Treinamento de Comunicação Empresarial

Treinamento de Comunicação Empresarial: o que é, vantagens e como criar um!

Um bom treinamento de comunicação empresarial pode mudar o rumo dos resultados de qualquer negócio, já que a capacidade de se comunicar de forma assertiva é essencial para manter a harmonia em uma empresa em vários aspectos.

De acordo com uma pesquisa da Clear Company, 86% dos funcionários citam a falta de comunicação e colaboração como as principais falhas no local de trabalho. Isso , consequentemente, resulta na queda de produtividade e motivação, atrapalhando o atingimento das metas e objetivos da empresa.

Portanto, se você está procurando entender  como fazer um treinamento sobre comunicação, e assim, melhorar os resultados do seu negócio de forma significativa, continue a leitura até o final, visto que ao longo deste conteúdo te mostraremos:

  • o que é treinamento de comunicação;
  • tipos de treinamentos;
  • quais os benefícios;
  • 3 passos sobre como fazer um treinamento sobre comunicação.

Preparado?

Então, vamos lá!

O que é treinamento de comunicação?

O treinamento de comunicação é uma espécie de capacitação que tem como objetivo desenvolver pessoal e profissionalmente os colaboradores de uma organização para tornar sua comunicação mais eficiente e produtiva.

Esse tipo de preparação é fundamental para empresas que desejam tornar seu ambiente de trabalho mais saudável e focado, e principalmente, impulsionar o crescimento de sua equipe, deixando-a mais preparadas para lidar de forma inteligente em certos tipos de situações.

A realização de um treinamento para melhorar a comunicação interna é extremamente eficaz e benéfica tanto para os profissionais envolvidos quanto para a própria organização, já que aumenta a confiança dos colaboradores e os incentiva a ter mais iniciativa, e ao mesmo tempo, proporciona excelentes resultados para o negócio de forma geral.

Como diria Peter Drucker, uma das maiores referências no mundo da administração moderna: Sessenta por cento de todos os problemas administrativos resultam da ineficácia da comunicação.

Tipos de treinamentos de comunicação

Treinamento de Comunicação Empresarial

Atualmente, existem vários tipos de treinamentos de comunicação, mas para facilitar filtramos os principais e mais populares para que você possa identificar qual melhor se encaixa para o seu negócio.

Comunicação assertiva

Um treinamento de comunicação assertiva é capaz de garantir que todos os envolvidos desenvolvam uma comunicação mais eficiente por meio de determinados comportamentos e ações.

Na prática, por exemplo, ela é capaz de transformar reuniões ou feedbacks que duram horas em algo mais sucinto e objetivo, aumentando de forma considerável a produtividade de todos os colaboradores.

Ela é ideal para quem está em busca de aumentar a eficiência da equipe, e otimizar processos internos tornando o negócio ainda mais rentável.

Comunicação interna

Já o de comunicação corporativa interna é ideal para capacitar os profissionais para uso no cotidiano da empresa, com o objetivo de otimizar processos, motivar/integrar os colaboradores, e ainda  melhorar a produtividade.

Então, se você está buscando aplicar um treinamento para aumentar a performance e resultados da equipe em atividades do dia adia da organização, esse é o formato ideal para organizar.

Comunicação interpessoal

A comunicação interpessoal é a troca de informações entre dois ou mais indivíduos, orientada por sinais verbais ou não verbais.

Um bom treinamento de comunicação interpessoal é essencial para o sucesso de líderes, profissionais e equipe de forma geral, já que ela evita que determinados conflitos sejam gerados por falta ou má interpretação.

Segundo uma pesquisa realizada por Albert Mehrabian, psicólogo americano e professor emérito da Universidade da Califórnia (UCLA), as formas de comunicação não verbais, ou seja, feitas por meio de gestos, postura corporal e contato visual, são 55% mais impactantes no ambiente corporativo do que outras, por configurarem comportamentos universais de relacionamento entre os seres humanos.

