A proatividade é uma qualidade altamente valorizada no ambiente profissional: indivíduos proativos não apenas reagem a desafios, mas também os antecipam e buscam soluções de forma autônoma. Sendo assim, explorar e estimular essa habilidade torna-se essencial para o desenvolvimento efetivo das equipes — e organizar uma dinâmica sobre proatividade e iniciativa é uma boa ideia para testar e/ou capacitar seus colaboradores!
As dinâmicas de grupo oferecem uma oportunidade única para observar a proatividade entre os membros de uma equipe.
Ao criar situações desafiadoras e realistas, os gestores identificam aqueles que assumem a liderança, os que preferem adiar a execução de uma ação e os que demonstram uma postura proativa diante de problemas.
A seguir, saiba como organizar uma dinâmica para estimular a proatividade dos seus funcionários, conheça três atividades que você pode aplicar e como realizar treinamentos sobre proatividade de forma on-line.
O que é proatividade?
A proatividade é uma característica que distingue indivíduos dotados de uma mentalidade dinâmica, ágil e comprometida com o futuro. Eles permanecem vigilantes e sempre prontos para aprender e aplicar seu conhecimento na superação de obstáculos e desafios.
Tal comportamento é reconhecido como uma soft skill, representando um diferencial subjetivo e comportamental altamente valorizado por entrevistadores e gestores. Afinal, a postura demonstra a capacidade de se manter motivado e engajado, sem depender de estímulos ou direcionamentos externos constantes, resultando na apresentação de soluções e estratégias qualificadas e eficazes.
Alguns exemplos de proatividade são:
- saber priorizar tarefas;
- ter uma postura de trabalho autônoma (não depender de cobranças ou pressões para fazer seu trabalho);
- evitar procrastinar;
- não adiar suas tarefas, bem como oferecer ajuda voluntariamente aos colegas que tenham alguma dificuldade na execução do trabalho.
Leia também: Dinâmica sobre administração do tempo: top 3 para otimizar a produtividade de sua equipe!
Organizando uma dinâmica para empresas
As dinâmicas de grupo são técnicas bastante usadas durante os processos de recrutamento e seleção, mas também podem ser aplicadas em equipes já formadas. Quando bem implementadas, as atividades trazem excelentes resultados para a empresa.
Algumas das principais vantagens de organizar dinâmicas para empresas são promover a integração entre os funcionários, identificar e treinar habilidades e melhorar a comunicação.
Aprenda a organizar uma dinâmica para empresas em 5 passos:
Escolha o momento adequado
O primeiro passo é encontrar o melhor momento na agenda dos funcionários que participarão da dinâmica.
Por exemplo, se a dinâmica sobre produtividade que você pretende organizar será voltada para o time de atendimento, o ideal é realizar o treinamento sobre proatividade em um horário com baixo índice de contatos dos clientes, ou dividir a equipe em duas turmas — enquanto uma atende, outra participa da dinâmica de grupo.
Defina o local para a dinâmica
Encontre um lugar tranquilo e confortável para todos os participantes, mantendo o foco e garantindo resultados mais alinhados ao perfil dos colaboradores que vão participar
Informe os colaboradores
Não marque uma dinâmica de grupo sem avisar aos funcionários com antecedência. Para que eles se preparem minimamente para participar, avise a equipe alguns dias antes do treinamento.
Elabore o material necessário
Ao desenvolver ideias para dinâmicas para empresas, é essencial criar algo que seja interessante e que traga alguma informação nova para os colaboradores, para que eles sintam que estão participando de algo que, de fato, pode agregar valor para o dia a dia de trabalho. Abuse da criatividade!
Peça feedback
Um dia após a dinâmica, envie um e-mail para os colaboradores que participaram do treinamento com um formulário para feedback. Você pode receber informações valiosas para preparar as próximas dinâmicas da sua empresa.
Leia também: 10 passos para criar um treinamento interno efetivo para empresas
Dinâmicas sobre proatividade: 3 atividades para aplicar
Sem ideias para aplicar na sua dinâmica sobre proatividade? Listamos a seguir três atividades eficazes para abordar com a equipe:
1- Dinâmica da caixinha
Imprima o texto abaixo e entregue uma cópia para cada funcionário. No caso de um treinamento sobre proatividade organizado de forma on-line, compartilhe o arquivo de texto no início da chamada de vídeo. Dê 5 minutos para que façam uma leitura silenciosa.
A Parábola da Caixinha
Certa vez, um granjeiro pediu a um sábio que o ajudasse a melhorar sua granja, que estava com baixo rendimento. O sábio escreveu algo em um pedaço de papel e o colocou em uma caixinha. Ao entregá-la ao granjeiro, disse:
– Leve esta caixinha por todos os lados de sua propriedade, três vezes ao dia, durante um ano.
Assim fez o granjeiro. No primeiro dia, pela manhã, ao ir ao campo levando a caixa consigo, encontrou um empregado dormindo, quando ele deveria estar trabalhando. Acordou-o e chamou sua atenção.
Ao meio-dia, quando foi ao estábulo, viu que o gado estava sujo e os cavalos ainda sem comida. Então, foi atrás da solução para esses problemas.
