elementos para um bom clima organizacional em um quadro

Entenda o que é clima organizacional + importância e exemplos!

O clima organizacional é um conceito abstrato que possui um enorme impacto no dia a dia das empresas. Isso acontece porque ele reflete diretamente a percepção que os colaboradores têm do ambiente de trabalho, assim como no bom andamento das relações e convivência interna.

Sob uma perspectiva superficial, essa questão parece simples e facilmente solucionável, mas são inúmeros os fatores que contribuem para o diagnóstico favorável do clima organizacional.

E para lidar com esse desafios, é necessário tanto um planejamento minucioso, como também uma participação coordenada de todos os integrantes da companhia, em especial, das lideranças.

Portanto, quais são os ingredientes que esse planejamento precisa ter para ser bem sucedido?  Quais um líder deve ter e de quais técnicas de gestão ele deve se utilizar para ter êxito na construção de um cotidiano empresarial saudável? De que forma o clima organizacional impacta nos resultados do negócio?

Está curioso para saber as respostas de todas essas perguntas? Confira nosso guia completo sobre clima organizacional até o fim para aprender tudo sobre o tema!

O que é clima organizacional?

O clima organizacional consiste na forma com que os colaboradores enxergam os valores, processos e cotidiano de uma empresa e, consequentemente, como eles reagem a esse ambiente.

Em suma, esse conceito está diretamente associado a como os integrantes se relacionam com a organização e os reflexos diretos que isso pode ter na performance e resultados como um todo.

Por exemplo, imagine uma companhia onde os funcionários estão se sentindo sufocados pelas extensas horas de trabalho que vão além do acordado em contrato. Ainda por cima, eles também estão frustrados pela estagnação dos cargos e falta de perspectiva de crescimento profissional.

Como é possível imaginar, o clima organizacional nessa companhia não é nada bom e isso é sinalizado pela insatisfação dos colaboradores com as condições de trabalho.

Sendo assim, esse conceito está associado a um jogo de ação e reação no qual precisam ser levados em consideração uma série de fatores diversos que podem afetá-lo, como:

  • insatisfação salarial;
  • falta de integração social com outros colaboradores;
  • estagnação e falta de perspectiva de crescimento em plano de carreira;
  • comunicação violenta por parte de lideranças e colegas;
  • inconsistência nas informações dadas;
  • carga-horária pesada, dentre muitos outros elementos.

Essa série de causas multifatoriais pode gerar diversos tipos de clima organizacional: desde os ambientes mais saudáveis e positivos até os cenários mais tóxicos e que podem impactar severamente no psicológico dos colaboradores e nos resultados da empresa.

Como medir o clima organizacional?

Apesar de ser um conceito relativamente abstrato, é possível sim calcular o nível de satisfação e motivação dos funcionários para que sejam monitorados e usados como referências em uma médias históricas (isso é, saber se está melhorando ou piorando).

Para isso, nada melhor do que consultar os próprios integrantes da companhia para medir o clima organizacional, não é verdade? E, em geral, o responsável por colher esses feedbacks e retificá-los da melhor forma é o setor de Recursos Humanos (RH).

Empresas usam, por vezes, indicadores de RH e critérios diferentes para mensurar o nível de satisfação de acordo com seus objetivos e características específicas.

Entretanto, elaborar questionários costuma ser o pontapé inicial de todas. Dentre as principais perguntas, podemos enumerar:

  • Você se sente motivado com o trabalho?
  • A empresa X é um bom lugar para trabalhar?
  • Há incentivos para crescer na hierarquia?
  • A comunicação interna é clara e objetiva?
  • Você está satisfeito com a divisão de tarefas?

Essas são apenas uma pequena amostragem de perguntas que podem sem ser feitas como termômetro do clima organizacional.

Tendo esse resultado em mãos, o RH pode dialogar com as principais lideranças para que se faça os devidos ajustes onde são necessários e busque maneiras de oferecer mais motivação e tranquilidade aos colaboradores.

Qual a diferença entre clima e cultura organizacional?

Muita gente pode confundir clima organizacional com cultura organizacional em função das semelhanças das expressões. Entretanto, é importante frisar que elas representam conceitos diferentes.

Enquanto o clima organizacional diz respeito ao nível de satisfação entre o vínculo criado entre empresa e funcionário, a cultura organizacional, por sua vez, remete aos códigos e valores orientam processos e comportamentos em uma companhia.

Esses valores são refletidos no dia a dia de trabalho e podem ser percebidos pela:

  • forma com que os colaboradores interagem;
  • resposta das lideranças ao erro de um trabalhador;
  • maneira como os gestores respondem a crises e imprevistos;
  • mentalidade e resiliência dos colaboradores, etc.

Portanto, a cultura organizacional compreende os valores e maneira de agir das pessoas que fazem o dia a dia de uma companhia.

Por outro lado, o clima organizacional reflete o entusiasmo, motivação e satisfação do colaborador com relação a diversos fatores do cotidiano empresarial.

Como melhorar o clima organizacional? 3 dicas

A gestão do clima organizacional consiste em um processo holístico que envolve diversos setores e exige tanto um planejamento inicial minucioso, quanto uma execução coordenada e um monitoramento constante de resultados. 

