Como captar clientes para consultoria e fechar + negócios? 5 dicas de ouro

Quando você aprende como captar clientes para consultoria, fica mais fácil reduzir o ciclo de vendas, aproveitar o lead com mais eficácia e otimizar os resultados do time comercial. 

Contudo, alcançar tais objetivos não é um processo que ocorre da noite para o dia. Por outro lado, existem algumas estratégias que ajudam a escalar os resultados, sem deixar a eficácia de lado. 

Parece interessante?

Então, continue conosco e tire todas suas dúvidas! 

Como captar clientes para consultoria? 

Aprender como captar clientes para consultoria não é um processo complicado, entretanto, é vital seguir alguns passos para obter ótimos resultados. Isso envolve:

  • crie um planejamento;
  • análise a concorrência; 
  • monte um perfil de consumidor ideal;
  • construa uma relação duradoura com seus contatos;
  • defina metas. 

1- Crie um planejamento

Em primeiro lugar, faça um planejamento da sua estratégia de prospecção de clientes. Ele é vital para que você tenha uma visão mais clara de todas as ações que planeja executar. 

Adicionalmente, o planejamento permite monitorar os resultados alcançados e tomar decisões mais assertivas do que é preciso ser ajustado no processo. 

2- Analise a concorrência

Com o planejamento concluído, o próximo passo é analisar a concorrência, pois isso ajuda a oferecer a solução certa, na hora certa. 

A propósito, estudar os concorrentes traz clareza sobre quais tipos de consultoria estão sendo buscadas pelos clientes e quais não estão. 

Tal processo pode ser feito por meio de um benchmarking com quem já é especialista na área, pois assim você terá insumos suficientes para compreender qual é o perfil da sua audiência e suas demandas. 

3- Monte um perfil de consumidor ideal 

Em suma, o cliente ideal é aquele que tem a mesma característica para a qual sua consultoria foi criada. 

Dito de outra forma, são pessoas ou empresas que reúnem as mesmas particularidades e dores, as quais podem ser resolvidas com as suas orientações. 

Por exemplo, o cliente ideal de uma consultoria de gestão são donos de empresas que precisam aumentar o faturamento em R$ 500,000, mas não sabem por onde começar. 

Ao reunir esses dados, você otimiza tempo, diminui gastos e qualifica mais leads para o time comercial, pois o esforço de prospecção será focado em quem realmente tem mais chances de fechar um negócio. 

4- Construa uma relação duradoura com seus contatos 

Planejamento criado, análise da concorrência concluída e persona definida? Ótimo, agora o próximo passo é manter um relacionamento constante com o seu público. 

Ou seja, jamais perca de vista um lead que você entra em contato, pois ele pode se interessar pela sua solução nos próximos dias ou meses. 

🎥Esse processo, que é denominado de nutrição de leads, exige uma atenção especial e, por isso, separamos este vídeo que ensina na prática como implementar a estratégia em seu negócio. Acompanhe! 

5- Defina metas 

Criar metas aumenta o engajamento e ajuda a definir as prioridades dos prospects, isto é, quais precisam ser mais bem trabalhados por sua equipe comercial. 

Todas as pessoas envolvidas no processo precisam ter clareza sobre quais são esses objetivos.

Assim, você detecta com mais rapidez quais ações estão trazendo ótimos resultados e o que precisa ser melhorado. 

Por exemplo: suponhamos que a landing page do seu negócio gera bastante acesso, contudo, a taxa de conversão é baixa, com base na meta estipulada. 

A partir daí, você pode fazer testes para identificar os pontos que estão prejudicando os seus resultados. 

Mas você deve estar se perguntando, “qual deve ser o primeiro passo?” Explicamos!

Comece esse processo pela copy, que é um dos elementos mais importantes de uma página de vendas. 

Captação de clientes para consultoria: quais são os principais canais? 

Uma vez que você já sabe como captar clientes para consultoria, é hora de descobrir os canais mais importantes para fazer uma prospecção. São eles: 

Outbound Marketing

Em suma, o outbound marketing é uma estratégia de prospecção ativa que aborda potenciais consumidores, sejam pessoas jurídicas ou físicas. Para isso, ele usa mídia paga, telemarketing, propaganda de TV e rádio

Ao implementar a prospecção outbound, você atua em contato direto com a audiência. Logo, pode ouvir do que eles necessitam e detectar se o posicionamento da sua marca está correto. 

Outro benefício é a segmentação, que é associada, sobretudo, aos anúncios online. Nela, você paga para que sua publicidade seja exibida somente para quem tem mais probabilidade de se tornar consumidor. 

Em contrapartida, trata-se de um modelo de prospecção que causa rejeição por parte do público, uma vez que ele aparece em qualquer momento, seja durante um intervalo comercial ou no feed da rede social. E o pior: sem pedir permissão. 

Ademais, o outbound exige um alto investimento, o que pode prejudicar o planejamento do seu time de marketing. 

🎥 Quer saber mais? Dê o play e assista: 

Inbound Marketing 

O Inbound Marketing reúne uma série de estratégias que criam e compartilham materiais de valor para uma audiência específica. 

Assim, ele conquista a permissão de se conectar com seu potencial consumidor de maneira direta, construindo um relacionamento que pode ser duradouro. 

De maneira geral, refere-se a uma estratégia na qual os consumidores vêm até o seu negócio, envolvidos pelo seu conteúdo. 

A partir daí fica mais fácil mostrar suas soluções e convertê-las em consumidores e até promotores do seu negócio. 

🎥 Aliás, confira este vídeo e entenda na prática como funciona o Inbound Marketing: 

Marketing Boca a Boca 

O marketing boca a boca, por sua vez, é uma estratégia oriunda, sobretudo, dos clientes do negócio, que divulgam o seu serviço para amigos, colegas de trabalho e parentes. 

Essa prática tende a ser bastante econômica para a empresa, pois reduz os investimentos em marketing e publicidade, especialmente aquelas que ainda dependem de opções tradicionais, tais como TV e rádio. 

🎥 Dê o play no vídeo abaixo e saiba mais detalhes sobre o marketing boca a boca:

Já sei como captar clientes para consultoria, e agora? 

O próximo passo é com você! 

Faça um planejamento, analise a concorrência, monte um perfil de consumidor ideal, construa uma relação duradoura com seus clientes e defina metas. 

Em paralelo, teste os canais que ajudam a captação de clientes para consultoria, para que você identifique aquilo que traz mais resultado. 

Contudo, é importante frisar que estratégias de prospecção não são suficientes para atrair e manter o seu cliente ativo. 

Um outro ponto que você tem que se atentar é em relação a escolha da plataforma para prestar a consultoria. Ela precisa oferecer o máximo de recursos para você.

Além disso, quanto melhor for essa plataforma, mais credibilidade você passará para o seu aluno. É por meio dela que você marcará reuniões com ele, enviará as orientações, tirará as dúvidas mais pertinentes etc.

Quer uma dica? Assista este vídeo e conheça a EAD Plataforma: 

Saiba mais sobre a EAD Plataforma 

Com a EAD Plataforma, você pode ministrar aulas ao vivo com chat, promover assinaturas e recorrência, oferecer certificados e até mesmo fazer suas cobranças.

Em resumo, é uma forma muito mais prática para administrar a sua consultoria online, aumentando a satisfação dos seus alunos. 

Agora que você já sabe como captar clientes para consultoria e qual é a melhor plataforma para o seu negócio,acesse nosso site e teste gratuitamente a EAD Plataforma. Aproveite! 

Deixe seu comentário!
Fabio Godoy