treinamento comportamental

Treinamento comportamental: o que é, para que serve, vantagens, tipos e como aplicar na empresa

Hoje em dia, é muito mais desafiador para empresas conseguirem se destacar no mercado e alcançarem resultados de alta performance. E uma das formas de conseguir superar esse desafio é a partir da criação de equipes muito bem treinadas, compostas por profissionais capazes de explorar ao máximo o seu verdadeiro potencial.

Nesse sentido, apenas o domínio técnico não é suficiente. Para obter um desempenho de excelência, é necessário mais do que “saber fazer algo”; os colaboradores devem também desenvolver as chamadas soft skills.

As soft skills se referem a competências comportamentais, como relacionamento interpessoal, empatia, liderança, autoconhecimento, inteligência emocional, entre outras aptidões mentais, emocionais e sociais.

Neste artigo, você vai entender o que é treinamento comportamental nas empresas e os principais objetivos dessa vertente da educação corporativa.

Convidamos você a prosseguir com a leitura deste conteúdo para descobrir também quais são as vantagens e os tipos de treinamentos comportamentais e como montar um treinamento comportamental para os colaboradores da sua empresa a partir de 4 dicas fundamentais:

  1. Faça um mapeamento do perfil dos funcionários da empresa;
  2. Aponte os gaps comportamentais;
  3. Monte um plano para o treinamento;
  4. Implemente o treinamento comportamental e avalie os resultados.

Leia também: Dinâmicas de grupo para treinamento motivacional: 4 ideias + 1 bônus

O que é o treinamento comportamental?

O treinamento comportamental é um braço da educação corporativa cujo foco está em ajudar os colaboradores a desenvolverem competências comportamentais de modo a alinhá-las aos valores da organização.

Esse tipo de treinamento consiste no aperfeiçoamento de soft skills consideradas relevantes para o melhor desempenho das tarefas que os colaboradores precisam exercer no dia a dia.

Os conteúdos do treinamento comportamental são voltados para o relacionamento interno, postura ética, trabalho em equipe, comunicação, empatia, entraves emocionais, convivência, limitações pessoais, criatividade etc.

Qual o objetivo de um treinamento comportamental?

O principal objetivo de um treinamento comportamental é formar equipes de alta performance, capazes de ir além do domínio das habilidades técnicas.

Esse tipo de capacitação tem como foco fazer com que os colaboradores desenvolvam habilidades comportamentais que serão muito úteis para lidar com diferentes situações no dia a dia da empresa, como solução de conflitos, negociações, elaboração de projetos, entre outras.

O treinamento comportamental visa também promover melhorias tanto na convivência e no relacionamento entre os colaboradores como na maneira em que eles executam seu trabalho – tendo em vista que um bom desempenho vai além do domínio técnico.

Separamos este vídeo da Sólides Tecnologia para que você pereça qb como o treinamento comportamental pode ajudar sua empresa:

Quais os tipos de treinamento comportamental?

A intenção do treinamento comportamental não é padronizar a maneira com que os colaboradores se comportam na empresa, desconsiderando suas individualidades.

Na verdade, o que esse tipo de treinamento quer é justamente respeitar as vivências de cada colaborador, corrigir determinadas posturas e atitudes e mantê-las alinhadas aos princípios organizacionais.

Dito isso, existem alguns tipos de treinamentos comportamentais com diferentes enfoques e que o RH da empresa pode desenvolver. Os principais são:

1 – Inteligência emocional

A inteligência emocional é um dos mais relevantes temas para treinamentos comportamentais.

O objetivo desse tipo de treinamento é preparar os colaboradores emocionalmente para lidarem com a pressão do dia a dia e também com os mais diversos desafios inerentes às rotinas da operação.

Além disso, o treinamento com foco na inteligência emocional trata também do autoconhecimento e ajuda os colaboradores a compreenderem mais sobre si mesmos e sobre o seu papel no coletivo.

2 – Formação de lideranças

Outro tipo muito comum de treinamento comportamental é aquele voltado para a formação de novos líderes.

Para se tornar um bom líder, é preciso ter mais do que o domínio técnico em determinada área.

