processo de inovação

Como construir um processo de inovação no seu negócio? Veja 4 etapas

Na era da transformação digital, muitas empresas já perceberam a necessidade de criar mais e rapidamente para se manterem ativas no mercado. Porém, não basta ter ideias, e sim, saber como usá-las para atrair clientes e convertê-los em dinheiro. 

Nesse aspecto, o processo de inovação é o método ideal para aguçar a criatividade e, assim, realizar os objetivos definidos.

De acordo com o levantamento da Âncora Consultoria, 68% dos empreendedores disseram que inovação cria condições práticas para aprimorar um desejo, sendo que, apenas 21% fazem seleções voltadas a perfis inovadores. 

Em suma, a pesquisa mostra que o ato de mudar é bem defendido pela maioria dos empresários. No entanto, existe uma parcela que resiste em promover adequações à realidade do mercado e a se destacar perante os concorrentes. 

Se você entende a urgência de inovar, mas não sabe qual caminho seguir, continue lendo, pois, neste artigo, vamos abordar o que consiste a jornada da inovação, suas etapas e como colocar em prática. Confira a seguir!

O que é um processo de inovação? 

Processo de inovação é um método que consiste em desenvolver produtos ou serviços e fazer com que esses progressos cheguem a quem precisa baseado em conhecimento, experiência e inteligência. Essa fórmula leva as organizações a terem ideias concretas de forma planejada, sem conquistar resultados por mera intuição. 

A inovação, de modo geral, é um fator preponderante para uma empresa manter-se competitiva. Nesse sentido, existem diversos aspectos que podem instigar um processo inovador, tais como:

  • mudanças sociais;
  • novas leis e alterações;
  • comportamento de consumo;
  • hábitos dos clientes;
  • demanda de novas gerações;
  • movimentos do mercado. 

Fatores como esses fazem com que as companhias aproveitem oportunidades para buscar novas soluções, diminuir custos e gerar mais receita. 

Vale assistir à palestra de Larry Keeley, um dos autores do livro, justamente sobre os dez tipos de inovação:

3 tipos e exemplos de processos de inovação 

Basicamente, existem três categorias de inovação:a incremental, a radical e a disruptiva. 

A inovação incremental consiste em aprimorar ou atualizar algo já feito, fazendo com que tal produto ou serviço permaneça em evidência. Um exemplo é a automação de ferramentas de tecnologia para agilizar os processos internos e reduzir as margens de erro. 

Já a inovação radical funciona a partir do lançamento de um produto, provocando mudanças no modo como o mercado enxerga uma marca. Isto é, o destaque de um novo produto ou serviço pode fortalecer o reconhecimento de um negócio. 

Um dos maiores exemplos é o Spotify, serviço de streaming de áudio que engloba músicas, podcasts e outros serviços em uma plataforma. Antigamente, era preciso comprar discos, fita cassete e CD´s para ouvir músicas, enquanto, hoje, podemos consumir esses conteúdos on demand.

Por fim, a inovação disruptiva tem a mesma premissa da radical, porém, é mais incisiva porque causa mudanças bruscas em relação ao que existia e ao que se tem no mercado. 

Quer um exemplo? Os aplicativos de transporte transformaram a maneira como as pessoas se transportam, causando alto impacto e impulsionando o surgimento de novos serviços. 

Por que criar um processo de inovação na sua empresa? 

A inclusão de um processo de inovação possibilita que sua empresa se torne mais ágil, organizada e competitiva, trazendo qualidades, como:

Melhor otimização 

Com etapas bem definidas, gestores e suas equipes não precisam planejar ações do zero a cada novo projeto. Ao seguir corretamente modelos já existentes, é possível realizar pequenos ajustes quando houver necessidade.

Redução de erros 

O processo de inovação pode ser visto como um mapa que mostra o melhor cenário de uma empresa, permitindo identificar e corrigir possíveis erros.

