Conheça 8 ideias de como atrair clientes para o seu negócio!

Não é novidade nenhuma para quem tem um negócio falar sobre a importância de captar clientes. Mas será que você sabe realmente como atrair clientes? Já se pegou pensando o que fazer para atrair clientes?

A tecnologia e a transformação digital tem mudado e muito a forma como fazemos negócio atualmente. E algumas mudanças acontecem tão rápido que sequer há tempo para se atualizar, não é mesmo?

No entanto, não importa o que inventem, uma coisa parece que nunca sai de moda: atrair clientes. O que pode mudar ao longo do caminho é como captá-los.

Mas pode ficar tranquilo que é sobre isso que vamos falar hoje: como atrair clientes hoje em dia e alavancar o seu negócio com um fluxo contínuo da etapa mais importante para quem trabalha com vendas.

Neste artigo você vai aprender 8 ideias de como atrair clientes e alavancar o seu negócio! 

Preparado(a) para saber tudo sobre como atrair mais clientes? Então boa leitura!

“Não procure clientes para seus produtos, encontre produtos para seus clientes

Seth Godin

Como atrair clientes: o que é captação de clientes?

Antes de descobrir o que fazer para atrair clientes, é preciso entender melhor o que é captação de clientes.

 A captação de clientes nada mais é do que uma estratégia para atrair consumidores que se interessem pelo seu produto ou serviço e que irão fechar negócio com você. 

Para que a captação de clientes seja satisfatória, antes de sair gastando indiscriminadamente com publicidade e mídia paga, é necessário ter um bom planejamento. Dessa forma, tudo o que você fizer a partir desse planejamento será mais eficaz.

Para isso, antes de aprender como atrair mais clientes você precisa definir muito bem três etapas do seu negócio. Veja quais são essas etapas antes de descobrir quais são as 8 ideias para atrair clientes.

Produto

Primeiramente, conheça muito bem o seu produto e todas as vantagens e benefícios que ele traz. 

Você precisa conhecer o seu produto como ninguém para definir uma estratégia boa de divulgação e para conseguir definir as outras duas etapas com assertividade. 

Persona

Defina muito bem quem é a sua persona. A persona nada mais é do que o seu cliente ideal. Ela depende diretamente do tipo de produto ou serviço que está sendo oferecido. 

É muito importante definir para quem é destinado o seu produto, pois isso irá determinar como e onde você entrará em contato com seus possíveis clientes.

Concorrência

Por fim, faça uma pesquisa sobre a sua concorrência e descubra como eles estão atraindo clientes. É muito importante estar presente onde seus concorrentes também estão. 

Desse modo, você saberá por onde deve atacar primeiro nos diferentes canais de captação.

Como atrair clientes: 8 ideias que sempre funcionam

Agora que você já sabe definir muito bem qual o seu produto, quem é a sua persona e onde está a sua concorrência, chegou a hora de aprender como atrair clientes. 

Confira abaixo 8 ideias para atrair clientes: 

Indicações 

É possível atrair novos clientes pedindo para que os seus atuais clientes indiquem o seu trabalho. 

Mas calma, você não precisa depender da boa vontade da sua clientela apenas pedindo que te indiquem. É possível criar essa boa vontade neles.

Como? Implementando um programa de indicações! Dessa forma, você pode oferecer descontos e prêmios para os seus clientes se eles indicarem você a algumas pessoas. 

Parcerias

Outra forma de atrair clientes é por meio de parcerias. Você pode fazer parcerias com algum nicho do mercado que complemente o seu.

Por exemplo, se você vende cursos online, uma boa parceria seria com uma plataforma de hospedagem.

Ou então se você oferece aulas de inglês e conhece alguém que oferece aulas de espanhol, é possível fazer uma parceria na qual o cliente ganha um desconto ao se matricular em ambos os cursos. 

Influenciadores 

Apesar dos influenciadores digitais também poderem ser considerados uma forma de parceria, acabam atraindo um público diferente das parcerias convencionais.

Afinal, os influencers acabam gerando clientes de uma forma bem mais orgânica, já que o marketing dos influencers é baseado na confiança que os seguidores depositam nesses profissionais.

Inbound marketing 

É claro que não poderiam faltar as ações de marketing para atrair clientes. Você pode apostar em inbound marketing, por exemplo. É uma outra estratégia para atrair clientes de forma mais orgânica. 

O inbound marketing é um marketing online que utiliza o marketing de conteúdo para captar clientes. Essa técnica está presente em blogs, podcasts, e-books e newsletters. 

Redes sociais

As redes sociais são ótimos lugares para atrair clientes. Instagram, Twitter, Facebook, LinkedIn, dependendo do seu público alvo, podem ser bons canais de atração de clientes.

E se engana quem pensa que só é possível captar clientes com investimentos em dinheiro nas redes sociais. É possível conquistar uma clientela de modo orgânico se você souber como e quando utilizá-las. 

Mídias pagas 

Se você já tiver uma verba a mais para investir na divulgação da sua marca, utilize as mídias pagas. 

Mídias pagas são anúncios pagos para promover uma marca ou produto. Elas podem aparecer em sites, blogs, buscadores como Google e Youtube, e redes sociais. 

Materiais e serviços gratuitos

Outra forma de atrair clientes é oferecendo materiais ricos ou serviços gratuitos. Você pode oferecer um período de teste do seu produto ou pode oferecer materiais relacionados a ele.

Apenas tome cuidado para não oferecer demais. Lembre sempre de fazer com que o material deixe o possível cliente com vontade de obter o produto.

Experiência do cliente

Por fim, ofereça uma experiência de qualidade para os seus clientes e divulgue constantemente.

Para se ter uma ideia da importância da experiência do cliente, um estudo divulgado pela Track.co constatou que 63,3% das empresas estão cada vez mais preocupadas com a reputação de seus produtos e serviços.

Ou seja, há um investimento constante por parte das empresas em melhorar tanto o produto final, quanto toda a experiência do cliente.

Por exemplo, se você oferece cursos online, vai precisar que toda a experiência de aprendizagem do seu cliente seja agradável. Nesse caso, investir em uma boa plataforma de hospedagem que ofereça todo o suporte necessário é essencial.

“Seus clientes mais insatisfeitos são sua melhor fonte de aprendizado”

Bill Gates

Essas foram as 8 ideias espetaculares para você aprender finalmente como atrair clientes!

Aprendeu o que fazer para atrair clientes?

Atrair clientes é uma das etapas principais de se ter um negócio e requer um bom tempo e recursos da sua empresa.

Mas você só irá atingir os objetivos traçados se fizer o planejamento de forma correta, além  de diversificar as formas de captar os clientes.

Utilize essas 8 ideias para atrair clientes e veja o seu negócio mudar completamente!

A EAD Plataforma está aqui para ajudar você a alavancar o seu negócio digital.

Confira também outros artigos do nosso blog:

Deixe seu comentário!
Fabio Godoy