Vendedores de alta performance: 7 ferramentas para deixar seu time de vendas mais eficaz

Montou um curso EAD completo e bem estruturado e agora quer captar muitos alunos? Para isso, você vai precisar de duas coisas: vendedores de alta performance e ferramentas de vendas eficientes.

A boa notícia é que o mercado digital tem muito potencial para os negócios, mas é importante saber navegar por ele para encontrar onde estão as melhores oportunidades.

Além disso, com uma equipe comercial preparada, as ferramentas de vendas são melhor aproveitadas, pois torna-se possível gerar dados e informações confiáveis, que vão ajudar nos processos de marketing e vendas.

Continue a leitura deste post e conheça sugestões de ferramentas essenciais no trabalho de vendedores de alta performance.

[LISTA] 7 ferramentas para vendedores de alta performance

As ferramentas usadas pelos vendedores de alta performance são muito úteis para aplicar a inteligência comercial no seu negócio.

Afinal, essa estratégia usa a análise de dados para gerar informações precisas que orientam quais ações tomar, quais segmentos de público focar e assim por diante.

Então, incluímos aqui ferramentas conhecidas tanto para gerar quanto para analisar dados, além de outras relacionadas a organização do trabalho de vendas. Confira!

1. Software CRM

Para começar, um software CRM é uma ferramenta muito útil no trabalho de vendedores de alta performance.

A sigla significa Customer Relationship Management — em português, Gestão de relacionamento com o cliente —, pois se refere ao processo que gerencia o atendimento das necessidades dos consumidores.

Com as informações armazenadas no software, os vendedores conseguem extrair dados que ajudam a criar um relacionamento duradouro entre a marca e o consumidor, por meio de uma análise mais rica e confiável.

Assim, é possível personalizar a abordagem para cada segmento de cliente e, depois, acompanhar os resultados como fechamento e recusas de propostas, crescimento das vendas, número de leads, etc.

Outra vantagem do CRM é que ele facilita a troca de informações dentro da equipe de vendedores de alta performance. Quando um vendedor faz uma atualização, o sistema atualiza para todos.

Dessa forma, conquistar e fidelizar clientes com os seus cursos será um trabalho mais estratégico, passando longe de achismos e apostas no escuro. 

Leia também: 7 estratégias de marketing educacional = captar + fidelizar!

2. SEMRush

Uma forma de encontrar clientes em potencial para o seu segmento de cursos online é criando conteúdos que respondam suas principais dúvidas.

Funciona como uma pescaria. Usando a isca certa, os vendedores de alta performance vão receber prospects realmente interessados nas soluções da empresa.

A isca, nesse caso, são palavras-chave e o SEMRush é uma ferramenta que ajuda a encontrar e analisar quais são os termos mais relevantes dentro do seu segmento de vendas. 

E para onde vão essas palavras-chave depois? Elas servirão de base para a produção de conteúdo como posts de blog, e-books, infográficos, vídeos, podcasts e outros materiais de marketing que servem de chamariz na internet.

Com o SEMRush, a equipe de vendas também pode pesquisar o desempenho de empresas concorrentes e ver quais estratégias eles estão usando.

Todo esse trabalho que envolve marketing e vendas, é necessário para que os vendedores invistam seu tempo em clientes realmente interessados nos cursos.

3. Profit Story

Vendedores de alta performance lidam sempre com contra-propostas ou pedidos personalizados.

Essas mudanças alteram o preço do produto/serviço, claro, e antes de falar sim, analisar a margem de lucro do novo modelo de proposta é importante.

O Profit Story é um aplicativo que ajuda a calcular rapidamente as variações de lucro das propostas e, assim, negociar de forma realmente vantajosa.

Por exemplo, suponhamos que você deseja trabalhar um formato de venda de curso que pode ser comprado em grupo por empresas.

Nesse caso, ajustar o valor de venda para que ele seja atrativo é essencial. Assim, seu time de vendedores de alta performance consegue argumentar melhor durante a negociação, destacando todas as vantagens.

4. Trello

Organização é essencial no trabalho de vendedores de alta performance. Uma ferramenta bastante conhecida para ajudar nesse objetivo é o Trello.

O layout lembra muito o método Kanban. As tarefas são organizadas em colunas (chamadas de quadros) que marcam as etapas das tarefas e em cada uma a equipe pode: 

  • criar cartões para cada atividade; 
  • incluir os membros responsáveis;
  • anexar arquivos; 
  • escrever descrições;
  • colocar prazos nas atividades.

A vantagem é que todos conseguem visualizar as atividades programadas e fazer comentários, deixando tudo registrado.

5. Drive

Outra ferramenta útil para os vendedores de alta performance é o Drive, um serviço de armazenamento na nuvem gratuito do Google.

Os relatórios de vendas, de acompanhamento de clientes e outros arquivos importantes podem ser colocados lá e compartilhados com toda equipe.

Assim, ninguém precisa perder tempo pedindo arquivos por e-mail para saber uma informação rápida durante um atendimento ao cliente, por exemplo. 

Além disso, todas as alterações feitas nos documentos ficam registradas, o que facilita o acompanhamento por todo time de vendedores.

6. Linkedin Sales Navigator

O LinkedIn é um terreno fertil para trabalhar relações de negócio e também é uma ferramenta aliada dos vendedores de alta performance.

Dentro da rede social profissional, existe o Linkedin Sales Navigator que ajuda a conectar vendedores com potenciais clientes.

Então, a equipe pode usar os recursos disponíveis para encontrar pessoas ou empresas interessadas no seu segmento de curso.

Os vendedores também podem ver o perfil dos profissionais e personalizar ainda mais o atendimento e as propostas. Legal, não é mesmo?

7. Sistema de Inteligência de Mercado (Cortex MI)

Os vendedores de alta performance só conseguem manter o nível de desempenho porque se especializam no trabalho que fazem.

Além disso, se empenham em conhecer o mercado, as oportunidades e o comportamento do seu público de interesse.

Para ajudar no desenvolvimento de estratégias existem os sistemas de Inteligência de Mercado, que transformam dados em insights para ações de vendas preditivas mais eficientes.

Afinal, saber pensar em cima de dados brutos é uma habilidade muito atual exigida pelo mercado. 

Com esse apoio, a criação de novos cursos vai estar alinhada às necessidades do seu público, além de se diferenciarem dos concorrentes.

Leia também: Análise técnica preditiva: como essa prática melhora o desempenho da empresa.

Qual dessas ferramentas é útil para seus vendedores de alta performance?

Com as ferramentas acima, o trabalho dos vendedores de alta performance pode ser mais produtivo e o tempo melhor aproveitado.

Por isso, não deixe de estudar quais são as necessidades da sua equipe e invista nas opções certas para o seu negócio!

Esse artigo foi escrito pela Cortex, empresa de Growth Intelligence com soluções de inteligência de dados para impulsionar o crescimento em toda a jornada de comunicação, marketing e vendas do seu negócio.

Deixe seu comentário!
Fabio Godoy