dicas de treinamento para funcionários

7 dicas de treinamento para funcionários para implementar em sua empresa e melhorar os resultados

Com os mercados cada vez mais competitivos destacam-se aqueles que conseguem aproveitar todo potencial da sua força de trabalho. Se você está com dificuldades de fazer sua equipe vestir a camisa por uma meta comum, vai gostar de conhecer nossas dicas de treinamento para funcionários.

Antes, no entanto, é bom esclarecer que a capacitação não deve ser encarada como despesa, mas investimento. De acordo com a Association for Talent Development (ATD), empresas com programas de treinamento têm um rendimento por funcionário 218% maior e margem de lucro 24% maior do que as sem treinamento formal.

Mas, se você quer uma equipe afinada que alcance melhores resultados, deve aceitar que nenhum profissional chega totalmente preparado. Esteja pronto para lapidar talentos, assim como para mantê-los constantemente atualizados

Para ajudar nessa tarefa, listamos 7 dicas que abrangem tanto técnicas de gestão de pessoas como a importância do treinamento EAD como modalidade de desenvolvimento corporativo. Confira logo abaixo!

7 dicas de treinamento para funcionários

Em um post anterior do blog mostramos como elaborar um programa de treinamento em 4 passos simples. Naquele texto falamos das seguintes etapas:

  • Identificação de necessidades
  • Planejamento
  • Execução
  • Monitoramento da evolução

Seguindo esse passo a passo, é possível criar um programa de capacitação eficaz de forma descomplicada. Agora nosso foco se volta para dicas práticas que devem ser implementadas na aplicação do treinamento para potencializar seus resultados.

1. Crie um programa de mentores

Uma das formas mais eficientes de colocar o treinamento em prática é envolver os líderes e gestores desde o início do processo. Não cometa o erro de achar que a capacitação deve focar apenas em funcionários novos ou profissionais de funções específicas.

A mentoria é um dos tipos de treinamento empresarial que permite a participação dos funcionários mais experientes na capacitação profissional dos novatos. Mais importante ainda é convidar as lideranças das empresas para demonstrar que todos estão em busca de uma mesma meta.

Não tenha dúvidas de que os funcionários vão se sentir muito mais engajados quando perceberem o interesse dos seus chefes na melhoria do seu desempenho. Sem falar que isso ajuda a melhorar a sintonia e a confiança entre os membros da equipe.

Quer saber como implantar um programa de mentoria na sua empresa? Confira um passo a passo bem detalhado no vídeo abaixo, produzido pelo canal Elrich Pessoas & Organizações:

2. Forme grupo de estudos

Um método bastante comum de potencializar o aprendizado nas escolas e universidades também consegue bons resultados no ambiente profissional. A formação de grupos de estudos ajuda tanto no compartilhamento de conhecimento como na absorção dos conteúdos.

Realizar os treinamentos em grupo ajuda a tirar dúvidas, conhecer outros pontos de vista e auxiliar pessoas com mais dificuldade de aprendizado. Além disso, reforça o espírito de colaboração entre os funcionários.

Outra vantagem dos grupos é que eles ajudam a evitar a procrastinação. Se um funcionário estiver desanimado, a simples presença de colegas de estudo com o mesmo objetivo podem motivá-lo a concluir a capacitação.  

3. Implemente a rotação de funções

Você já ouviu falar em job rotation? Essa é uma técnica de treinamento que consiste em fazer um rodízio de funcionários por diferentes setores por um tempo determinado para deixá-los familiarizados com todos os processos produtivos da empresa.

O método é ideal para não deixar os treinamentos repetitivos e estimular o engajamento dos funcionários, seja por conhecer melhor a empresa ou por estarem mais conectados com outras áreas. Os trabalhadores também desenvolvem mais autonomia para cumprir suas funções e, consequentemente, produzem mais.

Além disso, a rotação ajuda na gestão de talentos da sua força de trabalho. Afinal de contas, não é tão incomum que um funcionário consiga uma performance melhor em um setor diferente daquele para o qual foi inicialmente contratado.

