programas-de-incentivo-à-leitura-nas-empresas

Programas de incentivo à leitura nas empresas: qual a importância e como implementar?

Além dos treinamentos, oficinas, workshops e minicursos, a leitura também entra nesse rol de  estratégias de desenvolvimento pessoal e profissional dos funcionários. Por isso, programas de incentivo à leitura nas empresas são muito importantes e trazem uma série de benefícios aos profissionais e, em consequência, às organizações.

Incentivar seus funcionários a lerem obras que abordam temas relacionados ao setor no qual trabalham, à melhoria dos negócios e de suas profissões contribui para que esses colaboradores sejam mais conscientes e adquiram um ponto de vista mais amplo, além de ajudá-los a melhorar suas habilidades, enquanto descobrem o que precisa ser aprimorado – e como fazer isso — na vida pessoal e profissional.

À parte desses títulos mais técnicos ou orientados aos negócios, a leitura de títulos de ficção é importante para a saúde, pois melhora a conectividade e a função do cérebro, de acordo com estudo publicado na revista Psychology Today.

Vale ressaltar que programas de incentivo à leitura nas empresas não substituem o treinamento e capacitação do seu quadro de funcionários. É importante pensar nisso como um extra, algo a mais que você oferece aos seus colaboradores com o objetivo de ampliar o conhecimento e visão de mundo deles. 

Assim, você pode fazer um levantamento de necessidades de treinamento para saber quando deve investir em um!

Conheça também outras ações formativas: Diferença entre oficina, workshop e minicurso: 3 exemplos!

Por que é importante ter um projeto de incentivo à leitura no ambiente corporativo?

O incentivo à leitura nas empresas contribui para o aprimoramento de habilidades técnicas dos colaboradores e pode ajudar no desenvolvimento de suas habilidades relacionadas à inteligência emocional, o que reflete na melhoria do relacionamento interpessoal dos seus funcionários. 

Exemplo de uma grande empresa que possui um programa de incentivo à leitura, o Sesi (Serviço Social da Indústria) lista ainda outros pontos sobre a importância de se implementar esse tipo de incentivo no ambiente corporativo:

  • aumento significativo do senso crítico;
  • desenvolvimento de uma visão sistêmica e abrangente;
  • expansão do vocabulário;
  • evolução das habilidades de expressão e oratória;
  • aperfeiçoamento da capacidade de escrita e persuasão;
  • ampliação da capacidade argumentativa e do repertório cultural;
  • desenvolvimento do autoconhecimento.

Além disso, ao adquirirem o hábito da leitura, os indivíduos se mantêm bem informados e em constante autodesenvolvimento. 

O que fazer para incentivar a leitura nas empresas?

Algumas das ações de incentivo à leitura nas empresas que podem ser adotadas na sua empresa são:

Organização de palestras com autores: isso pode despertar a curiosidade dos seus colaboradores sobre determinada obra; escolha uma que seja relevante aos negócios da sua organização.

Sorteio de e-books e e-readers (como o kindle, por exemplo): essa ação tem dois atrativos, primeiro, o sorteio em si, que sempre é algo que interessa às pessoas; e segundo, o fato de combinar leitura e tecnologia, sendo um incentivo a mais para aqueles que não têm o hábito da leitura, mas se interessam por ferramentas digitais.  

Implementação de biblioteca: que pode ser física, digital ou os dois, agradando tanto os mais tradicionais quanto os mais tecnológicos! No caso, da biblioteca física, você vai precisar comprar as obras e reuni-las em um espaço físico. 

Já a digital é menos onerosa para a empresa, pois tudo que  você precisará assumir é uma mensalidade para disponibilizar as obras online. 

Criação de um clube do livro: se houver interesse dos funcionários, você pode criar um clube do livro. Para isso, tenha cópias de livros suficientes para que departamentos inteiros possam ler o mesmo livro simultaneamente (se optar pelos livros digitais, não tem esse problema). 

Isso permitirá que os colegas de trabalho leiam juntos e discutam títulos dentro de suas equipes. 

Essas e outras ações você pode adotar de forma integrada por meio da criação de um programa de incentivo à leitura em sua empresa! Veja a seguir algumas dicas para isso.

Dicas para implementar programas de incentivo à leitura nas empresas

Para implementar programas de incentivo à leitura nas empresas, é preciso considerar o seguinte:

Variedade dos títulos 

A quantidade dos livros que você irá selecionar para integrar a biblioteca do programa de incentivo à leitura na sua empresa fica a seu critério, mas é importante se certificar de que este número seja grande o suficiente para haver diversidade entre as obras selecionadas. 

É importante oferecer uma variedade de livros que dê conta dos diferentes interesses dos seus funcionários, seja relacionados às suas carreiras, seja no campo pessoal. Vale também obras que ajudarão com práticas comuns de negócios, como gerenciamento de tempo ou resolução de conflitos.

Apresentação do programa

Você não quer instituir um programa de incentivo à leitura na sua empresa que seja recebida pelos funcionários como mais uma responsabilidade que eles precisam absorver. 

Por isso, é essencial apresentar o programa de uma forma divertida que permita aos colaboradores verem que esta é uma oportunidade para eles crescerem no trabalho e em suas vidas pessoais. 

Você pode fazer isso por meio de uma reunião “almoce e aprenda”, em que você reúne seus colaboradores, oferece a eles um almoço grátis e o aprendizado de alguma coisa.  Para este momento, você pode convidar um autor local para falar sobre os benefícios da leitura ou para discutir seu título mais recente.

Divulgação  e incentivo ao programa

Outra forma de divulgar e iniciar o programa é realizar uma reunião com toda a empresa ou reuniões menores com os departamentos separadamente. Comece a distribuir livros ou direcione os funcionários para locais onde os livros estão disponíveis. Utilize a emoção da novidade do programa como motivação neste primeiro momento.

Uma vez lançado o programa, um aspecto interessante a considerar é oferecer incentivos aos colaboradores para engajá-los no programa. Uma forma de fazer isso é recompensar o funcionário que leu uma quantidade X de títulos com bônus como um cartão-presente ou ingressos de cinema.

Envolvimento dos gerentes

Outra forma de incentivar os colaboradores a embarcarem na ideia é por meio do envolvimento dos líderes da sua empresa no programa de incentivo à leitura. 

Peça a eles para que compartilhem informações sobre seus livros favoritos, como eles mudaram suas vidas e outras publicações que leem regularmente. Isso inspira os funcionários e também instiga os executivos que ainda não possuem o hábito de leitura a começarem a ter. 

Acompanhamento 

É importante acompanhar os funcionários enquanto lêem. Se um funcionário compartilhar um insight significativo que obteve com a leitura, inclua-o em uma newsletter da empresa ou publique-a no site intranet da empresa. Isso vai fazer com que ele se sinta valorizado e criará novidades em torno do programa. 

Outras ações nesse sentido são manter os funcionários informados sobre novos títulos que forem adicionados à biblioteca e publicar fotos de funcionários aproveitando as recompensas de sua leitura. Movimentações como essas mostram aos colaboradores que há novidades e ajudam a manter vivo na mente das pessoas o programa de incentivo à leitura.

Agora que você já sabe o quão relevantes são programas de incentivo à leitura nas empresas, não se esqueça da importância de treinar seus funcionários. Experimente a EAD Plataforma por sete dias de graça e descubra como aplicar seu treinamento sem dor de cabeça!

Deixe seu comentário!
Fabio Godoy