pilares da gestão de pessoas

Conheça os 5 pilares da gestão de pessoas e saiba como conduzir seus colaboradores à alta performance

Uma boa gestão de pessoas vai além do que ser um líder respeitado e comprometido com resultados.

Os colaboradores precisam se sentir motivados, valorizados. É preciso incentivar o desenvolvimento pessoal e profissional dos seus recursos humanos, promover a integração e uma comunicação interna eficiente.

Empresas que sabem gerenciar seu capital humano conseguem reter melhor os seus talentos e atingir a alta performance.

Pensando nisso, elaboramos este artigo para explicar quais são os pilares da gestão de pessoas. Continue a leitura e saiba em quê se apoiar para promover uma gestão mais qualificada.

Leia também: O que é DHO? Entenda o conceito, sua importância e as vantagens para sua empresa

O que é gestão de pessoas em uma empresa?

A gestão de pessoas em uma empresa se refere a um conjunto de práticas e estratégias que têm como foco identificar e extrair o potencial máximo dos colaboradores.

Além disso, a gestão de pessoas também reconhece as fragilidades dos funcionários e busca traçar estratégias de RH para superá-las.

Para administrar os recursos humanos, a gestão de pessoas pondera as capacidades e limitações técnicas dos colaboradores e busca investir no desenvolvimento de seus talentos de maneira organizada e eficaz.

A gestão de pessoas cria soluções de acordo com as necessidades, interesses e expectativas individuais e coletivas.

Veja também: Tipos de plano de carreira: entenda como funciona cada um

Quais são os pilares da gestão de pessoas?

A gestão de pessoas se baseia em 5 pilares fundamentais que ajudam a garantir uma atuação mais estratégica na maneira de conduzir e administrar os recursos humanos de uma organização. São eles:

  • Motivação
  • Comunicação
  • Trabalho em equipe
  • Conhecimento e competência
  • Treinamento e desenvolvimento

Confira a partir de agora em que consiste cada um dos pilares da gestão de pessoas e como eles podem orientar o trabalho do RH da sua empresa.

1 – Motivação

Dando início aos pilares da gestão de pessoas, a motivação é o fator responsável por fazer com que os colaboradores busquem sempre dar o melhor de si em suas atividades.

Conduzir os recursos humanos de uma organização sem se atentar a esse importante pilar pode prejudicar o desempenho coletivo.

Por isso, busque desenvolver estratégias que motivem os funcionários, como oferecer um sólido e atraente plano de carreira e definir recompensas para cada meta alcançada.

Procure entender as necessidades dos seus colaboradores. A partir disso fica mais fácil estabelecer ações de relevância para gerar motivação.

Uma forma inovadora de engajar e motivar os colaboradores é a gamificação. Você conhece? Saiba mais neste texto: Gamification: o que é gamificação nas empresas e como adotar?

2 – Comunicação

A comunicação também está entre os pilares da gestão de pessoas. Quando os colaboradores não se comunicam com clareza entre si e com os seus líderes, a tendência é que o caos se instaure.

Em qualquer empresa, a comunicação interna precisa ser transparente, objetiva e sem burocracia. Dessa forma, evitam-se informações desencontradas, falhas na execução de tarefas e conflitos entre os colaboradores.

Busque implementar uma cultura de feedback e adotar a política de portas abertas para que os funcionários se sintam confortáveis para expor sugestões e esclarecer suas dúvidas.

Utilize também ferramentas que facilitem a comunicação interna e a torne mais fluida.

3 – Trabalho em equipe

Quando falamos sobre quais são os pilares da gestão de pessoas, é necessário mencionar também o trabalho em equipe.

É de extrema importância que os colaboradores saibam atuar em sinergia e reconheçam que estão todos no mesmo barco.

A gestão deve incentivar o espírito colaborativo e mostrar que as habilidades e experiências individuais dos funcionários podem ser complementares na busca por objetivos em comum.

Dinâmicas de grupo também são exemplos de atividades para conscientizar os colaboradores da importância de saber trabalhar em equipe.

4 – Conhecimento e competência

Outro pilar fundamental da gestão de pessoas é o conhecimento e competência. A empresa deve incentivar os colaboradores a adquirirem novos conhecimentos e a aprimorar suas competências para executar suas tarefas da melhor maneira possível.

Ao fazer isso, acaba-se gerando maior motivação e engajamento nos funcionários. Esse pilar favorece a criação de equipes de alta performance.

Por meio de avaliações de desempenho periódicas, é possível mapear os conhecimentos e competências que devem ser desenvolvidos.

Quer dicas de como fazer uma avaliação de desempenho? Então, confira este vídeo da Siteware:

5 – Treinamento e desenvolvimento

Por último, encerrando a lista de pilares da gestão de pessoas, temos o treinamento e desenvolvimento dos colaboradores.

Depois de mapear os conhecimentos e competências que os colaboradores precisam aprimorar, a empresa deve criar um programa de treinamento e desenvolvimento.

O objetivo é criar oportunidades para que os profissionais possam aprender novas habilidades e se tornarem mais qualificadores no desempenho de suas funções cotidianas.

Busque realizar treinamentos periódicos e monitore o desempenho dos funcionários para avaliar a eficácia do seu programa de capacitação de desenvolvimento.

Confira em nosso blog: Como fazer um plano de carreira? 4 passos indispensáveis para começar

E então, ficou claro quais são os pilares da gestão de pessoas? Temos mais um vídeo que explica isso ainda melhor para você:

Fique atento a esses 5 fatores fundamentais e promova uma gestão mais eficiente e qualificada dos recursos humanos da sua empresa.

Se você trabalha com treinamentos e cursos, ou sua empresa conta com um canal de treinamentos corporativos, a EAD Plataforma pode ser a ferramenta perfeita para qualificar pessoas e divulgar seus cursos.

Faça um teste grátis agora!

E baixe nosso e-book gratuito com todos os segredos de como criar e divulgar seu canal de treinamentos!

Deixe seu comentário!
Fabio Godoy