Estratégia de inbound marketing

Estratégia de inbound marketing para o produtor de conteúdo: como fazer?

Uma das formas mais eficazes e econômicas de trabalhar com marketing hoje em dia é investindo em uma boa estratégia de inbound marketing. 

Isso porque segundo uma pesquisa da Hubspot, 73% das empresas e marcas participantes utilizam inbound marketing como abordagem principal no marketing digital. 

Mas ele só funciona se a estratégia por trás estiver alinhada com a sua realidade e a do seu produto. E é nisso que muitos pecam na hora de colocar a mão na massa, não obtendo os resultados que um inbound marketing estratégico tem a capacidade de oferecer.

É por isso que neste artigo você vai aprender qual a importância de definir e como fazer uma estratégia de inbound marketing e ainda vai conhecer alguns exemplos práticos para começar hoje mesmo! 

Gostou? Então veja tudo isso a seguir!

O que é estratégia de conteúdo inbound marketing?

Inbound marketing é uma forma orgânica de se aproximar das pessoas a fim de vender algo. Mas para isso, você precisa ganhar a confiança do seu público. 

No marketing tradicional (também chamado de outbound marketing), existem as propagandas nas quais a marca vai até o cliente a fim de vender algo. Já no inbound é o cliente (ou possível cliente) que se aproxima da marca, porque ela oferece conteúdo de qualidade.

Como usar inbound marketing?

O inbound marketing pode ser usado de diversas maneiras por meio da internet. É com ela que você consegue criar uma jornada do cliente produzindo conteúdos que realmente agregam. E é a partir dessa entrega que a confiança entre cliente e empresa se molda. 

Mais para frente você verá 3 exemplos de como usar o inbound marketing: pelo SEO, pelos leads e pelas redes sociais.

Saiba mais: Conheça 8 ideias de como atrair clientes para o seu negócio!

Qual a importância de definir uma estratégia de inbound marketing?

O diferencial do inbound marketing que permite dar tão certo é justamente a especificidade dos conteúdos que conversam diretamente com o seu público. 

Ou seja, ao invés de passar uma propaganda genérica na televisão para qualquer um, é oferecido um conteúdo relevante para um público que já está interessado. Isso faz com que as chances de êxito no negócio sejam maiores.

Imagine, por exemplo, alguém que venda cursos online de inglês. É mais eficaz fornecer conteúdo de qualidade especificamente para pessoas que querem aprender inglês ou para qualquer pessoa, independentemente se ela já sabe inglês ou se não tem vontade alguma de aprender?

E é com uma boa estratégia de inbound marketing que você oferece o seu conteúdo exatamente para as pessoas que desejam consumi-lo. Mas como fazer esse tipo de segmentação? Por meio da internet, é claro! 

Como montar uma estratégia de inbound marketing?

Para criar uma estratégia de inbound marketing é necessário seguir as seguinte etapas:

  • Definir os objetivos;
  • Criar a persona;
  • Escolher o canal;
  • Produzir conteúdo relevante;
  • Mensurar os resultados.

Vamos entender melhor cada uma delas a seguir.

  1. Definir os objetivos: o primeiro passo é definir quais são os seus objetivos. Ganhar seguidores? Vender um produto? Adquirir autoridade? 
  1. Criar a persona: depois, você deve criar o seu cliente ou usuário ideal para o seu objetivo. Essa parte é muito importante pois irá ajudar na hora de definir tanto o canal quanto a linguagem que deve ser utilizada. 
  1. Escolher o canal: chegou a hora de escolher qual canal é melhor para a sua persona. Pesquise se ela está nas redes sociais, nos sites de busca etc. Em qual parte da internet o seu público se faz mais presente? 
  1. Produzir conteúdo relevante: com o objetivo, persona e canal definidos, você deve começar a oferecer conteúdo para o seu público, de modo que seja algo relevante e que converse com as dores da sua persona.
  1. Mensurar os resultados: por fim, mensure os resultados para garantir que a sua estratégia está dando certo. Essa é a etapa na qual você também corrige os problemas identificados. 