No entanto, caso o modelo de perfeição de um produto ou serviço não seja alcançado, existem duas saídas: 

  1. Recomeçar o processo, evitando que os profissionais se mantenham empenhados até o fim do ciclo;
  2. Reavaliar o processo, pois talvez seja preciso traçar um mapa mais adequado à realidade da organização. 

Engajamento 

O processo de inovação permite que cada vez mais profissionais sejam desafiados e tenham espaço para sugerir e colocar suas ideias em prática. 

Etapas do processo de inovação 

Para alinhar a criatividade dos colaboradores e as metas da gestão, uma empresa deve seguir 4 etapas de um processo de inovação. Confira abaixo quais são e como funcionam:

1. Pesquisa

Como etapa inicial, a pesquisa serve para entender o que o mercado procura e quais são os problemas internos que afetam sua organização. 

A partir do levantamento dos dados, são feitas as propostas de solução – atitudes para conquistar a melhor performance. Neste caso, o gestor da sua empresa tem papel preponderante, pois é quem irá incentivar os demais colaboradores para contribuir com as próprias ideias.

Sendo assim, sua organização pode investir em treinamentos para desenvolver habilidades criativas e comunicativas dos profissionais, a fim de que suas propostas sejam densas e compartilhadas entre todos. 

2. Triagem 

A triagem filtra as ideias mais compatíveis com a empresa, considerando seus benefícios e riscos. 

Neste processo, é fundamental contar com feedbacks de toda a equipe durante as reuniões de alinhamento. Quem surgir com propostas descartadas deve refletir para que, na próxima ocasião, contribua com dicas mais oportunas. 

3. Experimentação

A experimentação é a etapa que visa testar a solução aplicada, gerando a percepção de como o produto ou serviço se comporta no mercado. Por esse motivo que os feedbacks – visto no tópico acima – são indispensáveis. 

Após algum tempo, os resultados devem ser coletados e analisados junto à opinião de quem teve contato com a solução entregue. Geralmente, a experimentação faz com que as propostas sofram alterações – para serem expostas no mercado – ou sejam eliminadas. 

4. Acompanhamento 

Se no passado as empresas comercializavam o mesmo produto por meses, anos ou décadas, hoje o mercado exige que os negócios passem por um processo de monitoramento constante. As atualizações servem para aprimorar a ideia inicial e atender novas exigências que surgiram após a realização do projeto. 

Aqui, a melhoria segue os mesmos passos do processo de inovação, porém com ciclos mais rápidos e menos recursos, sem recriar algo do zero.

Como exemplo, imagine que uma impressora a laser, vendida com sucesso há anos no mercado, seja lançada novamente com a implementação de novos comandos. Neste caso, não houve necessidade de criar um modelo original, e sim, modernizá-lo para permanecer em evidência. 

Leia também: Ideias de webinar: as melhores para negócios B2B

EAD Plataforma: fortalecendo o processo de inovação 

Não há dúvidas de que empresas de sucesso são aquelas que se tornaram famosas por serem referência em seu setor de atuação. Mas, muitas vezes, elas precisaram se reinventar para continuar no páreo. 

Nesse sentido, o processo de inovação é primordial. Contudo, é necessário que a gestão da empresa esteja preparada para seguir suas etapas. Aí que entra a capacitação contínua para fomentar a criatividade de quem faz parte do time.

Logo, se você está pensando em criar treinamentos para desenvolver novas habilidades dos seus colaboradores, conte com a EAD Plataforma. São mais de 2 milhões de horas de conteúdo em +50 mil cursos, permitindo que você ofereça a melhor experiência de ensino à distância.

Acompanhe a evolução dos funcionários em tempo real, aplique provas, emita certificados e conte com funcionalidades para hospedar e gerenciar seu curso on-line.

Além disso, você também conta com proteção contra downloads e segurança para seu conteúdo.Gostou da EAD Plataforma? Faça um teste grátis e comece agora a utilizar a mais completa plataforma de ensino à distância.

Deixe seu comentário!
Fabio Godoy