Dicas para Instagram comercial: veja como ser estratégico na rede social

Por toda a internet, não faltam dicas para usar o Instagram comercial, afinal, a rede social se tornou uma das mais relevantes para negócios, com mais de 200 perfis empresariais ativos atualmente.

Ainda assim, mesmo com um cenário favorável para as empresas, muitas marcas ainda não estão presentes na rede. Ou, ao menos, não da forma correta. 

Pensando nisso, resolvemos trazer hoje algumas dicas para Instagram comercial, que você pode colocar em prática agora, e aumentar suas chances de ser encontrado por consumidores na rede. 

A seguir, veja quais os passos indispensáveis para aproveitar ao máximo tudo o que o aplicativo pode oferecer para o seu negócio. Confira como arrumar seu perfil e o que publicar diariamente para conquistar cada vez mais clientes. 

Dicas para instagram comercial: checklist para deixar seu perfil pronto 

Imagine que o Instagram seja como um shopping, e cada perfil comercial na rede social, uma loja. O feed das contas corporativas seriam as vitrines e o usuário, o consumidor. 

Nesse cenário, você acredita que uma pessoa que passasse pela porta da sua loja, analisando como está hoje o seu perfil, entraria e se tornaria um cliente? 

Se sua resposta foi não, chegou a hora de mudar essa situação. Abaixo, confira as dicas indispensáveis para ter um bom perfil no Instagram comercial. 

Como preencher um perfil comercial?

O primeiro passo quando falamos sobre dicas para usar Instagram comercial é o preenchimento do perfil. Afinal, por mais que não haja segredos, existem algumas boas práticas que podem deixar o perfil comercial mais interessante e atrativo.

1. Escolha um nome de usuário curto e fácil

Em geral, o nome de usuário é sempre um ponto esquecido nos conteúdos de dicas para Instagram comercial. 

No entanto, isso não poderia ser mais errado: afinal, quando um cliente for procurar por sua empresa, esse será o primeiro contato que ele terá com ela.

Desse modo, essa deve ser uma decisão estratégica, e não apenas uma escolha aleatória que você fez com as opções que estavam disponíveis. 

Lembre-se que o Instagram limita o nome do usuário em 30 caracteres, e é por meio dele que as pessoas te encontrarão.

Portanto, se você é empreendedor e trabalha com sua imagem, utilize seu nome. Já se você é uma empresa, escolha um user que tenha relação com seu negócio. 

Se possível, escolha um nome curto e sem caracteres especiais, para facilitar que seu perfil seja encontrado. 

Confira um perfil comercial que soube escolher um excelente nome para sua conta:

2. Utilize uma boa imagem de perfil

A imagem de perfil é a primeira coisa que a pessoa vê ao entrar em seu perfil. Assim, por sua importância, os cuidados ao escolher uma boa foto é uma das principais dicas para Instagram comercial.

Para uma conta corporativa de empresa, uma boa opção é usar a logo da marca. É importante ficar atento à qualidade da imagem, assim como seu enquadramento.

Não adianta usar a logo se ela está longe e o seguidor não consegue reconhecer sua empresa logo de cara. Por isso, prefira usar uma variação, se for necessário, que possibilite o reconhecimento fácil.

Já para empreendedores que utilizam sua imagem no mundo dos negócios, esse aspecto é ainda mais importante, afinal, você é a cara da sua empresa. 

Evite usar imagens de baixa qualidade e de corpo inteiro. Se for possível, utilize uma foto bem enquadrada e de alta qualidade, para reforçar a sua imagem profissional.

Veja, abaixo, um exemplo de uma foto de perfil bem escolhida: 

3. Apresente seu trabalho e missão na bio 

Para fechar a preparação do seu perfil e deixá-lo atrativo para seus seguidores, um espaço muito importante é a bio.

A biografia é o lugar que, com 150 caracteres, você precisa mostrar ao usuário porque ele deveria acompanhar sua conta corporativa. 

Por isso, o que você irá escrever deve ser bem pensado, visando explicar como funciona o seu negócio, seu nicho de atuação e as soluções que oferece. 

A ideia é que ao ler a bio do seu perfil, o visitante saiba exatamente o que irá encontrar em seu perfil. 

Outro ponto importante da biografia é o espaço para link. Agora o recurso de compartilhamento de link está disponível para qualquer usuário, independentemente da quantidade de seguidores que possui. 

