos e compartilhar com todo mundo. 

6. Livros Digitais

A Livros Digitais é uma opção bem mais simples, mas também bastante eficiente na hora de produzir o ebook. A ferramenta possibilita personalizar a capa e as páginas do miolo, e importar suas próprias fotos.

Por mais que não tenha recursos avançados de design, é bem fácil de mexer e tem uma vantagem: você consegue salvar o arquivo na biblioteca da Livros Digitais, que também disponibiliza um link só seu, para divulgação.

Para a divulgação do ebook

Depois de usar as ferramentas para criar ebook e ter tudo pronto, vamos para a etapa final: fazer com que os outros leiam seu livro. 

Veja algumas formas de divulgá-lo na internet!

7. Ferramentas de email marketing

Se você der uma olhada rápida na caixa de entrada do seu email, com certeza verá que algumas marcas te enviaram mensagens – seja sobre promoções, seja sobre materiais de comunicação (como um ebook ou uma matéria de blog).

Essa é a estratégia de disparo de email marketing – e pode ser muito interessante na hora de fazer a publicidade do seu ebook. O bom é que existem várias opções de ferramentas gratuitas para fazer essa gestão:

Na hora de decidir qual software usar, é legal analisar o número de contatos de clientes que você já tem e quantos envios gostaria de fazer por mês. 

Algumas opções oferecem milhares de disparos mensais e uma boa quantidade de base de contatos – e dá para editar o texto e o layout do email marketing diretamente na plataforma, o que deixa o processo mais prático.

Leia também: Ferramenta de email marketing gratuita: 5 opções com prós e contras

8. Redes sociais

Outra forma de divulgar o seu ebook é usar as redes sociais, como o Instagram e o Facebook.

Além dos tradicionais posts no feed e stories, comuns nas duas ferramentas, o Instagram fornece a estratégia de close friends – pela qual você pode divulgar conteúdos para seguidores selecionados, e ainda lucrar com a assinatura deles.

Fizemos uma matéria bem completinha sobre esse recurso. Se ainda não leu, não perca tempo: Como ganhar dinheiro com close friends do Instagram? 5 dicas exclusivas!

9. Google Ads

O Google Ads é mais uma boa ferramenta para divulgar o ebook, pois é um mecanismo de patrocínio de links que aparecem nas páginas de busca.

Funciona como um leilão: quem paga mais, aparece primeiro. Você pode criar um anúncio no Ads com a chamada do seu ebook, selecionando as palavras-chave que mais têm a ver com o assunto (e que estão sendo procuradas no Google).

A própria ferramenta já dá algumas ideias para isso!

Leia também: Facebook Ads ou Google Ads? Vantagens e desvantagens de anunciar em cada plataforma

Ferramentas para criar ebook: hospedagem em sites

Antes de finalizarmos nossa matéria, aqui vai uma dica extra: outra ferramenta interessante para seu ebook é a EAD Plataforma, que permite a hospedagem do material online e facilita bastante o compartilhamento do link.

Com uma estrutura digital completa, é possível ter um domínio só seu – e ainda contar com espaço para subir seus cursos, ministrar aulas online, gerenciar matrículas e muito mais.

Quer conferir bem de perto? Faça um teste gratuito a partir de já!

Deixe seu comentário!
Fabio Godoy