Ferramentas para dar aula online

15 ferramentas para dar aula online: produção e hora do show

Quer ser um professor fora da curva? Então, que tal conhecer 15 ferramentas para dar aula online? Afinal, esses recursos podem facilitar (e muito) a sua vida, além de enriquecer a aprendizagem. 

De fato, a pandemia do coronavírus exigiu grandes adaptações dos profissionais da educação. Diante do isolamento social, muitos tiveram que se reinventar para atuar no ensino a distância (EAD)

Assim sendo, preparamos um post com ferramentas práticas para ajudar nesta nobre missão!   

Pré-produção: 10 ferramentas para dar aula online

A seguir, selecionamos 10 ferramentas para dar aula online e, principalmente, encantar seus alunos. Aliás, esses recursos contribuem para organizar as atividades e diversificar os conteúdos digitais

1. EAD Plataforma

Conhecer o potencial das tecnologias é o primeiro passo para fazer uma imersão no mundo do ensino a distância. Por sinal, vamos começar a lista das ferramentas para dar aula online justamente com a EAD Plataforma.

Para exemplificar, destacamos o amplo leque de vantagens dessa plataforma de e-learning:   

  • Comece a dar aulas ao vivo (e com chat integrado);
  • Use um Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA);
  • Seus alunos podem acessar as videoaulas 24 horas;
  • Tenha seu próprio e-commerce de cursos online;
  • Conte com o certificado de segurança da nova LGPD;
  • Faça a integração API com outros sistemas já usados;
  • DIY: você mesmo pode gerenciar o painel administrativo;
  • Ofereça conteúdos otimizados para dispositivos móveis;
  • Entre outros recursos das plataformas: comercial e corporativa.  

2. Trello

Já pensou em ter um painel intuitivo para agilizar o gerenciamento das suas tarefas? Então, seus problemas acabaram: comece a usar o Trello como um profissional. Spoiler alert: essa ferramenta facilita mesmo a organização das aulas online, inclusive na versão gratuita.

3. Google for Education

O G Suite for Education reúne as ferramentas do Google, que foram adaptadas para o contexto educacional. Ou seja, o pacote tem vários apps que são úteis para educadores, alunos e produtores de conteúdo.

Com o Classroom, é possível gerenciar as salas de aula e acompanhar o progresso dos alunos. Em paralelo, as atividades são marcadas na Agenda e os arquivos ficam armazenados no Drive. Além disso, o Jamboard serve como uma lousa virtual. E assim por diante.

4. Mindmeister

Por acaso, você já ouviu falar de mapas mentais? Com o Mindmeister, você organiza as ideias e estrutura sua rotina de trabalho, pensando visualmente.  

Portanto, fique à vontade para usar essa ferramenta para dar aula online. Mas lembre-se de destacar os tópicos principais, além de apostar em imagens, cores e palavras-chave, certo?

5. Lucidchart

Seguindo a mesma linha, o Lucidchart tem funções similares às do item anterior. Isto é, os recursos visuais podem ser usados para criar diagramas inteligentes e funcionais. O ponto aqui é aprimorar a perspectiva, seja diagramando informações, ideias ou processos.

6. Infogram

Por meio do Infogram, você elabora infográficos envolventes, em questão de minutos. Assim, fica mais fácil criar materiais ricos e, consequentemente, agregar valor ao seu trabalho. 

7. Canva

A proposta do Canva é: “design gráfico para todos”. Portanto, use e abuse dos templates pré-prontos para fazer cartazes, folhetos e até posts para redes sociais. Por exemplo, os alunos da educação infantil geralmente adoram os desenhos para colorir.  

8. Khan Academy

A Khan Academy é uma plataforma interativa com conteúdos educativos gratuitos, no estilo de gamificação. Em outras palavras, as atividades rendem pontos e ainda possibilitam o desenvolvimento dos avatares dos alunos.  

9. Prezi

Dizem por aí que as apresentações em Powerpoint são coisa do passado. Depois do Prezi, a concorrência ficou mais puxada. Com ele, educadores e estudantes criam “experiências de aprendizado remotas” que são ainda mais “inspiradoras, divertidas e significativas”.

10. Geogebra

Definitivamente, a matemática não precisa ser chata, nem estática. Nessa perspectiva, o Geogebra veio para quebrar paradigmas. Sendo assim, aproveite para acessar os aplicativos, tanto para os gráficos, quanto para a geometria.

Hora do show: + 5 ferramentas para dar aula online ao vivo

Quem não gosta de um show ao vivo e a cores, não é? E por que não adaptar essa super produção para o ensino a distância? No fim das contas, o conceito também se aplica para aulas remotas, webinars e webconferências

Por isso, listamos mais 5 ferramentas para dar aula online, mas agora com foco nas lives, que acontecem em tempo real. Nesse sentido, vale lembrar que a EAD Plataforma também tem essas transmissões ao vivo, ok?

1. OBS Studio

Quer fazer streamings incríveis? Provavelmente, você vai adorar o OBS Studio, que é uma das melhores ferramentas para dar aula online.

No caso, o programa transmite a tela do computador e a imagem da câmera, ao mesmo tempo. E, para facilitar, aqui vai um vídeo com 5 dicas para usar o OBS Studio: 

2. GoToWebinar

O GoToWebinar é um dos mais famosos do segmento, tanto que já bateu a marca de 2,7 milhões de webinars. Além da facilidade para gerenciar os eventos virtuais, ele também traz os dados de desempenho.

3. Twitch

Por sua vez, o Twitch é muito usado para gameplay, mas isso não significa que não sirva para aulas remotas. Como essa ferramenta faz sucesso entre os jovens, pode ser interessante para “quebrar o gelo” em assuntos complexos.  

4. Streamlabs

Chegamos ao Streamlabs, que é o queridinho dos streamers, seja para jogos online, podcasts e afins. Nessa linha, você pode promover em um debate ao vivo com as turmas do Ensino Médio, que tal?

5. Webinarjam

Por fim, o Webinarjam também pode ser usado para as transmissões ao vivo. Porém, o preço requer um alto investimento por parte da escola. No caso, o plano básico custa 499 dólares por ano. 

Enfim, você se interessou por alguma dessas ferramentas para dar aula online? A propósito, fale conosco para saber como hospedar (e gerenciar) seu curso online. Por falar nisso, sabia que você pode testar os recursos da EAD Plataforma por 7 dias grátis? Por aqui, nós amamos a educação. Mas e você? Está preparado para fazer uma imersão no incrível mundo do ensino a distância? Vem com a gente ampliar horizontes! Ah… e não se esqueça de conferir outros posts do nosso Blog! 😉

Fabio Godoy