dinâmicas engraçadas para empresas

4 dinâmicas engraçadas para empresas para conhecer e aplicar!

Para melhorar o clima organizacional e estimular, com criatividade e originalidade, a produtividade dos funcionários, nada melhor do que sair dos clichês, não é mesmo? Como fazer isso? Aplicando dinâmicas engraçadas para empresas!

Pois é, essa prática pode trazer benefícios valiosos para sua companhia, uma vez que incentiva, de forma natural e lúdica, o engajamento de seus colaboradores.

Afinal, é o engajamento que move uma organização. É graças a ele que os funcionários se sentem desafiados, incentivados e dispostos não só a produzir mais e melhor, como também a vestir a camisa da empresa.

Promover essa ação é essencial, ainda mais se considerarmos o contexto mais recente, em que a pandemia do Coronavírus gerou insegurança não só em relação à saúde, como também no modo de trabalho. Ou seja, as pessoas, no geral, estão muito mais ansiosas e temerosas sobre o futuro.

Para amenizar esse clima e, ao mesmo tempo, incentivar suas equipes, conhecer e aplicar dinâmicas engraçadas para empresas parece ser uma boa ideia, não é verdade?

Dinâmicas engraçadas para empresas: as mais interessantes do momento 

Confira, agora, as dinâmicas engraçadas para empresas mais fáceis de aplicar e que mais geram resultados positivos.

Aceita o desafio?

Esse tipo de dinâmica funciona bastante para quebrar o gelo. Para aplicá-la, basta reunir os participantes em uma sala espaçosa e ter uma caixa de sapatos preta. Avise que o objeto conta com um desafio, coloque uma música e peça que a caixa seja passada entre todos.

Em seguida, dê um pause na música e ofereça a aquele que ficou com a caixa abri-la e aceitar o desafio, ou passar a caixa para outra pessoa.

Caso a pessoa não aceite a proposta, repita a dinâmica até que alguém concorde em abrir o objeto.  

Alguém abraçou o desafio? Maravilha! O corajoso de plantão irá descobrir que dentro da caixa há um pacote de bolachas e que o desafio nada mais é do que comer todas elas.

Pode até parecer boba, mas essa dinâmica tem uma proposta interessante: incentivar seus colaboradores a assumirem a responsabilidade de seus atos e a encarar processos difíceis sem transferir as tarefas para outros.

Falso ou verdade?

Com a meta de descobrir se seus funcionários se conhecem bem, a dinâmica “falso ou verdade?” também é bem fácil de ser executada, uma vez que só requer papel, caneta e uma caixa de bombons.

Peça para que todos os membros escrevam em um papel duas afirmações falsas e uma verdadeira. Para não causar constrangimento, instrua os participantes a dividir fatos amenos, como que faculdade frequentou ou para que time torce.

Em seguida, eleja alguém para ler suas frases. O restante do grupo deverá discutir, em poucos minutos, quais delas são falsas e qual representa a verdade.

Repita o processo até que todos participem, e peça para que todo o grupo anote a quantidade de acertos e erros de seus colegas.

No fim, quem ganha é aquele que mais conseguiu enganar os participantes.

Pelo fato dessa prática promover boas risadas e estimular a harmonia entre os participantes, ela ajuda a contribuir para que os membros se conheçam melhor e que, assim, se sensibilizem a se colocar no lugar um dos outros, um ponto importante no dia a dia corporativo.

Confira também: Dinâmicas de grupo para treinamento motivacional: 4 ideias + 1 bônus

Vamos dar as mãos?

Nessa lista de dinâmicas engraçadas para empresas, uma das mais interessantes é a “Vamos dar as mãos?”.

Para realizá-la, basta solicitar que os participantes deem as mãos e formem uma espécie de ciranda. Em seguida, peça para que cada um dos membros grave o nome de quem está segurando sua mão esquerda e direita.

O próximo passo é dizer para que todos andem pela sala de forma aleatória. Em seguida, coloque no chão uma cartolina e solicite que todos se dirijam a ela.

A etapa seguinte é pedir para que todos os membros segurem as mãos das pessoas do início no processo sem sair de cima da cartolina. O natural é que as pessoas se deitem, se estiquem e façam de tudo para alcançar os outros membros.

As posições engraçadas e as dificuldades farão com que todos deem boas gargalhadas!

Essa dinâmica é excelente para avaliar como o grupo funciona junto e verificar quais funcionários têm espírito de liderança.  

Campo Minado

A preparação dessa dinâmica também é descomplicada. Coloque em uma sala vários obstáculos, como cadeiras e outros objetos. Em seguida, divida seu time em duplas. Um dos integrantes deverá ser vendado e o outro dará as instruções para que seu colega transite pelo espaço sem esbarrar em nada.

Se a pessoa vendada atingir uma “mina”, ela deverá voltar três passos. É preciso cronometrar o tempo que cada dupla leva para completar o exercício.

Como você deve imaginar, a dupla ganhadora é aquela que faz esse caminho de forma mais rápida.

A proposta dessa dinâmica é promover a confiança de seus funcionários uns nos outros e motivar o trabalho em equipe.

Dinâmicas engraçadas para empresas: considerações

Esperamos que você tenha gostado dessas dinâmicas engraçadas para empresas! Qual delas fez mais a sua cabeça? Conte para gente!

Se quiser aprimorar os resultados de suas dinâmicas por meio de treinamentos online de qualidade, você pode contar com a EAD Plataforma, uma ferramenta que disponibiliza todos os recursos necessários para você oferecer cursos a distância para seus funcionários.Para entender como a EAD Plataforma funciona, sugerimos que faça um teste, por sete dias, de forma totalmente gratuita!

Deixe seu comentário!
Fabio Godoy