vantagens e desvantagens do e-learning

Vantagens e desvantagens do e-learning: descubra as principais!

Se voc√™ est√° procurando saber quais as vantagens e desvantagens do e-learning, est√° no conte√ļdo certo!¬†

Neste conte√ļdo detalharemos mais sobre esse m√©todo de ensino t√£o popular que est√° conquistando cada vez mais espa√ßo no mercado, por sua aplica√ß√£o descomplicada e pr√°tica para todos.

S√≥ para ter uma ideia do quanto essa pr√°tica est√° se expandindo, uma pesquisa realizada pelo Statista revela que o mercado global de e-learning deve crescer mais de US $240 bilh√Ķes at√© 2022.¬†

Sem contar que, de acordo com Skill Scouter, o e-learning cresceu mais de 900% desde o ano de 2000. Sendo a explos√£o da internet um dos principais fatores para a expans√£o deste setor.

O fato é que essa prática só tende a se tornar ainda mais utilizada por diversas escolas, universidades e até empresas. Mas, em meio a tantas vantagens, qual a principal desvantagem do e-learning?

Continue a leitura para descobrir!

Vantagens do e-learning: confira as 4 principais!

1- Maior flexibilidade 

Por meio do e-learning o aluno possui muito mais flexibilidade de horário do que o método tradicional, que requer a locomoção do mesmo em uma determinada data e horário.

Afinal, ele pode realizar as aulas do conforto de sua casa no hor√°rio que melhor se encaixar em sua rotina, sem precisar gastar horas no tr√Ęnsito, por exemplo.

2- Estude onde achar melhor

Outro grande benef√≠cio do e-learning √© que basta um computador, ou at√© mesmo celular, para que o aluno participe das aulas. Independente de sua localidade, ele conseguir√° acessar e consumir o conte√ļdo sem muitas barreiras.

3- Mais barato 

Por não precisar de uma estrutura física, professores/instrutores diariamente com as mesmas aulas e outros fatores, o e-learning é um método mais barato que o tradicional. Ou seja, empresas com um orçamento mais apertado, podem utilizar desta ferramenta sem precisarem despender uma grande parte do seu budget.

4- Sempre atualizado

Como o mundo da tecnologia está em constante evolução, não seria diferente com o setor de aulas online. Afinal, caso o seu curso tenha uma atualização, seus alunos conseguirão aproveitar da versão atualizada, apenas com um clique.

Sem contar que conforme o tempo passa, novas ferramentas e recursos surgem para aprimorar ainda mais o setor como um todo. O que é um baita benefício para todos que utilizam este método.

Desvantagens do e-learning: descubra as 4 principais!

1- O modo de aprendizagem pode n√£o ser ideal para todos

Apesar de ser um m√©todo bem pr√°tico e aparentemente ideal para todos, algumas pessoas ainda podem preferir o modelo presencial do que o e-learning. J√° que se sentem mais concentrados em um ambiente de estudo com um instrutor em tempo real dando o conte√ļdo das aulas.

Por isso que esse modelo mais ‚Äúliberal‚ÄĚ pode n√£o se adequar para todos os perfis de alunos, j√° que alguns sentem que aprendem mais r√°pido presencialmente.

2- Falta de resposta imediata

Outro ponto que pode ser negativo quando o assunto √© e-learning √© sobre a falta de resposta de um modo imediato, ou seja, o aluno pode at√© assistir √† aula de madrugada, por exemplo, mas isso n√£o quer dizer que ter√° um professor dispon√≠vel para poss√≠veis d√ļvidas.

Diferente de um centro de treinamento tradicional, onde os alunos conseguem tirar suas d√ļvidas na hora com o instrutor que est√° em tempo real.

3- Menor controle 

O e-learning pode ser um problema para aqueles colaboradores mais indisciplinados, já que, geralmente, não possui uma rotina fixa ou cronograma para a realização das aulas.

Ou seja, esse método pode fazer com os mais desmotivados procrastinem, pois não existe um tempo fixo para finalizar o treinamento.

4- Baixa socialização

√Č um fato que a tecnologia tirou boa parte do contato humano que antes era totalmente presente e necess√°rio. Esse √© um dos pontos ‚Äúnegativos‚ÄĚ que o e-learning pode ter, j√° que esse m√©todo n√£o requer que as pessoas estejam fisicamente no mesmo ambiente para que a troca de conhecimentos aconte√ßa.

Mas, como voc√™ p√īde notar todas as desvantagens que listamos acima, podem ser facilmente contornadas com alguns ajustes da pr√≥pria empresa ou escola/universidade em quest√£o.¬†

A parte da socializa√ß√£o, por exemplo, pode ser facilmente resolvida com a inser√ß√£o de chats e bate-papos ao vivo por meio de confer√™ncias. Em rela√ß√£o √† desvantagem de ‚Äúmenor controle‚ÄĚ, a empresa pode pedir que o funcion√°rio realize o treinamento de tal hor√°rio a, tal hor√°rio, ou at√© mesmo uma aula por dia, por exemplo.

Vantagens e desvantagens do e-learning: considera√ß√Ķes finais

Agora que você já sabe quais as vantagens e desvantagens do e-learning, sendo elas:

  • Vantagens do e-learning;
    • Maior flexibilidade;¬†
    • Estude onde achar melhor;
    • Mais barato;
    • Sempre atualizado;
  • Desvantagens do e-learning;
    • O modo de aprendizagem pode n√£o ser ideal para todos;
    • Falta de resposta imediata;
    • Menor controle;
    • Baixa socializa√ß√£o.

Chegou a hora de colocar a mão na massa e oferecer esse método de aprendizado dentro da sua empresa com uma plataforma especializada como a EAD Plataforma.

A solu√ß√£o ideal para voc√™ que deseja treinar sua equipe, oferecer cursos √† dist√Ęncia e reduzir custos, al√©m de ter um ambiente restrito para alunos convidados, total controle das matr√≠culas e andamento dos alunos nos cursos.

Só com ela você consegue tudo os itens abaixo pelo melhor custo-benefício do mercado:

  • aulas ao vivo com chat;
  • certificados;
  • m√ļltiplos professores;
  • provas;
  • plataforma personaliz√°vel;
  • f√≥rum;
  • e muito mais!

Ficou interessado? Ent√£o, o convidamos a testar a EAD Plataforma agora mesmo, totalmente sem compromisso!

Aproveite e confira nosso post com as 6 raz√Ķes para contratar a EAD Plataforma agora mesmo em seu neg√≥cio!

Al√©m disso, n√£o deixe de conferir outros conte√ļdos:

Até a próxima!

Deixe seu coment√°rio!
Fabio Godoy