De maneira geral, há um papel crucial desempenhado pelas lideranças, que devem pensar em estratégias modernas de gestão que visem ao bem-estar dos colaboradores aliado aos resultados.

Entretanto, o RH é o setor mais estratégico para o monitoramento e manutenção de um ambiente de trabalho saudável no dia a dia da companhia. 

Afinal, ele é responsável tão pelo fluxo de admissão e demissão de colaboradores, como também a área responsável por colher feedbacks e entender a perspectiva dos funcionários.

Tendo isso em mente, se você procura meios de como melhorar o clima organizacional na sua empresa, separamos três elementos fundamentais que precisam ser levados em consideração.

>>> Quer saber mais sobre uma plataforma EAD para empresas? Saiba mais no link abaixo:

Cultura organizacional sólida

Ter uma cultura organizacional sólida, na qual estão claramente desenhados os valores éticos e morais que orientam processos, comunicação e comportamento profissional, é fundamental!

Ter esse mapa de valores como aliado é fundamental para melhorar e consolidar um bom clima organizacional por um longo período. Afinal, uma cultura sólida torna mais fácil a adaptação e o sentimento de pertencimento dos colaboradores.

Isso reflete diretamente na mentalidade de cada um, pois fortalece o senso de comunidade, trabalho em equipe e alinha os objetivos profissionais de todos com o bom desempenho da organização.

Fit cultural

Por meio dele, por exemplo, o setor de RH possui um excelente instrumento para utilizar um recurso chamado fit cultural. 

Essa ferramenta é avaliada por meio de uma série de perguntas feitas em entrevistador e candidato a uma vaga de empregada que buscam traçar um perfil comportamental do profissional e avaliar se ele é complementar ao cargo e empresa.

A inserção do fit cultural no processo seletivo permite uma conexão maior entre empregado e organização. E isso vem sendo um fator cada vez mais importante e determinante para aqueles que querem decidir um novo local para trabalhar.

77% dos candidatos consideram os valores culturais de uma empresa antes de aplicar para o processo seletivo de uma vaga, segundo pesquisa da Glassdoor.

Caso ele realmente responda às expectativas da cultura organizacional, maiores serão as chances dele se sentir em casa na nova empresa. O resultado disso é maior integração com a equipe, motivação alta e performance mais eficiente.

Além disso, o fit cultural pode ser complementado com o processo de onboarding. Ele consiste em uma série de ações e eventos realizados pela organização para facilitar a integração de novos colaboradores no ambiente de trabalho. Essa prática envolve desde treinamentos corporativos até um evento de boas vindas.

>>> Saiba mais sobre como fazer um onboarding de qualidade:

Comunicação

Outro ponto crucial para o aprimoramento do clima organizacional é a comunicação, especialmente, pelos variados sentidos que esse termo tão amplo carrega.

A comunicação, por exemplo, se dá na divulgação das diretrizes de trabalho e outras formalidades no ambiente corporativo. 

Nesse sentido, quanto mais claras, objetivas e padronizadas, menores serão as chances de ruídos ou de proliferação de botas que atrapalham a performance e o psicológico do colaborador.

Além disso, a comunicação empresarial deve ser utilizada como um canal de diálogo, feedback e aprimoramento constante entre funcionário e empresa. A liderança, nesse caso, precisa incentivar a abertura para críticas, discussões e proposição de novas ideias.  

Afinal, isso pode tanto gerar melhoria nos processos, como também dá mais motivação e tranquilidade para que o funcionário sinta-se à vontade para opinar e desenvolver um melhor ambiente de trabalho.

Por fim, um bom clima organizacional também é impactado pela comunicação informal entre colegas, pois ela contribui para uma maior integração social, consolidação do trabalho em equipe e confiança mútua.

Qual a importância do clima organizacional para as empresas?

Agora que você aprendeu o que é clima organizacional, podemos concluir o conteúdo com a importância de ter um ambiente saudável no cotidiano empresarial.  E, como vimos até aqui, as vantagens são bem evidentes.

Primeiramente, há um aumento considerável da motivação dos colaboradores em virtude da integração com a equipe, do alinhamento de expectativas  e da confiança para realizar um trabalho melhor.

Por outro lado, ganha também a empresa. Afinal, investir nos seus colaboradores não traz benefícios apenas para eles, pois os integrantes da organização precisam de reconhecimento e suporte profissional para dar o retorno satisfatório para o negócio.

Em suma, quanto melhor o clima organizacional, melhores também serão os resultados da empresa!

E uma maneira de manter a motivação dos colaboradores e aprimorar seus conhecimentos é por meio de treinamentos e formações contínuas.

Pensando nisso,  a EAD Plataforma possui uma ferramenta corporativa com a qual é possível fazer a hospedagem de formações online para aperfeiçoamento cultural e profissional dos membros de uma empresa. 

Você terá uma estrutura completa já pronta e bastante acessível financeiramente para organizar equipes em salas e transmitir conhecimento por meio de inúmeros recursos pedagógicos que vão enriquecer o aprendizado.

Gostou do conteúdo? Entender a importância do clima organizacional? Nós da EAD Plataforma ficamos felizes em ajudar a comunidade empreendedora digital por meio de publicações educativas.

Quer ler mais textos que nem esse? Fique atento ao nosso blog para mais conteúdos especiais! Até a próxima!

Deixe seu comentário!
Fabio Godoy