À noite, indo à cozinha com a caixa, percebeu que o cozinheiro estava desperdiçando os alimentos. E o orientou sobre como deveria agir.
A partir daí, todos os dias, ao percorrer sua granja de um lado para outro com sua caixinha, encontrava coisas que deveriam ser corrigidas.
Ao final do ano, o granjeiro voltou ao sábio e disse:
– Deixe esta caixinha comigo por mais um ano. Minha granja melhorou muito seu rendimento desde que estou com este amuleto.
O sábio riu e, abrindo a caixa, pegou o bilhete, entregou a ele e disse:
– Podes ter este amuleto pelo resto da sua vida.
No papel estava escrita a seguinte frase:
“Se queres que as coisas melhorem, deves acompanhá-las de perto constantemente.”
Após todos finalizarem a leitura, peça para os participantes comentarem suas impressões; se ninguém se voluntariar para começar a discussão, sorteie nomes. Pergunte aos colaboradores de que forma a parábola da caixinha pode inspirar e ser aplicada ao seu dia a dia de trabalho.
O objetivo da dinâmica para proatividade é mostrar a importância de realizar ações sem esperar que outra pessoa peça, entendendo que o sucesso da empresa depende do olhar atento de cada um.
2- Dinâmica do caos
A dinâmica do caos é um ótimo exemplo para observar proatividade de um grupo de pessoas. Para começar, reúna o grupo de participantes em uma sala ou escritório. Em seguida, peça para que deixem o ambiente por cerca de cinco minutos.
Durante o intervalo, o facilitador da atividade cria um cenário caótico na sala, movendo móveis, ligando aparelhos que façam barulho — como uma televisão ou rádio, ou até mesmo um alarme de celular — espalhando papéis e outros materiais.
Após esse período, os participantes são convidados a retornar à sala. O facilitador não fornece explicações e simplesmente observa as reações dos colaboradores.
No ambiente on-line, a dinâmica do caos pode ser aplicada com uma apresentação desorganizada, em que o facilitador pode dizer que está com dificuldades para abrir o arquivo. Nesse caso, o ideal é perceber quais funcionários tentarão te ajudar, se oferecendo para abrir o arquivo ou dizer aos outros participantes o conteúdo do documento.
A dinâmica permite identificar os indivíduos que assumem a liderança para organizar a sala, os que procrastinam, os que apenas observam e não buscam solução, e aqueles que adotam uma abordagem mais proativa, arregaçando as mangas para organizar tudo de volta.
3- Dinâmica do desafio
Esta é uma boa dinâmica para testar proatividade e também saber se os colaboradores envolvidos no treinamento sabem lidar com a pressão. Prepare uma “caixa misteriosa”: nela haverá um papel com um desafio a ser resolvido, um problema que a equipe enfrenta no momento.
Coloque uma música para tocar e peça aos participantes para passar a caixa misteriosa entre eles. Quem estiver conduzindo a dinâmica deve ficar de costas para o grupo e parar a música sem saber nas mãos de quem a caixa vai parar.
Quando a música parar, questione o participante sobre a caixa misteriosa:
- se ele tem certeza de que quer abrir;
- se vai encarar o desafio;
- diga que, independentemente do que tiver na caixa, ele terá de fazer;
- se ele não solucionar o desafio, será penalizado, mas se cumpri-lo, ganhará um prêmio.
O participante deverá, então, decidir se abre ou não a caixa. Caso ele não abra, a música volta a tocar e o jogo continua, mas, como penalização por não ter topado o desafio, caso a caixa volte a ficar com ele, ele não poderá abrir.
A resposta negativa ajuda a entender o quanto eles são influenciados por pressões externas e como eles agem para superá-las.
Caso o colaborador encare o desafio e abra a caixa misteriosa, ele deverá propor uma solução para o problema descrito no papel.
Ele pode optar por pensar na solução sozinho ou contar com a ajuda de uma ou mais pessoas que estão participando da dinâmica. O prêmio pode ser uma caixa de bombons ou algum outro brinde simples.
Desenvolva treinamentos virtuais na EAD Plataforma
Agora que você já sabe como organizar uma dinâmica para estimular a proatividade da sua equipe, é hora de colocar a mão na massa e expandir sua experiência de educação corporativa. Que tal trazer sua dinâmica de grupo para o ambiente virtual?
A EAD Plataforma é a plataforma ideal para dar vida aos seus projetos. Com a ferramenta, você cria treinamentos on-line completos e de alta qualidade para implementar as estratégias que apresentamos neste post.
Acompanhe o progresso dos cursos, construa uma biblioteca de conteúdo, emita certificados e muito mais: a EAD Plataforma está pronta para receber seu conteúdo e auxiliar na capacitação de seus colaboradores.
Crie uma conta na EAD Plataforma e comece agora mesmo!
- Metodologia spin selling: aprenda para vender mais e melhor - 14 de outubro de 2024
- Como aplicar a inteligência artificial no atendimento ao cliente? - 11 de outubro de 2024
- D2C: o que é, como aplicar para vender mais e melhor! - 10 de outubro de 2024