vantagens e desvantagens do e-learning

Vantagens e desvantagens do e-learning: descubra as principais!

Se você está procurando saber quais as vantagens e desvantagens do e-learning, está no conteúdo certo! 

Neste conteúdo detalharemos mais sobre esse método de ensino tão popular que está conquistando cada vez mais espaço no mercado, por sua aplicação descomplicada e prática para todos.

Só para ter uma ideia do quanto essa prática está se expandindo, uma pesquisa realizada pelo Statista revela que o mercado global de e-learning deve crescer mais de US $240 bilhões até 2022. 

Sem contar que, de acordo com Skill Scouter, o e-learning cresceu mais de 900% desde o ano de 2000. Sendo a explosão da internet um dos principais fatores para a expansão deste setor.

O fato é que essa prática só tende a se tornar ainda mais utilizada por diversas escolas, universidades e até empresas. Mas, em meio a tantas vantagens, qual a principal desvantagem do e-learning?

Continue a leitura para descobrir!

Vantagens do e-learning: confira as 4 principais!

1- Maior flexibilidade 

Por meio do e-learning o aluno possui muito mais flexibilidade de horário do que o método tradicional, que requer a locomoção do mesmo em uma determinada data e horário.

Afinal, ele pode realizar as aulas do conforto de sua casa no horário que melhor se encaixar em sua rotina, sem precisar gastar horas no trânsito, por exemplo.

2- Estude onde achar melhor

Outro grande benefício do e-learning é que basta um computador, ou até mesmo celular, para que o aluno participe das aulas. Independente de sua localidade, ele conseguirá acessar e consumir o conteúdo sem muitas barreiras.

3- Mais barato 

Por não precisar de uma estrutura física, professores/instrutores diariamente com as mesmas aulas e outros fatores, o e-learning é um método mais barato que o tradicional. Ou seja, empresas com um orçamento mais apertado, podem utilizar desta ferramenta sem precisarem despender uma grande parte do seu budget.

4- Sempre atualizado

Como o mundo da tecnologia está em constante evolução, não seria diferente com o setor de aulas online. Afinal, caso o seu curso tenha uma atualização, seus alunos conseguirão aproveitar da versão atualizada, apenas com um clique.

Sem contar que conforme o tempo passa, novas ferramentas e recursos surgem para aprimorar ainda mais o setor como um todo. O que é um baita benefício para todos que utilizam este método.

Desvantagens do e-learning: descubra as 4 principais!

1- O modo de aprendizagem pode não ser ideal para todos

Apesar de ser um método bem prático e aparentemente ideal para todos, algumas pessoas ainda podem preferir o modelo presencial do que o e-learning. Já que se sentem mais concentrados em um ambiente de estudo com um instrutor em tempo real dando o conteúdo das aulas.

Por isso que esse modelo mais “liberal” pode não se adequar para todos os perfis de alunos, já que alguns sentem que aprendem mais rápido presencialmente.

2- Falta de resposta imediata

Outro ponto que pode ser negativo quando o assunto é e-learning é sobre a falta de resposta de um modo imediato, ou seja, o aluno pode até assistir à aula de madrugada, por exemplo, mas isso não quer dizer que terá um professor disponível para possíveis dúvidas.

Diferente de um centro de treinamento tradicional, onde os alunos conseguem tirar suas dúvidas na hora com o instrutor que está em tempo real.

3- Menor controle 

O e-learning pode ser um problema para aqueles colaboradores mais indisciplinados, já que, geralmente, não possui uma rotina fixa ou cronograma para a realização das aulas.

Ou seja, esse método pode fazer com os mais desmotivados procrastinem, pois não existe um tempo fixo para finalizar o treinamento.

4- Baixa socialização

É um fato que a tecnologia tirou boa parte do contato humano que antes era totalmente presente e necessário. Esse é um dos pontos “negativos” que o e-learning pode ter, já que esse método não requer que as pessoas estejam fisicamente no mesmo ambiente para que a troca de conhecimentos aconteça.

Mas, como você pôde notar todas as desvantagens que listamos acima, podem ser facilmente contornadas com alguns ajustes da própria empresa ou escola/universidade em questão. 

A parte da socialização, por exemplo, pode ser facilmente resolvida com a inserção de chats e bate-papos ao vivo por meio de conferências. Em relação à desvantagem de “menor controle”, a empresa pode pedir que o funcionário realize o treinamento de tal horário a, tal horário, ou até mesmo uma aula por dia, por exemplo.

Vantagens e desvantagens do e-learning: considerações finais

Agora que você já sabe quais as vantagens e desvantagens do e-learning, sendo elas:

  • Vantagens do e-learning;
    • Maior flexibilidade; 
    • Estude onde achar melhor;
    • Mais barato;
    • Sempre atualizado;
  • Desvantagens do e-learning;
    • O modo de aprendizagem pode não ser ideal para todos;
    • Falta de resposta imediata;
    • Menor controle;
    • Baixa socialização.

Chegou a hora de colocar a mão na massa e oferecer esse método de aprendizado dentro da sua empresa com uma plataforma especializada como a EAD Plataforma.

A solução ideal para você que deseja treinar sua equipe, oferecer cursos à distância e reduzir custos, além de ter um ambiente restrito para alunos convidados, total controle das matrículas e andamento dos alunos nos cursos.

Só com ela você consegue tudo os itens abaixo pelo melhor custo-benefício do mercado:

  • aulas ao vivo com chat;
  • certificados;
  • múltiplos professores;
  • provas;
  • plataforma personalizável;
  • fórum;
  • e muito mais!

Ficou interessado? Então, o convidamos a testar a EAD Plataforma agora mesmo, totalmente sem compromisso!

Aproveite e confira nosso post com as 6 razões para contratar a EAD Plataforma agora mesmo em seu negócio!

Além disso, não deixe de conferir outros conteúdos:

Até a próxima!

Deixe seu comentário!
Fabio Godoy