Ferramentas para dar aula online

10 ferramentas para dar aula on-line + 5 plataformas: saiba como usá-las

A internet é uma excelente fonte de conhecimento e o público está explorando esse potencial cada vez mais. Se você domina um tópico e tem vontade de ensinar, essa é uma ótima oportunidade para investir na carreira educacional, por meio do EAD.

Quer ser um professor fora da curva? Então, que tal conhecer as melhores plataformas e ferramentas para dar aula online? Afinal, esses recursos podem facilitar (e muito) a sua vida, além de enriquecer a aprendizagem. 

De fato, a pandemia do coronavírus exigiu grandes adaptações dos profissionais da educação. Diante do isolamento social, muitos tiveram que se reinventar para atuar no ensino a distância (EAD)

Assim sendo, preparamos um post com ferramentas práticas para ajudar nesta nobre missão!

Qual a diferença entre plataformas e ferramentas para dar aula on-line?

A diferença entre plataforma e ferramenta para dar aula on-line é que a primeira serve para hospedar e apresentar o conteúdo ao aluno, enquanto a segunda funciona como um software ou recurso utilizado na produção do material educativo, como um programa para criar apresentações ou editar vídeos.

As ferramentas, ou softwares para dar aula on-line, funcionam principalmente na produção do conteúdo do curso, como os recursos usados para gravar vídeos, produzir imagens, montar apresentações, ajustar o áudio e por aí vai.

Quando falamos em plataforma para dar aula on-line, estamos nos referindo ao ambiente digital onde o público acessa o produto, como um site, blog, canal ou página nas redes sociais. Ou seja, é onde está baseada a sua presença.

10 ferramentas para dar aula online

Existem ferramentas para aulas on-line gratuitas e pagas. Ambas são úteis para criar um conteúdo de qualidade e deixar os alunos bem engajados com o infoproduto. Para projetos menores e professores iniciantes, um software grátis já basta para testar a resposta do público para sua proposta.

Depois, quando estiver pronto para criar um curso on-line mais completo e diversificado, pode considerar uma alternativa premium, com recursos mais robustos. 

Nesse ponto, seu nível de experiência na área já deve ter crescido, o que melhora suas chances de aproveitar todas essas funcionalidades adicionais.

Agora chega de enrolação, confira algumas ferramentas para dar aula on-line que facilitam muito a produção de conteúdo educacional.

1. Trello

Já pensou em ter um painel intuitivo para agilizar o gerenciamento das suas tarefas? Então, seus problemas acabaram: comece a usar o Trello como um profissional. Spoiler alert: essa ferramenta facilita mesmo a organização das aulas online, inclusive na versão gratuita.

Baseado no método Kanban, você pode usar os cartões para organizar o planejamento e todo o trabalho de pré-produção relacionado ao infoproduto. Ao mesmo tempo, pode facilmente definir uma ordem prioritária para orientar as gravações das videoaulas.

2. Google for Education

O G Suite for Education reúne as ferramentas do Google, que foram adaptadas para o contexto educacional. Ou seja, o pacote tem vários apps que são úteis para educadores, alunos e produtores de conteúdo.

Os exemplos são muitos, tem o Classroom que permite gerenciar as salas de aula e acompanhar o progresso dos alunos. Em paralelo, as atividades são marcadas na Agenda e os arquivos ficam armazenados no Drive. Além disso, o Jamboard serve como uma lousa virtual. E assim por diante.

3. Mindmeister

Por acaso, você já ouviu falar de mapas mentais? Com o Mindmeister, você organiza as ideias e estrutura sua rotina de trabalho, pensando visualmente.  

Portanto, fique à vontade para usar essa ferramenta para dar aula on-line. Os mapas mentais ajudam o aluno a visualizar o conteúdo e entender como vários tópicos se relacionam. 

Não se esqueça de estruturar corretamente os cards e usar recursos adicionais para deixá-los mais interessantes, como imagens, cores e palavras-chave.

4. Lucidchart

Seguindo a mesma linha, o Lucidchart tem funções similares às do item anterior. Isto é, os recursos visuais podem ser usados para criar diagramas inteligentes e funcionais. O ponto aqui é aprimorar a perspectiva, seja diagramando informações, ideias ou processos.

5. Infogram

Por meio do Infogram, você elabora infográficos envolventes, em questão de minutos. Assim, fica mais fácil criar materiais ricos e, consequentemente, agregar valor ao seu trabalho. 

O material pode ser facilmente incorporado às suas aulas, deixando a experiência do aluno mais positiva e funcional. Além disso, esses documentos podem servir de material extra para consulta dos usuários, facilitando mais ainda na hora de aplicar o que aprenderam com o curso.

6. Canva

A proposta do Canva é: “design gráfico para todos”. Portanto, use e abuse dos templates pré-prontos para fazer cartazes, folhetos e até posts para redes sociais.

Em poucos cliques você pode personalizar o modelo e contar com uma arte bonita, objetiva e compreensiva, que confere um ar mais profissional e cuidadoso ao visual das suas aulas on-line. 

7. OBS Studio/Streamlabs

Transmissões ao vivo são uma boa forma de interagir com os alunos de uma maneira diferente, voltada principalmente para tirar dúvidas, abordar tópicos mais complexos ou simplesmente ter uma conversa mais prática e direta, em tempo real.