Nesse sentido, o treinamento comportamental de liderança busca desenvolver nos colaboradores as competências comportamentais que todo líder deve ter, como gestão de conflitos, empatia, motivação, iniciativa, escuta ativa, autoconfiança e capacidade para assumir riscos e responsabilidades.

Leia mais: Como montar um treinamento de liderança em 5 passos

3 – Trabalho em equipe

Esse tipo de treinamento tem como objetivo ajudar os colaboradores a reconhecerem a importância do trabalho em equipe e da cooperação no dia a dia do trabalho.

A intenção é construir times mais unidos e engajados e que trabalhem de forma alinhada aos objetivos da empresa.

4 – Motivação

Outro aspecto comportamental que pode ser o foco de um treinamento é a motivação.

Colaboradores motivados estão mais dispostos a darem sempre o melhor de si. Portanto, conduzir esse tipo de treinamento contribui para que os profissionais encarem os desafios cotidianos com mais garra e se envolvam mais com as metas e objetivos estabelecidos.

Um dos mais famosos palestrantes de treinamentos motivacionais é o Conrado Adolpho, veja algumas de suas dicas para motivar equipe neste vídeo:

Confira em nosso blog: Motivação: 12 filmes para treinamento e desenvolvimento

5 – Resolução de conflitos

O treinamento comportamental para resolução de conflitos busca ensinar os colaboradores sobre como se comportar mediante situações conflituosas e as alternativas que podem ser adotadas para solucioná-las.

Esse tipo de treinamento comportamental é muito valioso para a manutenção da harmonia do clima organizacional.

6 – Lidar com mudanças

Lidar com mudanças também é um dos mais importantes temas para treinamentos comportamentais.

Com o mercado em constantes transformações, os profissionais precisam se mostrar flexíveis para se adaptarem a eventuais transformações pelas quais a empresa possa vir a passar.

A intenção desse tipo de treinamento é fazer com que os colaboradores compreendam as mudanças como algo natural e, muitas vezes, necessário.

7 – Proatividade

A proatividade é um aspecto comportamental muito necessário para empresas que querem formar equipes de alta performance.

Ensinar os colaboradores sobre a importância de tomar a frente em determinadas situações, sem precisar esperar por ordens “de cima”, é muito importante para que eles tenham mais autonomia e criem um senso de responsabilidade pelo coletivo.

8 – Comunicação interpessoal

Quando os colaboradores têm dificuldade para comunicarem entre si, o desempenho individual e coletivo tende a ser prejudicado.

Para que todos os processos e fluxos de trabalho possam correr da melhor maneira possível, é essencial que haja comunicação e um bom relacionamento interpessoal entre os colaboradores.

Dessa forma, um treinamento com foco na comunicação é capaz de ajudar os profissionais a transmitir suas ideias e pontos de vista com mais clareza e de forma mais objetiva, fortalecendo as conexões interpessoais.

Leia também: Treinamento de Comunicação Empresarial: o que é, vantagens e como criar um!

Quais são as vantagens do treinamento comportamental nas empresas?

O treinamento comportamental do RH nas empresas possui valor estratégico para as organizações, pois possibilita desenvolver competências essenciais para o alcance de resultados de alto nível.

Confira a partir de agora algumas das principais vantagens de montar um treinamento comportamental com o RH:

1 – Ajuste dos colaboradores à cultura organizacional

O treinamento comportamental contribui para que haja um ajuste entre os funcionários da empresa e a cultura organizacional.

Os colaboradores passam a adotar um comportamento e uma postura mais alinhada à missão, à visão e aos valores da organização.

2 – Promoção do autoconhecimento

O autoconhecimento é um aspecto comportamental de extrema relevância para a performance dos colaboradores.

Ao conhecerem melhor suas qualidades e limitações, eles conseguem ter mais clareza sobre o que fazer para potencializar suas forças e corrigir suas falhas.

3 – Melhoria do clima da organização

O treinamento comportamental é capaz de melhorar significativamente o clima da empresa.

O ambiente de trabalho tende a se tornar mais harmonioso, com menos conflitos e com todos os colaboradores “na mesma página”. A comunicação ocorre de maneira mais fluida e todos entendem e respeitam o limite dos outros.

