Questionário Levantamento de Necessidades de Treinamento: 15 perguntas para usar

Os questionários de Levantamento de Necessidades de Treinamento (LNT) fazem parte da estratégia da empresa para identificar oportunidades de desenvolvimento nas equipes.

Junto a outras ações, como avaliações de desempenho, entrevistas de desligamento e reuniões periódicas com gestores, o formulário de Levantamento de Necessidade de Treinamento ajuda a entender quais as dificuldades enfrentadas, e o que é preciso ser treinado para melhorar seus resultados.

No entanto, apesar de ser muito importante, pensar em perguntas para o LNT é um grande desafio para muitas empresas. Afinal, o que deve ser abordado no questionário? O que não pode faltar? 

Se você está em busca de modelos de questionário de LNT para aplicar aos seus colaboradores, confira algumas sugestões e perguntas chaves que podem te ajudar. 

Primeiro, o que é LNT e para o que serve?

Se você chegou até esse conteúdo procurando por exemplos de modelo de LNT, mas nem sabe do que se trata, vamos relembrar o que é e para o que serve o Levantamento de Necessidades de Treinamento.

Apesar do nome autoexplicativo, pode ser que você o LNT não seja uma estratégia presente em sua empresa e, por isso, você não entenda sua importância.

O Levantamento de Necessidade de Treinamento é nada mais do que um conjunto de ações que ajudam a identificar as carências de capacitação na organização.

Muitas vezes, a necessidade de investir em treinamento não é tão clara, e pode ser que uma capacitação que seria fundamental para os processos da empresa passe despercebida. 

Assim, as estratégias de LNT, como o questionário de Levantamento de Necessidade de Treinamento, mostram à empresa a necessidade de preparar os colaboradores para cumprir com suas demandas, analisando o que ele deveria fazer e o que ele realmente sabe e está fazendo. 

Esse levantamento de necessidades ajuda não apenas a suprir as carências profissionais da equipe, como auxilia a empresa a fazer investimentos mais assertivos, investindo em treinamentos realmente necessários e que trarão resultados.

15 perguntas para questionário de Levantamento de Necessidades de Treinamento

Um bom questionário de LNT deve abranger questões organizacionais, operacionais e pessoais. Ou seja, as respostas dos colaboradores da empresa precisam mostrar:

  • possíveis problemas da empresa em relação a recursos, metas, estrutura, e outros pontos que impactam no trabalho do funcionário;
  • quais as habilidades e conhecimentos necessárias para determinados cargos;
  • quais as maiores dificuldades que o time têm para realizar suas atividades atuais. 

Quando o formulário contempla todas essas questões, ele ajuda a entender quais são os pontos que podem ser solucionados com uma ação de treinamento e o que não. Além de evidenciar quais temas são mais vantajosos para a empresa investir e o que seria um desperdício de tempo e dinheiro. 

Abaixo, veja alguns modelos e exemplos de perguntas para questionário Levantamento de Necessidades de Treinamento completo e eficiente. 

1. Há quanto tempo você exerce seu cargo/função?

2. Quais competências são necessárias para o exercício da sua função?

3. Descreva as principais demandas realizadas por você em sua rotina profissional.

4. Você considera suficiente o conhecimento que tem sobre suas funções?

5. Qual o último treinamento ou especialização concluída? Como ela ajudou na realização das suas tarefas?

6. Quais os equipamentos necessários para a realização do seu trabalho? Você sabe como operar todos? 

7. A empresa oferece os recursos e equipamentos necessários para realizar suas atividades? Se não, o que falta? 

8. Quais as dificuldades enfrentadas no seu setor de trabalho?

9. Quais mudanças você acredita que poderiam aumentar sua produtividade? 

10. O ambiente de trabalho é favorável para aprimorar suas habilidades?

11. Quais habilidades você deseja desenvolver? Como eles poderiam impactar positivamente o seu trabalho?

12. O que você considera primordial aprender para qualificar seu exercício profissional?

13. Marque até três temáticas indispensáveis para a realização das suas atividades de trabalho:

Aqui, você deve incluir algumas opções de treinamentos focados nos processos da empresa para que o funcionário identifique suas principais necessidades.

14. Em relação ao desenvolvimento do seu trabalho, você: 

(a) frequentemente comete erros durante a execução
(b) de vez em quando comete erros
(c) desempenha sua função sem nenhum erro.

15. Em relação ao horário de trabalho, você:

(a) não consegue executar toda a demanda de trabalho no período de expediente por excesso de tarefas 

(b) possui muitas tarefas, mas consegue concluí-las durante o dia de trabalho 

(c) executa o trabalho e ainda sobra tempo.

Não esqueça das informações pessoais do funcionário. Se você optar por permitir a participação sem identificação, certifique-se de que ao menos o colaborador informe seu departamento para identificar as necessidades mais comuns do setor. 

Conte com uma plataforma EAD para oferecer treinamentos online para sua equipe

Hoje, com o avanço do ensino a distância, até mesmo os treinamentos corporativos passaram a ser realizados na modalidade EAD

E se você nunca realizou uma capacitação online para sua equipe, chegou a hora de experimentar. 

Por isso, depois de realizar o questionário de Levantamento de Necessidades de Treinamento, o próximo passo é estruturar um treinamento EAD para seu time

Para isso, você pode contar com a EAD Plataforma, que ajuda sua empresa desde a criação ao gerenciamento dos treinamentos e capacitações.

Assim, além de reduzir custos, você ainda oferece uma experiência de T&D muito melhor para os seus colaboradores, permitindo que eles assistam o material em seu próprio tempo, sem necessariamente atrapalhar sua jornada de trabalho.

Se você quer saber como as funcionalidades da nossa plataforma corporativa podem te ajudar na capacitação do seu time, não deixe de agendar uma demonstração. Além, claro, de utilizar nosso teste gratuito de 7 dias para ver na prática todos os nossos recursos. Aproveite! 

Deixe seu comentário!
Fabio Godoy