gatilhos mentais para vendas de cursos

Gatilhos mentais para vendas de cursos: como acertar o alvo?

Pare tudo e pense: você já comprou algo por impulso? Se interessou pelo pré-lançamento de um produto? Ou quis aproveitar uma promoção imperdível que acabaria no dia seguinte? Com isso em mente, por que não usar esses (e outros) gatilhos mentais para vendas de cursos?

Sim, isso mesmo: os gatilhos mentais são maneiras de estimular a tomada de decisão, de forma positiva. Logo, isso também se aplica ao aumento significativo das matrículas das suas aulas online, visto que a proposta é entregar conteúdos de valor.

De acordo com o Neuromarketing, as nossas emoções tomam conta desse processo decisório. Por isso, se a ideia é falar sobre os gatilhos mentais para vendas de cursos, o primeiro passo é refletir sobre a “compra por emoção” versus a “justificativa pela lógica”.

Vale a pena usar gatilhos mentais para vendas de cursos?

Sim, vale muito a pena adotar gatilhos mentais para vendas de cursos, desde que sejam bem aplicados. Isso porque as técnicas de persuasão facilitam a captação de novos alunos, mas é preciso entregar o que foi prometido, certo?

Segundo a pesquisa do The Wall Street Journal, as pessoas tomam cerca de 35.000 decisões diárias. Aliás, a matéria cita coisas simples, como escolher entre uma bebida ou outra. Mas o processo não é muito diferente para aquelas definições mais complexas, como o investimento na educação, a compra de um carro híbrido etc. 

Pensando nisso, é importante retomar alguns pontos-chave para facilitar a compreensão do potencial dos gatilhos. Vamos lá?  

Mas o que são gatilhos de vendas?

Gatilhos de vendas são táticas de persuasão para influenciar positivamente a venda de um serviço ou produto. Para tal, a comunicação é focada em elementos que chamem a atenção e criem um ambiente favorável para a conclusão do negócio. 

Portanto, a mesma lógica se aplica às matrículas do curso, uma vez que esse é um tipo de infoproduto, sabia? Sendo assim, os gatilhos mentais podem (e devem) ser usados junto com outros recursos, como o copywriting. Por sinal, confira um vídeo com dicas de copy! 

Quais são os gatilhos mentais para vendas de aulas online?

Existem muitas opções de gatilhos mentais para vendas de cursos, por exemplo:

  • comparação;
  • reciprocidade;
  • simpatia;
  • prova social;
  • autoridade;
  • comprometimento;
  • escassez;
  • curiosidade;
  • storytelling (histórias);
  • especificidade;
  • emoções;
  • e daí em diante.

Para entender melhor essa dinâmica, selecionamos três exemplos práticos no item a seguir. E isso inclui algumas frases com gatilhos mentais para vendas. Então, continue conosco para descobrir como alavancar os resultados do seu produto digital.

3 exemplos de gatilhos mentais para vendas de cursos

Finalmente, chegamos à hora da verdade: selecionamos três gatilhos mentais para vendas de cursos. Mas lembre-se que existem muitas outras opções que ajudam a dar uma roupagem mais atrativa ao seu infoproduto, ok?

E o melhor: listamos exemplos que já são colocados em prática por mais de 600 clientes da EAD Plataforma. Isto é, são técnicas comprovadamente eficazes para vender mais cursos online.  

1. Escassez

Como o próprio nome já diz, a escassez mostra que o acesso ao curso fica disponível por tempo limitado. Se esse período passar (e o prospect não aproveitar), ele perderá a chance de conquistar algo que importa, como a ascensão profissional.

Exemplo de frase com gatilho de escassez: “Últimas vagas – Maratona especial para órgãos públicos – de 16 a 19 de novembro – Seja um consultor de sucesso”. No caso, a Nith Treinamentos tem cursos para Contabilidade, Gestão de Pessoas e Administração Pública.​

Bônus: complemente a escassez com o gatilho de urgência

De modo similar ao gatilho da escassez, o senso de urgência ajuda a acelerar a venda, literalmente. Aqui, a proposta é simples: “corre” que o tempo está acabando para aproveitar uma promoção (ou oportunidade) super ultra mega master incrível. Vai perder essa chance?

2. Autoridade

Nada como aprender com professores que realmente entendem de um assunto, não é mesmo?. E a autoridade é exatamente isso: evidenciar o domínio do conteúdo em uma determinada área de atuação. 

Exemplo de frase com gatilho de autoridade: “1.000 questões gabaritadas pelo Prof. Pimentel”. Nesse ponto, estamos falando do estudo de Língua Portuguesa em cursos preparatórios para concursos públicos, que são ministrados pela escola Hertz Concursos

Bônus: mostre que domina o assunto

A Hertz Concursos também divulga transmissões ao vivo (e gratuitas) nas vésperas de provas. A aula Sprint Final SEAP, por exemplo, ajuda concurseiros que buscam trabalhar na gestão pública.

3. Prova social

Sabe aquela nota de cinco estrelas que todo mundo ama? Quando falamos de prova social, a proposta é simples: mostrar que alguém já fez o curso e gostou dos resultados. Essa é a famosa indicação de amigos, familiares ou desconhecidos que avaliam serviços na internet.

Exemplo de frase com gatilho de prova social: “O curso é fantástico, maravilhoso. Conteúdo de grande valor e a forma como foi ministrado é nota dez. Desejo continuar com outros cursos”. Por sua vez, a School of Healing demonstra o impacto positivo das suas formações, com os depoimentos dos alunos.

Bônus: números que comprovam os resultados

Use (e abuse) de dados que mostram a solidez da sua escola. Para exemplificar, os cursos de Tecnologia da Informação da Iterasys têm “17.751 alunos e 2.628 certificados emitidos”. Uma baita prova social, né?

E, agora que você conhece três gatilhos mentais para vendas de cursos, que tal começar a usá-los hoje? Para te ajudar nessa missão, conte com os recursos imperdíveis da EAD Plataforma, incluindo:

  • ofereça cupons de desconto de até 100% do valor, mas só para os primeiros alunos. Afinal, isso promove a sensação de escassez, assim como o senso de urgência;
  • faça um webinar para mostrar a sua autoridade no curso que você vai ministrar. Dessa maneira, ficará mais fácil evidenciar o seu amplo leque de conhecimentos;
  • divulgue depoimentos de ex-alunos que já se beneficiaram das aulas. Com a prova social, mais pessoas terão a confirmação de que o seu método realmente dá certo.

E, se você está curioso em saber como isso tudo acontece na prática, temos uma ótima notícia. Fique à vontade para fazer o teste grátis das funcionalidades da nossa plataforma de educação a distância. Depois disso, suas matrículas certamente vão decolar. Aproveite!  

Deixe seu comentário!
Fabio Godoy