Para gerenciar as livestreams, você precisa de um software para dar aula on-line ao vivo como o OBS Studio ou o Streamlabs. Eles funcionam da mesma forma, permitindo que organize tudo que aparece na transmissão, como câmera, tela capturada, microfone, vídeos, apresentações e outros.

Se prefere manter uma visualização mais simples, o programa pode transmitir apenas a tela do computador e a imagem da câmera simultaneamente.

Vale ressaltar que o OBS Studio e o Streamlabs também servem para gravar vídeos no seu computador.

Para facilitar, aqui vai um vídeo com 5 dicas para usar o OBS Studio:

https://youtu.be/kBbGVSLCpow

8. CapCut

Para aulas gravadas, será necessário um software de edição. Nesse caso, você pode contar com versões pagas, mais conhecidas, como o Adobe Premiere, ou então partir para uma ferramenta gratuita para dar aula on-line, como o CapCut.

Esse editor tem funções bem básicas, mas que atendem a demanda, permitindo que dê foco total à qualidade do conteúdo apresentado.

9. Prezi

O Prezi é um software para criar e reproduzir apresentações audiovisuais, que faz concorrência ao PowerPoint. Com ele, educadores e estudantes criam “experiências de aprendizado remotas”, que são ainda mais “inspiradoras, divertidas e significativas”.

10. Miro

A Miro é uma ferramenta online que recria a lousa física em formato de lousa online infinita e colaborativa. A grande sacada da Miro é facilitar a colaboração dos alunos já que permite que centenas de usuários usem a ferramenta simultaneamente.

As funcionalidades de reações, comentários, emojis, stickers, votação vão deixar sua aula online ainda mais divertida e engajada. 

Além disso tudo, você ainda pode começar a usar ela gratuitamente e depois evoluir para recursos mais avançados. 

Veja aqui alguns modelos para área de educação criada pela comunidade de usuários da Miro.

5 plataformas para dar aula on-line

Depois de conhecer as ferramentas, vamos conferir 6 plataformas para dar aula on-line e criar a presença digital do seu infoproduto ou escola EAD. Confira:

1. EAD Plataforma

A EAD Plataforma oferece um sistema completo e cheio de recursos para hospedar, divulgar e vender cursos on-line. Com todas suas funcionalidades, ela fornece diversas vantagens para criadores de conteúdo e alunos, incluindo:

  • aulas ao vivo com chat integrado;
  • uso de Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA);
  • disponibilidade de acesso 24h por dia, sete dias por semana;
  • página de vendas personalizada para seus cursos online;
  • certificado de segurança em acordo com a LGPD;
  • integração API com outros sistemas e ferramentas;
  • painel administrativo completo e fácil de usar;
  • otimização para dispositivos móveis;
  • EAD Player, como proteção DRM, anti-pirataria e criptografia.

Todos esses recursos estão disponíveis no plano gratuito da EAD Plataforma. É a versão ideal para criar um curso on-line completo e experimentar tudo que o serviço pode proporcionar para o seu conteúdo.

2. TikTok/Instagram

Os vídeos curtos e a facilidade de publicar conteúdo para um público altamente engajado são pontos fortes do TIkTok e dos reels no Instagram. Muitos influenciadores, incluindo com temática educacional, têm explorado essas redes sociais para conquistar alunos e formar uma comunidade.

Elas servem tanto como plataforma para dar aula on-line quanto “ferramenta” de apoio para divulgação e consolidação da sua presença digital.

3. YouTube

Criar um canal educativo no YouTube é fácil, rápido e gratuito, sem mencionar que te dá acesso a uma das redes mais usadas para pesquisa e aprendizado sobre os mais variados assuntos. 

Similar ao que falamos sobre o TikTok e o Instagram, pode servir tanto como plataforma principal quanto suporte para ajudá-lo a ser descoberto pelo público.

4. Twitch

A Twitch é uma das principais referências entre as plataformas de livestream no mundo todo. E se engana quem pensa que as transmissões ao vivo da rede se limitam a gameplays e temáticas de entretenimento.

A vida real é uma categoria à parte na Twitch, onde você pode fazer uma live para interagir com alunos, atrair interessados e criar uma relação direta com o público, criando uma comunidade fidelizada, engajada e ávida pelo conhecimento que tem para compartilhar.

No entanto, vale ressaltar que pode fazer transmissões ao vivo no YouTube, TikTok e Instagram.

5. GoToWebinar/Webinarjam

O GoToWebinar é um dos mais famosos do segmento, tanto que já bateu a marca de 2,7 milhões de webinars. Além da facilidade para gerenciar os eventos virtuais, ele também traz os dados de desempenho.

É uma alternativa interessante para dar aula on-line e conversar com alunos assinantes. A plataforma conta com versão de testes gratuita.

Por fim, o Webinarjam também pode ser usado para transmissões ao vivo. Porém, o preço requer um alto investimento por parte da escola. No caso, o plano básico custa US$ 30/mês. 

Esperamos que tenha gostado do post e esteja pronto para aproveitar as melhores plataformas e ferramentas para dar aula on-line e compartilhar tudo que sabe.

Separamos mais alguns conteúdos que podem te ajudar nessa jornada, confira:

Deixe seu comentário!
Fabio Godoy