como organizar um team building

Como organizar um team building? Passo a passo completo

Seus funcionários estão cada vez mais produtivos, engajados e satisfeitos? Maravilha! Provavelmente, você já sabe como organizar um team building! Não é esse o caso, uma vez que acredita que sua equipe pode evoluir? Não se sinta só, visto que essa é uma das preocupações mais comuns entre os gestores. 

Um dos motivos que explicam isso é que os brasileiro se sente desmotivado no ambiente de trabalho. Foi o que mostrou uma pesquisa do Mckinsey. Segundo Anita Baggio, sócia-associada da empresa:

 “Motivação é o indicador da cultura organizacional que mais deixa a desejar no país”. 

Muito se engana, no entanto, quem acredita que o fator que mais contribua para esse sentimento seja a remuneração. Na verdade, a maioria dos colaboradores brasileiros não está satisfeito porque não se sente parte do negócio. 

Aí entra em cena a importância de saber como organizar um team building! 

Afinal, o que é team building?

Antes de saber como organizar um team building, é preciso entender em que se baseia essa expressão em inglês, não é verdade? 

Team building é um tipo de treinamento que, diferentemente dos tradicionais, não busca aprimorar o conhecimento técnico dos funcionários. Na verdade, ele tem como meta aprofundar relacionamentos entre os colaboradores, por meio da valorização de estratégias e técnicas das soft skills, ou seja, de desenvolvimento emocional e comportamental. 

O team building não só melhora as relações de trabalho em uma empresa, como também ajuda as equipes a conhecerem diferentes pontos de vista, um ponto fundamental para que elas tomem decisões mais empáticas e alinhadas. Além disso, contribui para que os conflitos entre colaboradores sejam solucionados mais rapidamente. 

Pelo fato de representar uma experiência de aprendizado de alto impacto, o team building fornece experiências realistas que capacitam os funcionários a desenvolverem e a trabalharem em torno de objetivos em comum. Desse modo, desperta o sentimento de pertencimento e de valorização, dois aspectos cruciais para que os colaboradores se sintam motivados. 

Considerando que funcionários motivados se tornam mais engajados e que equipes engajadas aumentam a lucratividade de um negócio em 21%, é possível concluir que a proposta do time building é benéfica tanto para os colaboradores como para as empresas, não é mesmo?

Como organizar um team building em 4 passos?

Confira, agora, o passo a passo para saber como organizar um team building com eficiência. 

Estabeleça uma meta

Qual o objetivo do treinamento? A comunicação entre seus funcionários está falha? Há muitos conflitos pessoais no ambiente de trabalho? Suas equipes não conversam bem entre si por trabalharem em departamentos diferentes e, desse modo, não se compreendem?

Levante o ponto principal de melhoria para definir a meta de seu treinamento. Em seguida, reúna todos os participantes e passe as informações detalhadas a eles. 

Após isso, converse, individualmente, com cada um dos colaboradores, explique o motivo do treinamento novamente, alinhe expectativas, mostre como o team building poderá ajudar no dia a dia do trabalho e também no desenvolvimento pessoal e profissional de cada um deles. 

Também é fundamental ressaltar a cada um deles o que você, como gestor, espera deles em termos de comprometimento e postura. 

Aposte na gamificação 

A gamificação nada mais é do que um método que traz elementos lúdicos de jogos no aprendizado. Por meio desta técnica,  o pensamento criativo e a atenção dos envolvidos são estimulados e ganham um novo status. 

Um estudo da Talent LMS mostrou que a gamificação faz com que:

  • 89% dos funcionários se sintam mais produtivos;
  • 83% dos colaboradores se sintam mais engajados. 

Para entender melhor como funciona a gamificação, sugerimos que assista ao vídeo abaixo:

Abrace a postura de líder, não de chefe 

Para inspirar, é essencial que durante o treinamento você se aproxime, de fato, de seus funcionários. 

Escute cada um deles com empatia, os valorize, os motive e proponha soluções práticas para suas questões com base em sua experiência. 

Durante este processo, mostre que você é humano, que já errou e como ressignificar suas experiências para se tornar não só um profissional mais qualificado, mas um ser humano melhor. 

Também é vital ser transparente. Se o desempenho de seus times estiver aquém do desejado e a postura de seus colaboradores estiver prejudicando os resultados de sua empresa, abra o jogo com os funcionários. Essa prática despertará o sentimento da empatia, o que pode fazer toda a diferença em termos de dedicação e esforços de seus times. 

Mantenha vivo este espírito no dia a dia 

O team building vai muito além de um treinamento isolado. Para que ele tenha os resultados desejados, é imprescindível que você mantenha a união e a conexão no dia a dia. 

Uma boa dica neste sentido é sair do cenário corporativo. Ou seja, programe um evento em outro ambiente para comemorar resultados e debater outras metas. 

Confira também:

7 dicas de treinamento para funcionários para implementar em sua empresa e melhorar os resultados.

Como organizar um team building? Dica bônus 

Em tempos em que o trabalho remoto está cada vez mais em voga e que a pandemia exige ainda medidas de isolamento, é importante contar com ferramentas que permitam que você realize o seu time building de forma virtual. 

Para isso, você pode contar com a EAD Plataforma, uma plataforma que permite não só que você realize treinamentos, como acompanhe a evolução de seus colaboradores, assim como possibilita que você os valorize, por meio da emissão de certificados. Para saber como a EAD Plataforma funciona, que tal testá-la, gratuitamente, por sete dias?

Deixe seu comentário!
Fabio Godoy