Ainda assim, o link da bio deve ser uma escolha estratégica. Se o perfil comercial é da sua loja online, inserir a URL do e-commerce pode ser uma ótima pedida. 

Já para um produtor de conteúdo digital, levar o seguidor para seu site, onde há informações sobre seus infoprodutos, é o mais  interessante. 

Confira abaixo um exemplo de bom uso de uma biografia no Instagram:

Seguindo essas dicas para usar Instagram comercial, você já estará alguns passos à frente e pronto para começar a publicar os conteúdos da sua marca na rede. 

Se você ainda não conhece tudo sobre o aplicativo e não sabe como usar os recursos disponíveis, veja abaixo todas as novidades que o instagram anunciou, e pode potencializar sua presença digital:

E o que publicar em uma conta corporativa? 

Agora que você está com o perfil pronto, deve estar se perguntando o que publicar por lá, certo? Afinal, não adianta “arrumar a casa” se o conteúdo não fideliza o seguidor — e nem o transforma em um cliente. 

O bom é que também existem algumas dicas para instagram comercial que podem ajudar a direcionar a sua criação de conteúdo. Abaixo, veja as melhores estratégias para utilizar.

1. Invista em conteúdos em vídeo

Os vídeos são atualmente o formato de conteúdo de melhor entrega na rede social. Por isso, uma das melhores dicas para Instagram comercial é investir em audiovisual.

Em geral, o algoritmo é uma queixa em comum entre os usuários do aplicativo, mas muitos perfis têm encontrado nos formatos de vídeo, como lives e reels (que recentemente teve sua duração aumentada para 60 segundos) uma oportunidade de crescer a conta e aumentar o engajamento.

Assim, para aproveitar essa onda, faça vídeos curtos sobre o seu negócio. Se você é uma empresa de produtos físicos, mostre o preparado do produto, o processo de embalo, formas de utilizá-lo no dia a dia.

Já para perfis de empresas de serviço ou produtores de conteúdo, aproveite para falar sobre o assunto que você domina, oferecer dicas, etc. 

Leia também: Como aprender a editar vídeo? Dicas básicas para produzir conteúdo de qualidade!

2. Mostre os bastidores da marca

Um erro muito comum entre os perfis corporativos é focar em mostrar apenas produtos e serviços, e esquecer dos conteúdos que humanizam a marca. Até porque é por meio deles que a conexão entre cliente e marca realmente acontece.

Por isso, essa é uma das melhores dicas para Instagram comercial: mostre os bastidores da sua empresa. Convite os seguidores para participar do universo da marca do seu negócio.  

Isso envolve mostrar desde a etapa de produção, para quem atua com produto físico, aos processos internos que uma empresa que oferece serviços precisa passar, e o consumidor não faz ideia. 

Aproveite a rede para mostrar também quem faz o seu negócio acontecer, apresente as pessoas, mostre rostos, tudo isso faz parte de uma estratégia de humanização. 

Lembre-se que as redes sociais são redes para se relacionar com pessoas, e seu cliente irá se conectar com outra pessoa, não apenas com sua empresa. 

Abaixo, você pode conferir mais algumas dicas para humanizar sua marca no vídeo da Paula Tebett: 

3. Crie posts de interação 

Por fim, outro aspecto que você não deve esquecer é de sempre estimular a interação da sua audiência com suas publicações. 

Seja por meio do CTA nas legendas ou de um conteúdo colaborativo, que pede a participação dos seguidores por meio dos comentários, é indispensável que você crie estratégias para aumentar a interação com a sua conta.

Para isso, você pode investir no Instagram stories, que possui diversos recursos que favorecem essa troca com os seguidores. 

Abrir caixas de perguntas, inserir enquetes, estimular a reação com emojis, todas essas funcionalidades podem aproximar mais seus seguidores da sua empresa. 

A seguir, confira outros truques que podem ajudar a ter mais visualizações, engajamento e interação no recurso de stories da plataforma:

Agora que você já sabe as melhores dicas para Instagram comercial, chegou o momento de aprofundar seus conhecimentos em produção de conteúdo para você nunca mais enfrentar dificuldades na hora de criar uma publicação.

Abaixo, veja outros artigos que podem te interessar:

Deixe seu comentário!
Fabio Godoy