convite para treinamento corporativo

Como fazer um convite para treinamento corporativo que garanta maior presença dos funcionários?

Os treinamentos realizados pelas empresas são processos de capacitação importantes que demandam preparação, tempo e custos. Por isso, o não comparecimento dos funcionários envolve perdas que se traduzem no não aproveitamento pleno do investimento realizado, além do conhecimento que o colaborador deixa de adquirir e que poderia contribuir para melhorar o desempenho de sua função. 

Mas, como evitar que essas perdas aconteçam?

Um dos elementos cruciais para isso é o convite para treinamento corporativo, que deve ser elaborado de forma eficaz e inteligente, informando sobre o evento, mas, também, provocando no colaborador o desejo de participar do treinamento.

Isso não deve ser uma tarefa tão árdua assim, uma vez que muitos funcionários encaram treinamentos empresariais como parte integrante do trabalho e uma oportunidade de se desenvolverem em suas carreiras, sendo, inclusive, um atrativo para permanecerem nas organizações.

Conforme aponta a pesquisa do LinkedIn, 94% dos funcionários dizem que permaneceriam em uma empresa por mais tempo se ela investisse no desenvolvimento de sua carreira.

Assim, talvez o que falte para que o funcionário se engaje a comparecer ao treinamento seja um incentivo a mais, um chamado instigante que o lembre dos ganhos que ele terá ao participar da capacitação. 

Se você está se perguntando como fazer isso, não se preocupe. Para te ajudar a elaborar um convite para treinamento corporativo impossível de ignorar, eis que apresentamos a você algumas dicas!

Leia também:

Como criar um convite para treinamento corporativo instigante e efetivo?

Seja o treinamento obrigatório ou não, seu convite precisa ser informativo e instigar o funcionário a participar e se beneficiar dele. Nesse sentido, na hora de criar o convite de treinamento para funcionários vale usar e abusar da criatividade, sem se esquecer de incluir os detalhes essenciais para que o colaborador entenda e saiba o que esperar do treinamento.

Sem mais delongas, vamos às dicas do que pode ser feito para que o seu convite de treinamento para funcionários seja bem recebido pelos colaboradores e garanta a participação deles.

1. Analise qual o melhor suporte

Via de regra, pensamos no e-mail como o principal suporte para o envio de convites e comunicações em geral, dentre outros motivos, porque ele confere certa formalidade e oficialidade aos assuntos.  

No entanto, todos os dias somos bombardeados por milhares de mensagens em nossas caixas de entrada e, por vezes, um ou outro e-mail pode acabar “passando batido”. 

Para evitar que isso aconteça, vale repensar se o e-mail é sempre o melhor suporte para enviar o seu convite de treinamento na empresa ou se é possível pensar em algum outro que possa ser mais efetivo dependendo da situação.

Há um sem-número de plataformas e suportes por meio das quais é possível contactar os funcionários, além do e-mail, e que podem ser considerados nesse processo. 

Por exemplo, se o grupo de funcionários para o qual o seu treinamento será direcionado for pequeno (até cerca de 35 pessoas), vale considerar enviar um convite físico a eles, com uma mensagem personalizada, que possa aproveitar esse suporte de forma interessante. 

Veja também: Como melhorar a comunicação interna na empresa? Passo a passo com 6 dicas

2. Elabore de forma criativa 

Se você decidir que o suporte físico é o melhor para o seu convite de treinamento para funcionários, uma forma de elaborar criativamente em torno dele é enviar junto ao cartão uma peça de lego e na mensagem, algo como: 

“[nome do funcionário], você é peça fundamental na construção da nossa organização. Contamos com você neste treinamento”, além, é claro, de mais informações sobre como será a capacitação. 

Você pode ainda lembrar no convite para que o colaborador não se esqueça de levar a peça de lego que lhe foi entregue, e isso fazer parte uma das atividades introdutórias do treinamento para iniciá-lo de forma lúdica e interessante com a construção de algo coletivamente. 

Certamente, não só o convite irá prender a atenção do colaborador como também fará com que ele se sinta parte fundamental em sua organização. 

3. Seja claro

Na elaboração de um convite para treinamento corporativo que seja instigante, é preciso pensar criativamente, fora da caixa; porém, sem perder de vista que ele também precisa comunicar informações sobre a capacitação. 

Seja qual for o suporte escolhido e a forma de apresentá-lo, é preciso que em seu convite constem detalhes básicos para que o funcionário saiba do que se trata e o que esperar, como:

  • nome do treinamento;
  • data, hora e prazos relevantes;
  • local (se for online, informar a plataforma/link a ser utilizada); 
  • programação e/ou palestrantes/ministrantes;
  • instruções sobre como acessar e concluir o treinamento (informação especialmente relevante se o curso for novo ou direcionado a novas contratações); 
  • se for necessária, alguma preparação.

Vale lembrar que uma comunicação mal sucedida implica no não entendimento pelo funcionário sobre o treinamento. Se ele não entender, dificilmente irá se interessar. Sem interesse, provavelmente, não irá participar. 

Por isso, certifique-se que todas as informações que ele precisa para compreender o evento estão no seu convite.

4. Torne o convite atraente

Elabore um convite com um design atraente e inclua frases cativantes tanto de cunho mais pessoal, como “adoraríamos vê-lo”, quanto de caráter relacionado ao assunto do treinamento. 

Nesse sentido, eis aqui algumas práticas a se considerar na criação de um convite atraente:

  • elabore uma mensagem personalizada;
  • crie um senso de urgência ou escassez;
  • gere curiosidade;
  • inclua anúncios importantes.

E aqui seguem alguns exemplos de frases cativantes que podem ir no seu convite:

  • Você está pronto para o [nome do treinamento]?
  • Nos encontramos no [nome do treinamento]!
  • Prepare-se para o [nome do treinamento]!
  • Não perca!
  • A contagem regressiva para o [nome do treinamento] começa agora! 

Agora que você já sabe como elaborar um bom convite de treinamento em uma empresa, apresentamos a você uma  última dica de ouro: se você deseja capacitar funcionários ou realizar o onboarding deles de forma online e não sabe como, a Plataforma EAD Corporativa está aqui para te ajudar! 

Por meio da nossa ferramenta, você treina sua equipe, oferece cursos e treinamentos à distância e reduz custos. Tudo isso em um ambiente restrito para pessoas convidadas, com total controle do andamento dos funcionários nos cursos. 

Não perca tempo! Experimente a EAD Plataforma por sete dias de graça e descubra como aplicar seu treinamento sem dor de cabeça. Coloque em prática, também, o que você aprendeu nesse artigo, elaborando um convite para treinamento corporativo que seja envolvente e eficaz!

Deixe seu comentário!
Fabio Godoy