desenvolvimento organizacional

7 técnicas para investir no desenvolvimento organizacional

Que tal aumentar a produtividade em até 218% ao investir na educação corporativa? Para a Association for Talent Development (ATD), empresas que apostam em treinamento têm resultados melhores no desenvolvimento organizacional (DO). Portanto, preparamos um post com sete táticas infalíveis para te ajudar nessa missão.

Mas, antes de definir as ações formativas, é vital entender como funciona o desenvolvimento organizacional. Além disso, é preciso ter em mente que o mercado de trabalho mudou muito nos últimos anos. Para exemplificar, podemos citar as tecnologias, o home office e até mesmo o perfil dos colaboradores, principalmente os mais jovens.

Por falar nisso, vale refletir sobre a aderência dos profissionais aos valores e à cultura empresarial. Sendo assim, confira um vídeo que vai além de soft skills e hard skills, já que é essencial pensar no pertencimento e no propósito da companhia diante desse novos perfis.   

Na prática, o que é desenvolvimento organizacional?

Desenvolvimento organizacional (DO) é um processo que visa promover o crescimento do negócio, de forma sustentável. Para isso, é fundamental levar em conta os fatores internos e externos que influenciam nos resultados da empresa.

Em outras palavras, as ciências do comportamento ajudam a resolver muitos problemas no âmbito profissional. Justamente por isso, é importante considerar:

  • fatores internos: motivação dos funcionários, processos burocráticos, cultura da empresa e afins;
  • fatores externos: crises econômicas e até sanitárias (como a Covid-19), novos concorrentes etc.

Vale lembrar que alguns desses aspectos podem passar despercebidos pela liderança. Para tal, confira um infográfico que ilustra o iceberg da cultura, com base na teoria de Chiavenato

Fonte: Siteware

Quais são as 4 etapas do desenvolvimento das organizações?

Aqui, vamos falar sobre a teoria da contingência em relação ao desenvolvimento organizacional. De acordo com o modelo de Lawrence e Lorsch, essas são as quatro etapas desse processo: 

  • 1ª etapa: diagnóstico, para entender o que impede a empresa de crescer;
  • 2ª etapa: planejamento, isto é, o plano de ação para atingir as suas metas;
  • 3ª etapa: implementação da ação, levando em conta a gestão da mudança;
  • 4ª etapa: avaliação, conforme os indicadores definidos nas primeiras etapas. 

Vale a pena investir no treinamento e desenvolvimento organizacional (T&D)?

Cada vez mais, o aprendizado contínuo (lifelong learning) faz parte do planejamento estratégico. Aliás, a pesquisa da Deloitte aponta que 63% das companhias já apostam na educação corporativa

Em paralelo, a Forbes destaca a migração para o ensino a distância (EAD) devido ao Coronavírus. Nesse sentido, o custo-benefício envolve: economia de recursos, flexibilidade das ações formativas, autonomia dos participantes e redução da rotatividade de pessoal.  

Por exemplo, os Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVA) trazem um amplo leque de possibilidades, como:

  • transmissão ao vivo (inclusive webinar e webconferência) para veicular palestras de especialistas;
  • fórum de discussão para facilitar o esclarecimento de dúvidas, além das trocas de experiências;
  • biblioteca virtual para centralizar os conteúdos de todas as ações formativas da companhia;
  • microlearning para formações de curta duração, a exemplo da demonstração de produtos;
  • acompanhamento do progresso individual, com provas e exercícios entre os módulos.

Quais são as técnicas de desenvolvimento organizacional? 7 dicas

Finalmente, chegamos às táticas de desenvolvimento organizacional para enriquecer as ações formativas. Então, vamos lá!

1. Análise transacional

Por meio das relações interpessoais, cada pessoa tem a oportunidade de observar o próprio comportamento. No processo de autoconhecimento, as “transações” são respostas que partem de certos estímulos, a fim de melhorar a comunicação entre a equipe.

2. Consultoria de procedimentos

Essa técnica visa sensibilizar o time quanto aos procedimentos individuais de tomada de decisão. Dessa maneira, podem-se trabalhar aspectos como liderança, autoconfiança, criatividade etc.

3. Desenvolvimento de equipes

Também conhecida como team building, essa prática ajuda a “quebrar o gelo”, eliminando as barreiras. No caso, a ideia é criar um ambiente favorável para que os colaboradores trabalhem de forma integrada.

4. Pesquisa-ação

Já a pesquisa-ação costuma ser usada no momento do diagnóstico, que é a 1ª etapa do DO, lembra? Nesse ponto, a ideia é levantar os dados necessários para orientar as “intervenções” que serão realizadas.

5. Reunião de confrontação

Apesar do nome forte, o objetivo desse “confronto” é trazer à tona os diferentes pontos de vista. Assim, dois grupos com posições antagônicas podem dialogar e buscar o consenso. A propósito, essa tática é muito usada nas fusões entre empresas de culturas diferentes.   

6. Retroação de dados

Por sua vez, o feedback de dados busca consolidar as informações-chave que “movem” o negócio. Em seguida, fica mais fácil identificar as oportunidades de inovação e até mesmo simplificação de processos.

7. Treinamento da sensitividade

Assim como a análise transacional, o treinamento de sensitividade é focado no autoconhecimento. Nessa técnica, a finalidade é promover a reflexão de cada um sobre seus pontos positivos e, também, os pontos de melhoria. 

Bônus: case de treinamento online no desenvolvimento organizacional

A tecnologia é uma grande aliada do desenvolvimento organizacional, pois agiliza as ações formativas. Por isso, vamos finalizar o post com os resultados obtidos pelo treinamento corporativo online. E o case Perbras é um ótimo exemplo, pois o “retorno da solução EAD tem sido muito positivo”, diz o Engenheiro de Segurança do Trabalho, Delmer Sales.

A seguir, listamos as principais vantagens percebidas pela companhia que atua na cadeia de petróleo:

  • flexibilidade para treinar os funcionários que ficam embarcados nas plataformas petrolíferas;
  • redução de custos em ações formativas, em comparação aos gastos com os antigos cursos presenciais;
  • aumento dos índices de satisfação do quadro funcional, desde a área operacional até o nível de gestão;
  • controle de adesão e aproveitamento dos cursos, além da emissão de certificados digitais;
  • agilidade para adequar os treinamentos online às diferentes escalas de trabalho da empresa;
  • suporte da equipe da EAD Plataforma, além das ferramentas que se adequam às demandas dos clientes.

Enfim, se você tem interesse em implantar treinamentos online na sua empresa, fale com a gente! E mais: faça um teste grátis para conhecer melhor os recursos da nossa plataforma corporativa.

Deixe seu comentário!
Fabio Godoy