Saiba mais: Aprenda como usar arquétipos para atrair clientes e impulsionar suas vendas!

Estratégias de inbound marketing: exemplos

Agora que você já aprendeu como criar a sua estratégia de inbound marketing, chegou a hora de conhecer mais alguns exemplos de estratégias que você pode utilizar para aproximar o público do seu produto.

SEO

Uma das estratégias de inbound marketing é chamada de SEO, sigla de Search Engine Optimization (otimização de mecanismos de busca, em português). 

O objetivo principal dessa estratégia é rankear as páginas do seu site ou blog em páginas de busca, como é o caso do Google. Para isso, você vai precisar investir em um bom marketing de conteúdo para que os seus textos respondam às perguntas que os usuários desses sites fazem durante suas pesquisas.

A ideia é que as pessoas cheguem ao seu site, encontrem conteúdo de qualidade que responda às duas dúvidas e passem a conhecer a sua a empresa ou produto.

Leads inbound

Outra estratégia muito comum é utilizar os leads inbound para converter contatos em clientes. Lead é um contato que você tem de um possível cliente. Ele ainda não fechou negócio com você, mas passou o contato e está em alguma etapa do seu funil de vendas

Com esse contato você tem a possibilidade de manter uma comunicação, principalmente por meio de e-mails marketing, que podem levá-lo a adquirir o seu produto. 

Você pode gerar esse leads por meio de formulários, cupons de desconto, fornecimento de e-books, pesquisas etc. Basta pedir um contato (normalmente e-mail) para você disponibilizar esses materiais aos interessados.

Redes sociais

As redes sociais também podem fazer parte de uma boa estratégia, principalmente como uma porta de entrada para o seu produto ou para criar relevância no seu nicho. São lugares mais informais, por isso, aproveite para criar uma relação e uma conexão diferente com seu público. 

Ofereça conteúdos de qualidade que ajudem os seus seguidores e ao mesmo tempo causem engajamento. Uma boa forma de crescer exponencialmente é fazer parcerias com influenciadores digitais. 

Vale destacar que dependendo dos seus objetivos e do seu público-alvo, você pode utilizar mais de uma estratégia! 

Saiba mais: Funil de conteúdo: o que postar em cada fase? 

A propósito, separamos este vídeo que te ajuda a entender melhor o que é Inbound Marketing, assista: 

Aprendeu qual a importância de uma estratégia de inbound marketing? 

Em resumo, inbound marketing é uma forma de atração de pessoas por meio do oferecimento de conteúdo relevante. 

Ela é importante para produtores de conteúdo porque atrai sem ser invasivo. Quem vai atrás de você é o consumidor, não ao contrário, como acontece no marketing tradicional. 

Mas para se sair bem nessa é necessário investir em estratégias de inbound marketing personalizadas para o seu tipo de público. Algumas das estratégias que você pode usar são: SEO, leads e redes sociais. 

Por isso, se você quer lançar o seu curso online mas não sabe como fazer, pode começar com uma boa estratégia de inbound marketing aliada à uma boa plataforma de hospedagem, como a EAD Plataforma

Afinal, não é apenas a estratégia de marketing do seu negócio que importa. A experiência do usuário na hora de utilizar o produto conta também!

A EAD Plataforma hospeda cursos e treinamentos online com uma interface simples, intuitiva e de fácil personalização. 

Ela oferece diversas funcionalidades, como:

  • Aulas ao vivo com chat;
  • Assinatura com recorrência;
  • Gestão de alunos;
  • Certificados;
  • Múltiplos Professores;
  • Provas.

Com ela você tem o controle sobre o seu negócio com transparência, tecnologia e praticidade. Venha conhecer!

Deixe seu comentário!
Fabio Godoy