Como fazer um plano de carreira? 4 passos indispensáveis para começar

Você já parou para pensar na importância que um plano de carreira tem para os seus colaboradores? 

Quando falamos em retenção de talentos, esse pilar é indispensável. Afinal, se não há perspectiva de crescimento, porque o colaborador se manteria vinculado a sua empresa?

Apesar dessa relação ser clara quando colocada lado a lado, na prática, nem toda organização se preocupa em fazer ou sabe como montar um plano de carreira. 

Para ajudar nessa tarefa, trouxemos algumas informações úteis sobre o assunto, além de dicas para elaborar e implementar o plano criado para cada funcionário. Vamos lá!

O que é plano de carreira? 

Um plano de carreira nada mais é do que um caminho, um esqueleto da trajetória que o funcionário espera realizar dentro de uma organização, alinhado ao que a empresa espera dele. 

No plano de carreira, o colaborador sabe exatamente quais são as posições existentes dentro daquele negócio, quais as atribuições e a expectativa da empresa para cada função. 

Assim, ele consegue acompanhar seu progresso e entender quão perto está de uma posição, além de ter uma visão geral das possibilidades de crescimento oferecidas. 

Qual é a finalidade do plano de carreira?

O plano de carreira funciona como um guia de desenvolvimento profissional. Ele apresenta ao colaborador todas as informações sobre posições hierárquicas, cargos, competências e tudo o que é indispensável para crescer como funcionário daquela empresa.

Outros pontos que também são levantados durante a criação de um plano de carreira é o tempo mínimo que o colaborador deve permanecer em cada função, assim como projeções de aumento salarial e benefícios em caso de especializações. 

Com tudo isso levantado, o plano está pronto para servir como um parâmetro para o colaborador pensar em sua vida profissional dentro da empresa. 

Além de deixá-lo com as informações em mãos para trabalhar em seu próprio desenvolvimento, a fim de crescer profissionalmente. 

Por fim, o plano de carreira também serve como um guia para a própria instituição

Afinal, se ali estão descritas todas as competências necessárias para assumir cada um dos cargos, na hora de buscar por novos talentos, a equipe de RH saberá exatamente o perfil ideal para cada função, de acordo com os objetivos e expectativas da empresa. 

Como fazer um plano de carreira para os funcionários?

Agora que você sabe o que é e qual a sua finalidade, chegou o momento de entender como elaborar um plano de carreira. 

Por mais que um plano ideal seja conduzido a quatro mãos, é preciso ter uma base para que, ao se reunir com o colaborador, seja possível traçar um caminho em que o crescimento de ambos seja potencializado. 

Os primeiros passos para colocar o plano de carreira oferecido pela sua empresa no papel, são:

1. Definir uma estrutura organizacional

Não dá para falar em plano de carreira e níveis hierárquicos se a empresa sequer possui uma estrutura organizacional

Por mais que esse seja um ponto básico, muitas organizações ainda deixam a desejar nesse aspecto.

O modelo mais comum é a pirâmide, naquela visão tradicional em que há uma direção no topo, passando por gerentes, coordenadores, supervisores, até chegar aos colaboradores, que estão na base da estrutura. 

No entanto, há tempos, muitas empresas já não utilizam essa hierarquia, sobretudo as startups, que preferem uma estrutura mais linear. 

Independentemente do modelo escolhido, no entanto, é indispensável que ele seja bem delimitado, pois impactará diretamente no plano de carreira. 

Se possível, crie um organograma, ou seja, uma representação visual dessa estrutura organizacional para que fique claro como a sua empresa funciona. 

2. Listar os cargos existentes e suas responsabilidades

Definir a hierarquia é apenas o primeiro passo. Para chegar ao plano de carreira é preciso levantar todos os cargos da empresa, cada função necessária para o andamento do negócio.

Para isso, é preciso passar por todos os setores da empresa. 

No departamento de atendimento ao cliente, por exemplo, é possível ter diversos cargos diferentes — e cada colaborador que irá ocupar essa função precisa ter um plano de carreira, se o objetivo é reter talentos e evitar a rotatividade

Depois de levantar os cargos, é hora de partir para as especificações de cada um: quais são as exigências acadêmicas? É necessário experiência profissional em algum setor? Quais as habilidades técnicas e comportamentais indispensáveis? 

Essas informações são indispensáveis quando falamos sobre como criar um plano de carreira. 

3. Elencar os benefícios que serão concedidos 

Como vimos, o plano de carreira também abrange questões salariais e de benefício. Por isso, esse passo não pode ficar de fora.

Para ajudar nessa tarefa, vale a pena fazer uma pesquisa de mercado para saber o que tem sido oferecido aos profissionais em empresas que podem concorrer com a sua na busca de talentos. 

Também é importante colocar as projeções de aumento de salário para cada uma dos cargos ou, ao menos, para as diferentes posições hierárquicas. 

Afinal, tudo isso servirá como um guia para que o colaborador saiba o que deve fazer para chegar a um próximo cargo com um retorno financeiro maior. 

4. Revisar o plano de carreira 

Por fim, mas extremamente relevante, lembre-se que um plano de carreira não precisa ser algo imutável. 

Muito pelo contrário: assim como pode ser necessário abrir novos cargos à medida em que a empresa cresce, mudanças também podem acontecer para os colaboradores atuais. 

Além disso, muitos aspectos podem acabar exigindo transformações do plano de carreira, como mudanças de posicionamento e atuação empresarial, mudanças da estrutura hierárquica, etc. 

Sem contar que a medida em que o colaborador cresce como profissional dentro da empresa, é necessário chamá-lo para refazer o seu plano de carreira, esclarecendo o que a organização espera dele e quais os seus novos objetivos para o futuro. 

Agora que você sabe como elaborar um plano de carreira, veja no vídeo da Siteware quatro dos principais modelos para se inspirar ao criar o do seu colaborador:

Bônus: não esqueça da integração de novos colaboradores! 

Saber como criar um plano de carreira é importante, mas existe um ponto tão relevante quanto que não pode ser esquecido: a integração de novos funcionários.

Afinal, não adianta sua empresa ter um plano bem definido se, ao entrar um novo colaborador, ele não é apresentado durante o processo de onboarding

Por isso, não se esqueça de fazer um processo de integração com os novatos para que eles estejam no mesmo nível de entendimento que o time atual. Além, claro, de já conseguirem se planejar para crescer cada vez mais dentro da organização. 

Para isso, você pode contar com os treinamentos online, uma forma prática, eficiente e mais econômica de oferecer capacitações para seus colaboradores. 

Na EAD Plataforma, além de ter todos os treinamentos agrupados, você pode acompanhar o desempenho de cada funcionário, além de oferecer recursos que ajudam no processo de aprendizagem. 
Quer conhecer mais sobre nossa solução? Então clique aqui e confira!

Deixe seu comentário!
Fabio Godoy