Certificado de treinamento: aprenda o passo a passo para criar o seu!

Certificados de treinamento vêm se mostrando cada vez mais necessários. Atualmente o conhecimento e a tecnologia se reciclam muito rapidamente e um bom profissional precisa se capacitar de tempos em tempos para não ficar para trás.

É por isso que há um número cada vez maior de cursos que oferecem treinamento, principalmente para qualificação profissional, presente em todas as áreas: marketing, vendas, gestão emocional, comportamento do consumidor e muitas outras. 

Os certificados de participação em treinamentos servem como uma prova de que o participante passou por uma capacitação e está apto para desempenhar uma ação, seja ela qual for. 

Muitas empresas só permitem que colaboradores desempenhem algumas funções se apresentarem certificados de treinamento dentro da validade. 

É por isso que para quem fornece cursos ou treinamentos, a emissão de certificados torna-se muito importante. É esse documento que as pessoas que realizam essas atividades buscam: algo que comprove a sua capacitação. 

Quando uma empresa emite certificados, ela está abrindo portas para que cada vez mais clientes queiram adquirir o seu serviço. 

Neste artigo você vai aprender tudo sobre como fazer um certificado de treinamento, onde encontrar exemplos e modelos e ainda vai descobrir quem realmente pode emitir certificados.

Gostou? Então boa leitura!

O que é um certificado de conclusão de treinamento?

Um certificado de treinamento é um documento que prova que uma pessoa participou de algum tipo de capacitação e está apta a desempenhar alguma ação ou que possui conhecimento em alguma área.

Certificados são muito utilizados para pessoas incrementarem os seus currículos, adquirirem novas posições profissionais ou então para contabilizarem horas extras em cursos de graduação.

Eles podem ser emitidos em diversas situações: ao finalizar cursos, treinamentos, workshops, eventos, palestras e muito mais.

É por isso que a emissão de certificados é muito atrativa para o público em geral. As pessoas não buscam apenas o conhecimento, mas algo que confirme que esse conhecimento realmente foi adquirido. 

Não importa quão bom é o seu produto, se não houver um certificado pode ser que você perca o cliente para a concorrência apenas por esse motivo. Afinal, de que outra forma ele vai provar que aprendeu sobre algo?

Saiba mais: Treinamentos online para empresas: como fazer um treinamento EAD de sucesso!

Como fazer um certificado de treinamento?

Chegou a hora de saber como fazer um certificado de conclusão de treinamento. Para isso, o documento deve conter algumas informações essenciais:

  • Título do treinamento;
  • Nome do participante;
  • Nome e logo da empresa fornecedora do treinamento;
  • Nome do representante da empresa fornecedora do treinamento;
  • Data da emissão do certificado;
  • Validade do treinamento;
  • Carga horária do treinamento.

Também deve conter um espaço para que o representante da empresa possa assinar, validando o certificado.

Leia também: Como criar um curso com certificado? Passo a passo com 4 dicas

Exemplos de certificado de treinamento

Para exemplos de certificados de treinamento, existem empresas que disponibilizam modelos já prontos e editáveis, como a Microsoft

Mas o ideal é que o certificado seja personalizado, pois transmite mais credibilidade tanto para a empresa que o emite quanto para quem realiza o treinamento. 

Para isso existem plataformas de hospedagem de cursos no mercado que oferecem certificados individualizados. 

Existem diversos modelos para se inspirar na internet, você pode procurar no Google Imagens ou no Pinterest por ideias de layouts. Já o site Modelo Simples contém exemplos de informações que não podem faltar em diferentes tipos de certificados. 

Além disso, há a possibilidade de emissão tanto de certificados impressos quanto certificados online. A diferença é o tipo de assinatura: no online a assinatura deve ser realizada por meio do certificado digital.

Com todas essas informações fica fácil criar o seu próprio certificado, não é mesmo?

Quem pode emitir certificado de participação em treinamento?

Agora que você já sabe como fazer um certificado de treinamento, precisa saber quem pode emitir.

Todos os tipos de cursos livres que são criados por especialistas podem emitir certificados sem necessitar de aval do MEC. No entanto, saiba que o certificado não contará com o reconhecimento pelo MEC.

Mesmo assim, esses certificados são bem aceitos em instituições de ensino e em empresas. Se o seu treinamento se encaixa em um curso livre então saiba que você pode emitir certificados legalmente e que eles continuam sendo valiosos para o mercado de trabalho. 

Já no caso de cursos técnicos, graduação ou pós-graduação, nem toda instituição pode emitir certificados. Para isso precisam passar por uma avaliação pelo MEC e cumprir algumas exigências, como carga horária mínima, por exemplo. 

Nesse caso, a permissão para emitir certificados pode demorar um pouco mais para que tudo esteja de acordo com a regulamentação.

Saiba mais: Treinamento comportamental: o que é, para que serve, vantagens, tipos e como aplicar na empresa 

Agora já pode começar a emitir os seus certificados de treinamento!

Certificados de participação em treinamentos são essenciais para garantir credibilidade ao seu negócio.

Agora que você já aprendeu como fazer um certificado de treinamento, precisa saber que ao utilizar a EAD Plataforma é possível criar os seus certificados totalmente personalizados.

Com a EAD Plataforma você pode oferecer a melhor experiência de ensino à distância para seus alunos tendo total controle sobre o seu negócio com transparência, tecnologia e praticidade. Tudo isso com uma interface simples, intuitiva e de fácil personalização.

Além da emissão de certificados, confira outras funcionalidades da EAD Plataforma:

  • Aulas ao vivo com chat;
  • Assinatura com recorrência;
  • Gestão de alunos;
  • Múltiplos Professores;
  • Provas.

Ela também oferece dois formatos para ser utilizada:

  • Plataforma Corporativa: treine sua equipe, ofereça cursos à distância e reduza custos. Com ambiente restrito para alunos convidados, tenha total controle das matrículas e andamento dos alunos nos cursos.
  • Plataforma Comercial: venda Cursos Online, como uma loja virtual com carrinho de compras e disponível para o público 24h. Com matrículas liberadas automaticamente após a confirmação de pagamento do aluno.

Se interessou pela EAD Plataforma? Faça um teste grátis agora mesmo!

Gostou? Então chegou a hora de emitir todos os seus certificados de treinamento pela EAD Plataforma!

Neste artigo você aprendeu sobre como fazer um certificado, onde encontrar exemplos de certificado de treinamento e ainda descobriu quem realmente pode emitir certificado de treinamento.

Deixe seu comentário!
Fabio Godoy