Leia mais: Entenda o que é clima organizacional + importância e exemplos!

4 – Diminuição da rotatividade de funcionários

Também vale a pena mencionar como vantagem do treinamento comportamental nas empresas a redução do turnover, que é a taxa de rotatividade de funcionários.

O fluxo de demissões e novas contratações diminui quando a empresa promove o desenvolvimento de competências comportamentais importantes. Com a melhora do clima, os colaboradores passam a ter uma percepção mais positiva sobre a organização, preferindo permanecer no quadro de funcionários.

Como montar um treinamento comportamental?

Como você pôde conferir até agora neste artigo, o treinamento comportamental nas empresas permite corrigir atitudes pontuais e alinhar a postura dos colaboradores à identidade organizacional e aos objetivos da empresa.

Se você tem interesse em saber como elaborar um treinamento comportamental, continue a leitura e confira 4 dicas essenciais.

1 – Faça um mapeamento do perfil dos funcionários da empresa

O treinamento comportamental precisa ser coerente com o perfil dos colaboradores da empresa e com as necessidades que eles apresentam.

Portanto, mapear o perfil dos talentos da organização é necessário para identificar quais aspectos comportamentais precisam ser mais bem desenvolvidos.

O RH pode fazer esse mapeamento por meio de pesquisas internas, indicadores de desempenho e entrevistas com os gestores.

Mas como fazer o mapeamento desses perfis? Neste vídeo do Eduardo Borges você aprende a usar o método DISC para isso:

2 – Aponte os gaps comportamentais

Com base no mapeamento do perfil, identifique as lacunas entre o comportamento apresentado pelos colaboradores e o comportamento que a empresa espera que os funcionários apresentem.

A partir disso, o RH passa a ter mais clareza sobre quais gaps são mais frequentes e qual deve ser o enfoque do treinamento para que as melhorias possam ser implementadas.

3 – Monte um plano para o treinamento

É muito importante que seja feito um planejamento para o treinamento comportamental. Você deve colocar na ponta do lápis todos os detalhes, como:

  • Os conteúdos que serão que ensinados;
  • A presença ou não de tutor ou palestrante externo;
  • O formato do treinamento (online ou presencial);
  • O investimento necessário;
  • O cronograma para execução do treinamento;
  • O tipo de treinamento que será aplicado; 
  • Os métodos de avaliação.

O plano deve ser documentado e aprovado pela gerência das outras áreas que vão participar do treinamento.

Saiba mais: O que é plano de treinamento? TUDO sobre essa importante ferramenta de organização!

4 – Implemente o treinamento comportamental e avalie os resultados

Para implementar o treinamento comportamental e obter uma boa adesão dos colaboradores, é necessário que o RH conscientize os funcionário sobre a importância de participar do treinamento e dos benefícios que ele pode trazer para o desempenho individual e coletivo.

Além disso, é necessário avaliar os resultados. Se o foco do treinamento comportamental era a resolução de conflitos, por exemplo, espera-se ter como resultado uma melhoria no clima organizacional – o que pode ser medido por meio de pesquisas internas.

Importante! Muitas vezes você cria um plano de treinamento, mas seus colaboradores não se engajam e o treinamento se esvazia. Veja estas dicas do Thiago Concer para melhorar o uso do que foi aprendido nos treinamentos:

Bom, agora que você já sabe mais sobre treinamento comportamental, aplique essa estratégia na sua empresa e ajude os colaboradores a explorarem seu potencial máximo e alcançarem resultados de excelência.

E para implementar esses treinamentos em sua empresa, a forma mais pratica, acessível e ágil é usando a internet, por meio de cursos a distância.

Uma plataforma EAD corporativa como a EAD plataforma apresenta divesrsas vantagens:

  • Aulas ao vivo com chat;
  • Área de gestão de alunos;
  • Emissão de certificados;
  • Provas e exercícios online.

Vamos lá, marque uma apresentação com nossa equipe! E não deixe de fazer também um teste grátis para conhecer em detalhes o funcionamento da plataforma EAD!

Deixe seu comentário!
Fabio Godoy