como ganhar dinheiro com close friends

Como ganhar dinheiro com close friends do Instagram? 5 dicas exclusivas!

Se você é um usuário assíduo do Instagram – ou, pelo menos, tem uma boa noção da rede social –, deve conhecer a função close friends. Beleza, todo mundo sabe que, com essa lista de amigos selecionados, é possível compartilhar stories só com eles. Mas será que tem como ganhar dinheiro com close friends?

Com certeza! E é isso o que você vai conferir na matéria de hoje. Seja muito bem-vindo!

Bom, foi-se o tempo em que essa mídia social era só uma rede de compartilhamento de fotos pessoais, praticamente inofensiva. Hoje, o Instagram se tornou uma poderosa ferramenta de marketing digital – e já é a segunda rede social mais utilizada para anúncios pagos (segundo dados do MLabs).

O close friends é uma das novas formas de divulgação e pode ser um verdadeiro aliado na sua estratégia. Mas, para usá-lo de forma eficiente, é necessário ter um planejamento e segui-lo bem certinho.

Enfim, quer aprender como ganhar dinheiro com close friends no Instagram? Continue a leitura e confira!

5 dicas para você considerar e entender como ganhar dinheiro com close friends

1. Monte uma lista de amigos bem estratégica

No decorrer deste conteúdo, vamos mostrar que você pode, efetivamente, vender o acesso ao seu close friends. Só que, antes de tudo, é preciso construir uma base de seguidores bem forte. 

Afinal, quando o Instagram é usado por uma marca, os seguidores deixam de ser simples amigos para se tornarem clientes. E clientes gostam de se sentir especiais!

A primeira dica para aprender como ganhar dinheiro com close friends é selecionar estrategicamente as pessoas que farão parte dessa espécie de lista vip. Você pode começar adicionando os seus atuais clientes (que já compraram um curso seu, por exemplo).

Assim, eles se sentirão privilegiados e muito mais próximos de você. Isso pode ser o primeiro passo para que eles comprem algo que você vende (ou continuem comprando!).

Quer entender o passo a passo para criar essa lista? 

Então dá só uma olhada nesse vídeo, que traz dicas bem práticas!

2. Conquiste as pessoas com conteúdos ricos

Produzir um conteúdo de qualidade continua sendo o seu grande trunfo – mas ter um algo a mais (e fazer com que as pessoas saibam disso) é essencial. 

Assim que você criar sua lista de close friends, poste alguns stories introdutórios, apresentando a ideia do grupo seleto – e mostre que essa lista será a única a receber determinados conteúdos ricos.

É claro que isso não quer dizer que você vai se esquecer dos seguidores “normais”. É essencial que eles continuem recebendo postagens orgânicas, pois um dia esses seguidores podem se tornar close friends!

Como deixar seus seguidores mais engajados?

Sabe aquela ideia de jogar uma “isca” gratuita para seus clientes e depois liberar o “ouro” mediante pagamento? Pois é, a premissa básica das vendas também vale para se dar bem no close friends.

Por exemplo, se você tiver um curso que ensina a mexer no Photoshop, pode liberar alguns stories gratuitos para a sua lista – mostrando apenas os recursos básicos. 

Depois, podem vir stories dizendo que, para a pessoa ter acesso ao conteúdo completo (com recursos mais avançados), ela precisa comprar o curso no seu site.

À medida que você vai conquistando as pessoas, elas vão confiando cada vez mais no seu serviço – e você começa a se tornar uma autoridade no assunto.

3. Ofereça recompensas e condições especiais

Outra ação de engajamento para o seu close friends é oferecer um bônus sempre que as pessoas realizarem determinada ação. Aqui, você pode contar com diferentes estratégias, como o marketing de afiliados e o marketing de indicação. 

Vamos conhecer os detalhes sobre isso?

O marketing de afiliados é uma rede que te conecta a outros produtores de conteúdo. Vocês divulgam os links um do outro (por exemplo, os sites) – e ganham comissão toda vez que uma pessoa interage com esse link. 

Mas como ganhar dinheiro com close friends + marketing de afiliados? É simples: você pode dar um tipo de brinde (como um cupom de desconto do seu curso) quando o seguidor clicar no link do seu parceiro afiliado.

Já o marketing de indicação é outra tática win-win (onde os dois lados ganham!). Você pode usar uma estratégia com seus seguidores, do tipo “convide amigos para seguirem o meu Instagram e ganhe acesso a um conteúdo especial”.

Assim, você aumenta sua base de seguidores, recebe uma boa grana dos afiliados e ainda faz com que mais gente conheça seus serviços.

4. Seja, literalmente, um close friend

Nada mais chato para o seu seguidor do que não ser notado por você. Tudo bem, isso fica um pouco mais complicado à medida que o número de pessoas cresce. Mas é ideal você se preocupar ao máximo com seus amigos, para evitar que eles deixem de te seguir.

Sempre que possível, seja um “close friend” para eles – e esteja ali para tirar dúvidas, responder solicitações ou mesmo interagir com alguma pessoa.

Isso faz com que seus seguidores se sintam especiais e se tornem verdadeiros advogados da sua marca – e, inclusive, se tornem mais suscetíveis a tomar uma ação sugerida por você.

Organização é tudo!

Uma dica quente, aqui, é criar um cronograma para envolver sua audiência. Por exemplo, toda segunda, quarta e sexta você pode separar um horário para responder o público. Dessa forma, eles já se acostumam com a sua disponibilidade (e podem se engajar cada vez mais).

5. Crie um plano de assinaturas

Depois de seguir as dicas anteriores, você provavelmente já terá uma base de amigos bem fiéis – e dispostos a, quem sabe, pagar para continuar fazendo parte dessa seleção especial.

Então, você pode criar manualmente um plano de assinaturas e vender o acesso ao seu close friends (é só usar uma planilha do Google Docs – é gratuita e superfácil de mexer!). Coloque ali o perfil da pessoa e um valor que ela pagará para você (mensal, semestral ou anualmente – ou mesmo uma taxa única).

Aqui a ideia é selecionar ainda mais o seu público. Quem não tiver interesse em pagar, infelizmente vai deixar de receber o conteúdo. Mas, quem aceitar, com certeza fortalecerá ainda mais o relacionamento com você.

Mas que tal automatizar o processo de cobrança?

Também existem alguns aplicativos que ajudam a simplificar as assinaturas, como o Plumie e o LastLink

Ao se inscrever nos aplicativos e conectar com seu Instagram, você consegue definir o valor e o período de cobrança de cada assinatura do close friends.

Depois, é possível enviar os stories automaticamente para a lista – além de gerenciar os pagamentos e adicionar e remover usuários sempre que quiser.

Gostou de aprender sobre como ganhar dinheiro com close friends?

Então é hora de aplicar essas dicas e continuar desenvolvendo suas estratégias de marketing digital. Por falar nisso, que tal ler mais artigos sobre Instagram, Facebook e YouTube? Veja só o que já publicamos no blog da EAD Plataforma:

Deixe seu comentário!
Fabio Godoy