o que é gamificação nas empresas

Gamification: o que é gamificação nas empresas e como adotar?

Quer melhorar a experiência dos clientes e, ao mesmo tempo, treinar e desenvolver seus funcionários? Se sua resposta foi um sonoro “sim”, você definitivamente precisa descobrir o que é gamificação nas empresas e como adotá-la para engajar usuários e colaboradores.

Sim, isso mesmo: investir em sistemas gamificados traz ganhos em dose dupla para as organizações. Enquanto essa estratégia promove um upgrade na customer experience (CX), ela também aprimora as ações de treinamento e desenvolvimento (T&D) da equipe.  

Aliás, ao pesquisar sobre o que é gamificação nas empresas, você já ganha uma estrela no start da jornada: ⭐. Então, siga conosco para descobrir como colocar isso tudo em prática e, assim, ganhar muitas outras estrelas ao alavancar os resultados da companhia. 🤩 

Mas, afinal de contas, o que é gamificação nas empresas?

A seguir, temos três questões que contextualizam o que é gamificação nas empresas e como aplicá-la. Dessa maneira, você poderá refletir sobre a adoção dessa tendência em consonância com o planejamento estratégico da organização.

E isso se aplica tanto aos clientes internos, quanto aos externos, mas com diferentes abordagens. Por isso, falaremos sobre as formas de aplicação para os dois públicos de interesse, ok? 

1. Na prática, o que é gamificação nas empresas (gamification)?

Gamificação nas empresas é o uso de jogos e atividades lúdicas em alinhamento com a estratégia do negócio. Trata-se de uma forma de engajar os usuários e colaboradores, fornecendo “recompensas” para o cumprimento das metas pré-determinadas.  

2. Como funciona a gamificação nas empresas?

Os sistemas gamificados ajudam a “quebrar” o gelo e buscar soluções inovadoras para os problemas do dia a dia. Em paralelo, melhoram a percepção que os clientes têm da sua marca, com um jeito descontraído de promover o engajamento. 

3. Quais os benefícios das atividades lúdicas nas organizações?

Como já mencionamos, a gamificação pode ser adotada em benefício de clientes internos e externos. Pensando nisso, listamos os principais ganhos em potencial da adoção dos sistemas gamificados, com foco na experiência do cliente e nos treinamentos corporativos

CX: gamification para melhorar a customer experience

Em se tratando de experiência do cliente, a gamificação traz as seguintes vantagens:

  • estreitar o relacionamento em diversas esferas e não apenas no momento da venda;
  • disponibilizar tutoriais práticos sobre as ferramentas e os equipamentos complexos;
  • propiciar uma imersão em outros produtos e serviços que a empresa tem a oferecer.

T&D: gamification para treinar e desenvolver as equipes

Existem muitas opções para incluir a gamificação na política de treinamento e desenvolvimento, como: 

  • promover o team building, com ênfase no senso de equipe e na cooperação;
  • avaliar a tomada de decisão dos candidatos durante a etapa de recrutamento;
  • equilibrar as soft skills e hard skills, as habilidades comportamentais e técnicas. 

5 exemplos para entender o que é gamificação nas empresas

Para consolidar as informações do post, confira cinco exemplos de gamificação em empresas. Assim, você poderá se inspirar com os cases que já deram certo e, depois, adaptá-los para a realidade da sua companhia, ok?

1. Microsoft

Na Microsoft, os colaboradores têm acesso a um sistema que melhora a produtividade da equipe. Com o software Microsoft Dynamics 365, os colaboradores participam de competições que são embasadas nos esportes de fantasia.

A ideia é estimular o envolvimento dos usuários e a competitividade em níveis saudáveis. Por exemplo, eles encontram mais facilmente as falhas de tradução nos sistemas da companhia, verificando milhares de telas que são traduzidas em centenas de línguas.

Aliás, assista ao vídeo que demonstra essa estratégia de gamificação, com competições individuais ou em equipe. E, além de fornecer recompensas, vale lembrar que as atividades são devidamente rastreadas para gerar KPIs, que são indicadores-chave de performance. 

2. Netflix

Na Comic Con 2015, a Netflix disponibilizou diversos sistemas gamificados para os participantes do evento. Além de um aplicativo para interagir com as novidades do streaming, o estande contou com atrações relacionadas ao catálogo da companhia.

Por exemplo, teve um jogo de tiro ao alvo para divulgar o Ridiculous 6, que é uma sátira aos filmes de faroeste. No caso, os participantes que eram bons de mira puderam levar seus prêmios para casa. 

Já quem gosta de filmes e séries policiais pôde avaliar sua capacidade de fingir e dissimular. Na oportunidade, os visitantes fizeram testes dos detectores de mentira, ao vivo e a cores. 

3. Starbucks

A gamificação também está no programa de recompensas do Starbucks, o My Starbucks Rewards. Trata-se de um aplicativo de fidelização, que fornece pontos, estrelas e troféus como recompensas pelo engajamento.

Por falar nisso, veja o vídeo de apresentação do app com um sistema gamificado bem simples:

4. Gerdau

Para treinar seus funcionários, a Gerdau apostou nos treinamentos com óculos de realidade virtual. Além de capacitar o quadro funcional com jogos de conhecimento, essa é uma forma de evitar acidentes, incluindo informações essenciais sobre as medidas preventivas.

Nas simulações práticas, os funcionários tiveram a chance de identificar os riscos atrelados às suas atividades. Ou seja, isso trouxe mais segurança aos processos diários, resguardando as pessoas e o patrimônio. 

5. Vivo

Por sua vez, a Vivo adotou uma plataforma interativa focada em capacitar seus funcionários. Com isso, a equipe de call center recebeu treinamentos sob medida para melhorar a experiência dos clientes.

Além disso, a plataforma agilizou o monitoramento dos resultados, em termos de qualidade e eficiência do atendimento. Afinal, isso tudo impacta diretamente na percepção positiva (ou negativa) da marca perante seus clientes.

A propósito, confira uma das telas dessa jornada de treinamento da Vivo, que foi feita em parceria com a Ludos Pro:

E, agora que você sabe o que é gamificação nas empresas, que tal continuar investindo em tecnologia e educação? Aqui na EAD Plataforma, temos uma série de recursos que aprimoram o treinamento corporativo e melhoram a experiência dos clientes.

Por sinal, fique à vontade para começar um test drive gratuitamente, pelo período de sete dias. Mas, se preferir fazer um tour guiado, é só agendar uma demonstração personalizada, contando com a orientação do nosso time para treinar cada funcionalidade na prática. 

Agora é contigo: vamos ganhar cinco estrelas juntos? 

5 Stars GIF by Mr Boost - Find & Share on GIPHY
Deixe seu comentário!
Fabio Godoy