Saiba um pouco mais sobre o job rotation e seus benefícios no vídeo abaixo, do canal da Sólides Tecnologia:

4. Reconheça (e recompense) bons resultados

Explique para seus funcionários, antes de iniciar o treinamento, que não apenas a empresa será beneficiada pela capacitação. Para não passar a impressão errada, os gestores precisam reconhecer o bom desempenho e, quando possível, recompensá-lo.

Premiações, ou até mesmo simples elogios, ajudam os funcionários a se sentirem valorizados e os estimulam a concluir o treinamento. Nesse sentido, vale a pena dar atenção especial aos talentos que desabrocharem durante a capacitação.

Portanto, não hesite em criar rankings e brindes durante os treinamentos para motivar uma competição saudável e reconhecer o esforço dos que mais se destacarem. Confira no vídeo abaixo, do canal Aline Meirelles, 10 maneiras de premiar os colaboradores sem gastar muito:

5. Envolva empresas parceiras

Que tal aproveitar o relacionamento com outras empresas e até mesmo com clientes e fornecedores para melhorar o tratamento dos seus funcionários? Esse é aquele tipo de dica simples, prática e barata que muitas vezes passa despercebida.

Feche acordos e convide gestores de empresas parceiras para dar palestras ou oferecer capacitações específicas. Outra opção é agendar visitas de seus funcionários às sedes de outras companhias para conhecer seu funcionamento.

Para quem, por exemplo, está buscando parcerias para oferecer treinamentos sobre as ferramentas Microsoft para seus funcionários, nossa recomendação é a VisionShare. Confira abaixo uma prévia do tipo de conteúdo oferecido antes de visitar o site desse querido cliente da EAD Plataforma.

dicas de treinamento para funcionários

6. Estimule um ambiente descontraído

Como dissemos acima, treinamentos são investimentos que têm reflexo direto na produtividade e no faturamento das empresas. Ou seja, devem ser levados muito a sério – o que não significa que devam ser chatos e maçantes.

Faça o possível para criar um clima descontraído e informal e tornar as capacitações prazerosas para quem está em busca de crescimento profissional. Ter funcionários de cara feia participando dos treinamentos por obrigação não gera os mesmos efeitos positivos mencionados.

Mas tome cuidado para não transformar a descontração em bagunça. O respeito mútuo e o cumprimento das regras e metas do treinamento são essenciais para tornar o processo agradável para todos os envolvidos.

7. Invista em EAD

Você sabe o que é treinamento e-learning? A última das nossas dicas de treinamento para funcionários é essa modalidade de educação à distância para capacitação e qualificação da força de trabalho.

O uso de plataformas online gera benefícios tanto para os funcionários quanto para as empresas. Enquanto os primeiros têm mais facilidade de acesso ao conteúdo e seu desempenho potencializado pelas ferramentas EAD, as segundas conseguem diminuir custos e otimizar a gestão dos treinamentos.

A educação à distância é uma solução de baixo custo que supera uma série de obstáculos logísticos. Se ainda está em dúvida sobre seus efeitos positivos no desempenho das empresas, recomendamos que você conheça o Case Perbras.

A parceria de sucesso entre a Perbras, atua nos mais  diversos segmentos da cadeia produtiva do petróleo, e a EAD Plataforma pode ser resumida nos seguintes benefícios:

  • Redução de custo na aplicação de treinamentos;
  • Aumento da satisfação da equipe operacional, de segurança do trabalho e gestão;
  • Flexibilidade e agilidade na aplicação dos treinamentos;
  • Melhor controle de certificados, que são emitidos digitalmente e evitam gastos com papel e facilitam o arquivamento.

Está convencido agora a investir em EAD para melhorar o treinamento da sua equipe? Então converse com um dos consultores da EAD Plataforma para saber como implementar cursos à distância e acompanhar a evolução dos seus funcionários.

Caso você já saiba tudo sobre EAD, não perca mais tempo. Experimente agora mesmo os recursos da nossa plataforma por 7 dias grátis.

Deixe seu comentário!
Fabio Godoy