aula assíncrona na plataforma ead para escolas

O que é uma plataforma EAD para escolas? Conheça as vantagens da ferramenta!

Uma plataforma EAD para escolas é um instrumento cada vez mais necessário para suprir as demandas do crescimento da transformação digital no ambiente educacional, assim como para enriquecer a transmissão do conhecimento para os alunos.

Diferente do que muitos pensam,  a educação à distância é uma tendência que iniciou ainda antes da imposição de medidas de isolamento social proporcionadas pela pandemia da Covid-19. 

Para se ter uma ideia, entre 2009 e 2019, a procura por cursos à distância de ensino superior cresceu 378,9%, segundo dados do Governo Federal. Vale considerar, entretanto, que a pesquisa não leva em consideração os cursos livres de diversos segmentos que há na internet, como de idiomas ou de programação.

E como podemos imaginar, após a pandemia, apesar de ainda não haver dados oficiais do Governo, a procura e a demanda cresceram substancialmente por força das circunstâncias.

Em especial, cada vez mais escolas de ensino médio e fundamental tiveram que se adaptar a essas mudanças, alternando entre as aulas remotas e o modelo híbrido, que contempla o presencial e o remoto simultaneamente.

Diante desse cenário, como essas instituições de ensino podem ser resilientes a essas mudanças com eficiência e resultados positivos? Contar com uma plataforma EAD para escolas pode ser o passo inicial.

Quer entender um pouco mais sobre o tema? Confira o conteúdo até o fim que vamos te explicar como essa ferramenta funciona e suas principais vantagens.

O que é uma plataforma EAD para escolas?

Primeiramente, uma plataforma EAD consiste em uma estrutura já pronta e completa de hospedagem de cursos que permite uma interação rica e complexa entre instituição de ensino, professores e estudantes.

Isso é, essa ferramenta vai muito além de um mero espaço para disponibilização de conteúdo audiovisual e videoconferência. 

Pelo contrário, esse tipo de plataforma é pensada para contemplar a gestão pedagógica de uma holística, na qual é possível administrar cursos por meio de um recurso chamado Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA).

Esse espaço é um suporte significativo para professores e administradores que pretendem gerir de maneira intuitiva e centralizada tudo que está ligado está ligado ao funcionamento do curso, desde a realização das aulas, até a distribuição de materiais didáticos e a utilização de recursos pedagógicos alternativos, como biblioteca e fórum de discussão.

Dessa maneira, uma plataforma EAD surge como uma solução para escolas que precisam se adaptar às novas tendências, mas não sabem como superar esses desafios.

Quais as vantagens de uma plataforma EAD para escolas?

Obviamente, como toda solução de mercado, há os produtos bons e ruins; os completos e os nem tão completos assim. Diante disso, selecionamos abaixo três características que uma plataforma EAD deve ter para propiciar vantagens às escolas e instituições de ensino.

Confira três delas!

Gamificação e maior engajamento

Primeiramente, vale mencionar o impacto de uma plataforma EAD para escolas em prol do maior engajamento por parte dos estudantes. Afinal, o ensino remoto propicia uma ótima oportunidade de inserir técnicas de gamificação no processo educativo. Mas o que é isso?

A gamificação deriva da palavra estrangeira “game”, que significa “jogo”. Como é de se imaginar, esse método pedagógico associa a prática educativa como se fosse um jogo em que é preciso superar desafios para completar o programa do curso e exercícios.

De maneira geral, o EAD atua por meio gamificação, por exemplo, quando divide o ensinamento do conteúdo em diferentes módulos. Ao final de cada módulo que compreende um tema específico, o estudante precisa atingir uma pontuação necessária para “passar de fase” e liberar o novo módulo. 

Esse princípio permite um maior engajamento por parte do estudante que se sente motivado em solucionar os desafios por meio do aprendizado. 

Preço acessível

Muitos gestores devem se assustar à primeira vista com a implementação de uma plataforma EAD para escolas em virtude dos altos preços de desenvolvimento e manutenção de uma estrutura digital para o ensino híbrido e remoto.

Entretanto, esse tipo de ferramenta surge justamente com a iniciativa de reverter esse quadro. 

Afinal, ao contratar uma plataforma EAD, a instituição de ensino encontra uma estrutura de hospedagem de aulas e videoconferências, além do AVA já prontos e preparados para uso.

Dessa forma, em vez de recorrer a diferentes fontes e pagamentos diversos para desenvolver uma estrutura do zero, com uma ferramenta o gestor basicamente só terá que se preocupar com as despesas referentes a uma mensalidade única do plano escolhido.

Se você escolher a solução da EAD Plataforma, por exemplo, você consegue economizar também por meio da realização de matrículas em massa, como mostra o vídeo abaixo:

Praticidade e usabilidade

Por fim, a terceira vantagem que toda plataforma EAD para escolas deve oferecer é a praticidade e usabilidade da ferramenta. 

Por meio do AVA, em um ambiente centralizado, o professor ou coordenador pode gerir diversos recursos para tornar a experiência do estudante a mais rica, completa e intuitiva possível.

Por exemplo, a ferramenta da EAD Plataforma é uma ótima pedida para escolas e instituições de ensino que desejam investir em uma solução completa e de qualidade.

Dentre os principais recursos, podemos enumerar:

  • uma biblioteca de materiais didáticos;
  • provas e tarefas digitais;
  • hospedagem de aulas gravadas ou em transmissões ao vivo com o auxílio de chat;
  • controle total da quantidade de alunos em cada disciplina ou classe;
  • controle e gestão de pagamento;
  • fórum de discussão;
  • e personalização de conteúdos.

Incrível, não é verdade? Fale com um de nossos especialistas e saiba mais como aplicar uma estrutura completa de ensino à distância na sua escola!

Deixe seu comentário!
Fabio Godoy