desenvolvimento comercial

Desenvolvimento comercial: como investir no time de vendas?

Sabia que o capital humano é um dos principais ativos de qualquer empresa? Pensando nisso, preparamos um post para falar da importância do desenvolvimento comercial. Afinal, investir na equipe de vendas pode ser o primeiro passo para ter resultados sustentáveis.

Por outro lado, muitas companhias só pensam no lucro – e não nas pessoas que movem os negócios. Então, precisamos “voltar” uma casa no tabuleiro para valorizar os colaboradores. E, se você quer inovar na Gestão de Pessoas, lembre-se de ouvir os funcionários, além de disponibilizar ferramentas que facilitem o trabalho.

De quebra, vale considerar os fatores emocionais que afetam as atividades, em especial nas épocas de crise. Nesse sentido, o palestrante de vendas Thiago Concer fala sobre o quesito motivação, que é um dos pontos-chave do desenvolvimento comercial.

Por que investir no desenvolvimento comercial?

Pensar somente no lucro é coisa do passado. Hoje em dia, também devemos considerar as mudanças culturais da sociedade. Por exemplo, os consumidores engajados querem se identificar com o propósito da companhia antes de fazer uma compra.

E isso tem tudo a ver com o desenvolvimento comercial, já que o time deve estar alinhado com esse propósito. Segundo o círculo dourado de Simon Sinek, o “por quê” fazemos algo é mais importante do que “como” ou “o que” fazemos. 

Ou seja, “as pessoas não compram o que você faz; elas compram o porquê você faz”. Dessa maneira, fica mais fácil entender os motivos pelos quais a Apple faz tanto sucesso, certo?

Fonte: Viva Decora

3 benefícios do desenvolvimento da equipe comercial

  1. Redução de custos operacionais ao aprimorar a operação de vendas internas (inside sales). Para isso, é vital proporcionar as ferramentas certas para a equipe, como a webconferência, que é uma forma efetiva de ir além da chamada telefônica.
  2. Diálogos ainda mais produtivos com os clientes em potencial, com base no perfil de cliente ideal. Isso porque uma equipe bem treinada tem mais recursos de persuasão para fechar a venda, mesmo quando há algumas objeções pelo caminho.
  3. Deixar de lado a “venda empurrada” para valorizar a “venda consultiva”. Nesse caso, o foco é voltado para o sucesso do cliente e não para a negociação pontual. Em outras palavras, a proposta é fazer uma consultoria, o que traz resultados muito melhores.

5 dicas de ouro para promover o desenvolvimento comercial

  1. Follow-up da liderança: é importante ter o acompanhamento próximo por parte da gerência. Porém, isso não significa centralização, nem microgerenciamento. Aqui, a ideia é ter um ponto de apoio para acompanhar cotações, melhorar o preço etc.
  2. Benchmarking: vale a pena – sim – pesquisar o que já está dando certo na concorrência. Com isso, você pode “ajustar o leme” e tentar outras estratégias. Mas lembre-se de adaptar as informações para a realidade da sua empresa, ok?
  3. Satisfação dos funcionários: à primeira vista, essa dica até parece “mais do mesmo”. Entretanto, uma queda dos lucros pode estar relacionada com a insatisfação dos profissionais. Além disso, o turnover é ainda maior quando as pessoas não estão satisfeitas no trabalho. 
  4. Métricas: por falar em turnover, esse índice de rotatividade de pessoal deve ser sempre levado em conta. Em paralelo, coloque na ponta do lápis os outros indicadores, como: metas cumpridas, retorno sobre o investimento e daí em diante. 
  5. Soluções tecnológicas: por fim, chegamos ao momento que facilita a vida de todo mundo. Por sinal, vale lembrar que a tecnologia é a chave da transformação digital das empresas. Logo, separamos um tópico para falar justamente dos recursos dedicados às melhorias na área comercial. Portanto, continue com a gente para conferir!

3 tecnologias de apoio ao desenvolvimento comercial

Em geral, muitas pessoas costumam pensar direto no CRM quando falamos de tecnologia no contexto das vendas. Mas esse software voltado para a gestão de relacionamento com os clientes não é a única ferramenta do mercado.

Por isso, selecionamos outros recursos que podem contribuir com o desenvolvimento comercial. Sendo assim, confira mais 3 opções para apoiar (e facilitar) o trabalho dos seus vendedores. Afinal, são eles que literalmente fazem o negócio acontecer, não é mesmo?

1. Plataforma de educação a distância (EAD)

O treinamento corporativo online pode ser usado tanto na capacitação, quanto na atualização profissional. Por meio do ensino a distância, é possível desenvolver habilidades e competências essenciais para o desempenho das funções. 

Aqui na EAD Plataforma, por exemplo, temos diversas soluções para prestar suporte ao desenvolvimento comercial. E isso inclui:

  • as ações formativas podem ser personalizadas para as demandas de cada área;
  • redução de custos em comparação com os gastos elevados dos cursos presenciais;
  • ambiente restrito aos alunos que são convidados para uma determinada formação;
  • geração de relatórios, desde o total de matrículas até o progresso individual;
  • aulas ao vivo com chat integrado, a fim de esclarecer as dúvidas em tempo real;
  • possibilidade de aplicar provas ou exercícios durante os módulos dos cursos;
  • biblioteca virtual para centralizar todos os conteúdos que já foram transmitidos;
  • certificado de segurança em atendimento à Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).

2. Ferramenta de prospecção para vendas remotas

A prospecção é uma etapa crítica para a venda, pois nem sempre é fácil encontrar o cliente em potencial. Depois disso, é preciso escolher a abordagem adequada para persuadir um comprador, entre outros fatores.

Nesse cenário, a produtividade aumenta se o vendedor pode contar com uma ferramenta como o Flow. No caso, esse é o módulo de prospecção da Meetime, que tem como diferenciais: 

  • agilidade no processo de venda, desde a abordagem até a decisão de compra;
  • diminuição do tempo do ciclo de venda, conforme as necessidades do comprador;
  • cadência de prospecção para aumentar as chances de contato com um prospect.

3. Software de automação de marketing

Por sua vez, um software de automação (como o da Lahar) é a cereja do bolo na captação e fidelização de clientes. Para exemplificar, preparamos um infográfico que mostra um amplo leque de ações ligadas às vendas de um curso online. 

Enfim, o que achou das dicas e ferramentas focadas no desenvolvimento comercial? Aliás, você pode fazer um teste grátis para experimentar a nossa plataforma corporativa. E mais: consulte outros conteúdos no blog para que a sua equipe possa finalmente decolar! 

Vamos juntos! 🚀

Deixe seu comentário!
Fabio Godoy