o que é team building

O que é team building? Top 6 vantagens sobre esse método de gestão de equipes

Se você é um líder empresarial, sabe que faz parte do dia a dia lidar com a desmotivação, a alta carga de trabalho, a pressão e os diversos problemas de relacionamento entre funcionários. Por conta disso, é fundamental entender o que é team building!

Essa estratégia é muito relevante para a gestão de pessoas e para o crescimento da empresa. Afinal, consiste em uma série de dinâmicas que visam dar um “respiro” para a rotina estressante – e, de quebra, serve para unir ainda mais as pessoas.

Se você quer entender como motivar os funcionários e montar equipes cada vez mais engajadas, continue com a gente! Hoje falaremos sobre:

  • o que é team building;
  • quais são as principais vantagens que o conceito pode trazer para sua equipe;
  • algumas dicas práticas para aplicar o team building no seu negócio.

Pronto para começar? Então, boa leitura!

Afinal, o que é team building?

São várias técnicas e dinâmicas lúdicas que envolvem as pessoas de uma equipe – com a finalidade de torná-la mais forte, colaborativa e integrada. Tá, mas aí você pode se perguntar: o cotidiano normal de trabalho já não está construindo equipes?

De certa forma sim, mas o team building tem uma diferença muito importante: o treinamento não é focado em desenvolver as habilidades técnicas, e sim as relações interpessoais. O método visa aproximar as pessoas, para que elas deem as mãos (física ou virtualmente) e trabalhem em conjunto para superar desafios e atingir um objetivo comum.

O interessante é que as atividades de team building não são necessariamente realizadas dentro do ambiente da empresa. Como elas têm a intenção de “quebrar o gelo” e deixar as pessoas mais à vontade, podem acontecer num bar, num parque, num teatro – ou mesmo em plataformas online.

Quer saber mais sobre este conceito? Confira aqui:

Agora, vamos ver os motivos para você implementar o team building na sua empresa? Vem com a gente!

6 vantagens sobre o team building que você precisa conhecer

1. Coloca as equipes em sintonia

Sabe aquela história de que passamos mais tempo com as pessoas do trabalho do que com as da nossa família? Isso é evidente – então conhecer o grupo a fundo é a primeira premissa do team building para construir uma equipe mais unida.

Afinal, quando você entende seu colega fora do trabalho, consegue ver que ele é uma pessoa normal – com medos, inseguranças, defeitos e muitas (mas muitas!) qualidades.

Da mesma forma, os outros perceberão seus talentos, o que resulta em mais confiança, empatia e companheirismo – fatores essenciais para trabalhar com mais sintonia.

2. Aumenta o engajamento

Algumas estratégias de team building envolvem a gamificação, que é a ideia de levar os elementos lúdicos dos jogos para o processo de aprendizado (como se fosse uma gincana). 

Claro que aqui a competição é feita de forma sadia, pois o objetivo não é ganhar do outro – e sim colaborar com sua equipe, dar o máximo de si e, no fim, fazer um trabalho melhor.

Mas o legal é que as atividades de team building permitem que a pessoa não apenas conheça o outro, mas também a si própria. Assim, é possível identificar os valores em comum e realmente abraçar uma causa em conjunto. Tá aí o famoso engajamento!

3. Desenvolve novos líderes

É fato que o líder deixou de ser aquele chefe que só manda e desmanda. Hoje, ele é extremamente estratégico e mostra que é “gente como a gente”.

No início desta matéria, falamos sobre a importância de um líder identificar os problemas e carências da equipe. Pode ser que seja você, mas também dá para encontrar novos líderes nas atividades de team building (que são muito propícias para isso).

Afinal, num ambiente descontraído – no qual as pessoas saem daquela pressão absurda do dia a dia –, são impostos desafios, responsabilidades e a necessidade de motivar os outros. Ingredientes que podem colaborar para um líder sair de onde menos se espera!

Fonte: siteware.com.br

4. Melhora a criatividade

A criatividade é outro fator muito interessante na hora de entender o que é team building. Isso porque as dinâmicas são criativas por si só – o que estimula as pessoas a pensarem de forma diferente.

As atividades servem como uma verdadeira válvula de escape, em que o importante é rir mais e não levar as coisas tão a sério. Assim, com uma mente mais livre e aberta, é possível ter novas percepções – e, no fim, levar isso para o ambiente de trabalho.

5. Estimula a comunicação

Desenvolver a comunicação é outro princípio do team building – já que muitas dinâmicas envolvem dança, música e mais expressões do corpo e da mente.

Para extrair o melhor de cada um, uma dica importante é acolher as pessoas e deixá-las à vontade. Afinal, numa equipe grande, alguns gostam de se expor, mas quando se está num ambiente leve, divertido e prazeroso, até os tímidos conseguem se soltar um pouquinho mais. 

6. Cria o senso de pertencimento

Juntas, todas as vantagens que apresentamos acima resultam num senso de pertencimento. Isso resume muito bem o team building: montar equipes extraordinárias, que têm orgulho de trabalhar juntas – e de pertencer a algo maior (a empresa!).

Portanto, além de ser excelente para os funcionários – que se sentem úteis e valorizados – o team building também é ótimo para a rotina de trabalho, que se torna mais produtiva, leve e feliz.

Na prática, como implementar o team building na sua empresa?

Agora que você entendeu o que é team building e viu as principais vantagens desse conceito, vamos passar para a prática! Ah, mas antes de implementar de fato as dinâmicas, é importante você seguir alguns passos com sua equipe:

  • primeiramente, apresente a ideia para as pessoas (e veja se a aceitação é boa!);
  • peça sugestões de atividades, que deixariam a equipe à vontade;
  • elabore um calendário de dinâmicas, com as melhores datas.

Certo, depois de colher e organizar essas informações, é hora de conferir as dinâmicas que você pode desenvolver. Vamos ver algumas ideias?

Dinâmica do campo minado

Dinâmica do desafio

Dinâmica da ilha (ou “quem eu levo?”)

Leia também: Como organizar um team building? Passo a passo completo

Gostou de entender o que é team building?

Então, que tal contar com a estrutura da EAD Plataforma para aplicar suas dinâmicas? Você aproveita um espaço totalmente seguro e moderno, que traz muita flexibilidade para suas estratégias de team building. Olha só o que você tem acesso:

  • um AVA (Ambiente Virtual do Aluno), que simula uma sala de treinamento real;
  • tecnologia otimizada para dispositivos móveis;
  • fórum para gerar discussões e promover ainda mais o conhecimento entre a equipe.

Quer aprender mais sobre EAD para empresas? Confira estas sugestões de leitura:

Deixe seu comentário!
Fabio Godoy