ideias para postar no instagram comercial

Sem ideias postar no Instagram comercial? Veja algumas inspirações que podem ajudar

O instagram é uma excelente plataforma para quem deseja se conectar de uma forma mais próxima com o seu público. Mas manter uma audiência engajada requer muito esforço e criatividade. Afinal, não é todo dia que você terá milhões de ideias para postar em seu instagram comercial.

Um dos maiores temores de quem produz conteúdo para as redes sociais é o tal bloqueio criativo, especialmente quando se trata de criar muito e com constância. 

No entanto, são justamente as ideias criativas para postar no instagram que irão fazer um perfil decolar.

Faz tempo que a então rede social de fotos deixou de ser uma plataforma de compartilhamento apenas cliques de comida, paisagem e selfie 

Hoje, cada vez mais, vemos o instagram como uma importante ferramenta de divulgação de negócios. Não à toa, mais de 200 milhões de contas empresariais são acompanhadas diariamente na rede. 

A verdade é que o instagram é uma grande vitrine para divulgar trabalhos, produtos e serviços, e fazer postagens relevantes e criativas é o que irão prender a atenção dos seguidores. 

Dessa forma, veja, a seguir, cinco boas ideias para postar no instagram comercial e mantenha uma frequência de postagens, conquiste novos seguidores e, mais importante, entregue valor para sua audiência. 

Pronto para clarear as ideias? Então vamos lá! 

Ideias para postar no instagram comercial: top 5 para colocar em prática 

1. Conte histórias

Certamente você já ouviu falar que não há nada mais poderoso do que uma boa história

E na Internet, entre as milhares de postagens que acontecem todo dia, contar uma história pode ser uma estratégia muito interessante para conseguir destaque. Afinal, não é à toa que o termo storytelling tem feito tanto sucesso.

Por isso, entre as ideias mais criativas para postar no instagram, pensar em um formato e abordagem únicos para apresentar um case de sucesso, ou algo relevante que acontece nos bastidores, pode ser uma forma de conquistar a audiência.  

2. Dê dicas práticas

Post @agenciadebolso__

Por mais que as redes sociais sejam conhecidas para fins de relacionamento e entretenimento, como vimos com a prevalência das contas comerciais, ainda há muito espaço para os conteúdos informativos e de valor. 

Dessa forma, sempre que estiver pensando em ideias para postar no instagram comercial, não menospreze a grandeza dos posts que ensinam e agregam.  

Um guia rápido, em formato de carrossel ou contínuo, contendo tópicos sobre o seu nicho, por exemplo, além de atrativo, pode ser bem interessante para os resultados da sua conta. 

Afinal, se o conteúdo postado for interessante para os seguidores, certamente ele será salvo para ser consultado novamente depois. 

Além disso, ao optar por publicações no estilo carrossel, você aumenta seu espaço de trabalho, deixando o conteúdo mais fácil de absorver do que apenas uma imagem e legenda enorme.

Se você é um designer, por exemplo, e passa por um conteúdo com os seguintes dizeres em seu feed “10 bancos de imagem gratuitos para usar em suas artes”, muito provavelmente irá salvar aquela postagem para ter a informação sempre em mãos. 

3. Compartilhe depoimentos

Vamos supor que você utilize o um instagram comercial para divulgar seus infoprodutos. Você pode fazer uma excelente publicação falando do quão bom seu curso online é, mas certamente se uma terceira pessoa o fizer, aos olhos do público, será muito mais confiável.

Não acredita? Então veja os dados da PwC, da pesquisa Global Consumer Insights Survey 2018

  • no Brasil, 40% dos participantes citam a confiança na marca como um dos principais atributos para comprar;
  • no entanto, apesar da confiança ser importante, os consumidores dependem da opinião de outras pessoas para decidir comprar. 

Dessa forma, podemos entender que acrescentar os depoimentos dos seus já alunos pode ser uma das melhores estratégias para não apenas divulgar o seu negócio, mas oferecer uma prova social de que o seu trabalho é, de fato, bom e confiável. 

Pense que, depois de ouvir ou ler um depoimento de um cliente satisfeito, o consumidor estará muito mais disposto a também consumir de você. 

Leia também: Marketing digital para pequenas empresas: 6 estratégias para atrair clientes

4. Mostre seus bastidores

Story @garotasestupidas

Se tem uma ideia para postar no instagram comercial que nunca ficará ultrapassada é mostrar os bastidores, mostrar quem está por trás daquele perfil, quem é o responsável por todo aquele trabalho e como ele acontece.

Esse tipo de publicação é indispensável para contas comerciais, pois, apesar da grande presença de empresas, a essência das redes sociais ainda é a interação entre pessoas. 

E, no fim, sabemos que pessoas se conectam com outras pessoas e suas histórias.

Por isso, não economize nas publicações mais pessoais. Aproveite os recursos disponibilizados pelo app, como o Reels, que se tornou uma febre entre os criadores de conteúdo da rede. 

Utilize os até 60 segundos de forma estratégica para mostrar todo o trabalho que o seguidor não faz ideia que acontece por trás de cada novo produto. 

Leia também: Como divulgar um curso no Instagram? 8 ideias para inspirar e conquistar clientes!

5. Informe e ensine

Uma excelente estratégia para mostrar a sua autoridade em seu nicho de atuação é por meio dos ensinamentos, dicas e conteúdos de valor. Por isso, sempre que você estiver sem ideias criativas para postar no instagram, aposte nos conteúdos informativos. 

As dicas são um tipo de postagem que funciona muito bem na rede social. Elas geram engajamento, curiosidade e é de fácil consumo. 

Além de fazer com que os seguidores parem para ler, gerando o tempo de tela – muito importante para que o seu conteúdo seja considerado relevante e apareça para mais pessoas. 

Leia também: Gamificação no EAD: Aumente o engajamento dos seus cursos online

Construa sua autoridade e comece a monetizar!

As redes sociais são, hoje, o caminho mais rápido para se conquistar uma audiência fiel. Isso não quer dizer, porém, que a jornada é simples e fácil. 

Como vimos, ter ideias para postar no instagram comercial pode ser complicado, mas com um pouco de criatividade e inspiração, muita coisa legal pode sair.

Por isso, aproveite as nossas sugestões para começar a alimentar seu perfil com conteúdos que vão dar visibilidade ao seu trabalho e fortalecer o seu negócio. 

Acredite, com uma audiência engajada e fiel, você pode até mesmo fazer dinheiro com as redes sociais, especialmente com os infoprodutos. Por isso, se você deseja alavancar seu trabalho online, não perca tempo, comece já a investir na produção de conteúdo. 

Veja nosso conteúdo “Como ganhar dinheiro com conteúdo digital? 5 caminhos para seguir e se tornar referência na rede” e aprenda a transformar publicações estratégias em oportunidades. 

Deixe seu comentário!
Fabio Godoy