Comunicação não-violenta

A comunicação não-violenta, conhecida também como CNV, é uma abordagem da comunicação que tem como foco compreender as habilidades de falar e escutar de forma verdadeira, possibilitando a conexão consigo mesmo e com os demais indivíduos.

Um bom treinamento de CNV transmite a ideia para todos os colaboradores  que as respostas a estímulos comunicacionais deixem de ser automáticas, mas sim conscientes e baseadas em percepções do momento, o que gera maior empatia, atenção e respeito para com os outros.

Lembrando que é recomendado que a sua empresa tenha esses tipos de treinamentos para melhorar a comunicação de forma frequente. Assim, seus colaboradores ficarão ainda mais engajados e motivados a fazer parte da equipe, tornando o ambiente ainda mais agradável e produtivo.

Quais os benefícios de um treinamento de comunicação?

Existem inúmeras vantagens de fazer um treinamento para melhorar a comunicação em sua empresa, inclusive ao longo do conteúdo já citamos alguns. 

Portanto, para ficar ainda mais evidente o quanto isso é benéfico para qualquer tipo de organização, segue abaixo os principais benefícios:

  • alinhamento do discurso da empresa: um bom treinamento de comunicação empresarial é capaz de alinhar o discurso dos colaboradores para representar sua empresa do jeito certo. Assim, todos os envolvidos saberão como se expressar diante dos clientes e fornecedores;
  • aumento na produtividade e agilidade nos processos: a partir dos ensinamentos do treinamento, todos os envolvidos se comunicam de forma mais assertiva, proporcionando aumento da produtividade e agilidade nas demais tarefas do diaadia;
  • aumento na autoestima da equipe: ao receberem treinamento, os colaboradores aumentam de forma significativa sua autoconfiança, e se sentem mais seguros na hora de reagir a determinadas situações nas quais eles devem se expressar de forma verbal ou até mesmo textual. O que acaba influenciando de forma positiva sua relação com a empresa, visto que se sentem mais valorizados e reconhecidos por ela.

3 passos sobre como fazer um treinamento sobre comunicação

Planejamento

O primeiro passo para organizar um treinamento de comunicação eficaz é o planejamento.

É importante definir alguns pontos como:

  • qual o tipo de treinamento sua equipe mais necessita neste momento?
  • qual a periodicidade do treinamento?
  • quem serão os comunicadores/apresentadores?
  • o treinamento será ao vivo ou disponibilizado através de uma plataforma EAD?
  • quais os resultados que deseja alcançar com a aplicação do treinamento?

Inclua as principais habilidades de um bom comunicador 

Para organizar um treinamento efetivo é preciso que esteja incluso em todo o discurso algumas habilidades de um bom comunicador, como:

  • confiança em seu próprio discurso para expressá-las com convicção e assim, proporcionar maior segurança para seus colaboradores;
  • possuir uma escuta ativa, ou seja, ser um bom ouvinte e observador para demonstrar interesse genuíno nas demais opiniões;
  • empatia para que as pessoas se sintam confortáveis em dividir suas opiniões de forma espontânea e saudável.

Escolha uma plataforma parceira 

Por último, porém não menos importante, recomendamos que você hospede esse treinamento em uma plataforma EAD para que ele seja acessível para todos os seus colaboradores sempre que necessário.

Isso irá poupar tempo, já que o conteúdo estará sempre disponível, seja para um processo de onboarding ou somente para reforçar o aprendizado de quem já faz parte da equipe.

Para isso, conheça a EAD Plataforma, a solução completa para você que deseja treinar sua equipe, oferecendo a melhor experiência a distância com custos reduzidos. Nela você tem um ambiente restrito para alunos convidados, além de total controle das matrículas e andamento dos alunos nos cursos.

Ficou interessado? Então, o convidamos a testar a EAD Plataforma agora mesmo, totalmente sem compromisso!

Além disso, confira abaixo outros conteúdos que podem te interessar:

Deixe seu comentário!
Fabio Godoy