como-criar-desafios-instagram

Como criar desafios no Instagram? Passo a passo para usar a estratégia a seu favor

Quer multiplicar o alcance das suas postagens nas redes sociais? Então você precisa entender como criar desafios no Instagram!

A tendência, que ganha espaço na rede desde o popular Ice Bucket Challenge (desafio do balde de gelo, em que uma corrente foi criada e os participantes do desafio tomavam “banho” com um balde repleto de gelo), é um caminho para viralizar conteúdos, envolver seguidores e divulgar um produto ou serviço.

Quer entender como fazer isso? Continue a leitura e descubra! 

Que tipo de negócio pode criar desafios no Instagram? 

É muito comum encontrar, no Instagram, páginas associadas a produtos de emagrecimento ou mesmo mentorias e coaches. Porém, a verdade é que qualquer segmento pode criar e lançar um desafio no Instagram. O elemento-chave, em todos os casos, é o mesmo: a criatividade

Trabalha com aulas online? Que tal fazer um desafio relacionado à educação? Algo como uma maratona de estudos ou a realização de exercícios em etapas? 

É professor de música? Estimule os alunos a cumprirem desafios que levem à composição de uma canção no instrumento ensinado!

Por que fazer desafios no Instagram? 

Fato é que, independentemente do seu setor de atuação, é possível utilizar o recurso dos desafios para; 

  1. engajar seu público no Instagram;
  2. apresentar uma metodologia de trabalho ou um produto; 
  3. fortalecer seu marketing de relacionamento; 
  4. segmentar o público (identificando a base de seguidores com maior potencial de conversão no funil de vendas);
  5. ativar gatilhos de vendas, como da exclusividade (oferecendo condições exclusivas para os participantes). 

Como criar desafios no Instagram?

Agora você já sabe que a estratégia funciona para o seu negócio, e isso independe do seu setor de atuação. Que tal avançar mais um passo e entender, de vez, como criar desafios no Instagram? 

Aqui vai nosso guia com as principais etapas a seguir: 

1. Desenhe a estratégia do desafio

O passo inicial para entender como criar desafios no Instagram é criar a estratégia. Neste momento, vale investir em um brainstorming com outros profissionais da empresa ou mesmo dedicar uma tarde a colocar no papel potenciais ideias. 

O objetivo, aqui, é encontrar um sentido para o desafio. Ao fim do processo, você deverá saber: 

  • Qual será o motor do desafio ou sua atividade principal? 
  • Quantas fases ele terá?
  • Como os participantes saberão que passaram de fase?
  • Contrapartidas para a participação (divulgar nas próprias redes? Participar de um grupo fechado? Se inscrever em um formulário?);

3. Comunique o desafio a seus seguidores

Após estruturar o desafio, é hora de utilizar as suas redes para divulgá-lo. Os melhores caminhos para esta comunicação também dependem do objetivo traçado.

Suponhamos, por exemplo, que o objetivo seja a criação de uma música autoral a partir das lições de violão apresentadas semanalmente por um professor em seu Instagram

Nesse caso, ele pode divulgar o desafio em uma live temática, criando uma publicação específica ou mesmo chamadas pontuais em seu Instagram Stories. 

3. Se achar interessante, crie um grupo de Melhores Amigos para aproximar a comunicação

Outra dica para segmentar o público participante do desafio é incluí-los em um grupo de Melhores Amigos. Dessa forma, o conteúdo compartilhado será exclusivo para quem se comprometeu a participar das tarefas.

Lembre-se de que o grupo não tem, como objetivo, restringir o desafio apenas às pessoas participantes. Esta é uma estratégia complementar, que facilita o envio de mensagens a partir do perfil do criador do desafio para um grupo que já demonstrou interesse em participar. 

4. Lance templates personalizados para a divulgação dos desafios

Ao entender como criar desafios no Instagram, você perceberá o quão importante é tentar viralizar o processo. Afinal, os virais são o caminho mais efetivo para ampliar o público alcançado por um material digital de forma orgânica. 

Por isso, aposte em recursos como a criação de templates personalizados para divulgar os desafios. Vamos voltar ao exemplo do professor de vídeo, trazido anteriormente.

Que tal um template no qual os participantes preencham informações sobre seu processo de composição? Se, além do template, seu desafio tiver uma hashtag própria, o potencial de alcance ganha ainda mais tração! 

5. Estimule o compartilhamento das etapas nas redes sociais dos participantes

O compartilhamento de informações sobre um mesmo tema em redes diversas é um prato cheio para o algoritmo do Instagram. Por isso, estimule os participantes do desafio a postarem as etapas em seus perfis pessoais. 

O template personalizado da etapa anterior é um dos recursos possíveis para estimular este compartilhamento. Além disso, desafios realizar em formato de vídeo têm um grande potencial de viralização, como aconteceu recentemente com o desafio “One hand two hand challenge” (voltado para a prática de exercícios físicos) .

6. Ao fim da tarefa, reconheça aqueles que participaram e ofereça benefícios aos participantes

Lembre-se de que, acima de tudo, entender como criar desafios no Instagram é, também, sobre como vender mais. Sejam desafios voltados ao emagrecimento ou à mudança de vida, a maioria das iniciativas têm, como pano de fundo, a venda de um produto ou serviço.

Dessa forma, não se esqueça de encerrar as etapas com uma isca para a conversão de clientes. 

É professor de música? Ofereça descontos para a matrícula em seu curso completo. Para isso, disponibilize o link da sua plataforma EAD no grupo de Melhores Amigos e mostre aos participantes o quão reconhecidos eles foram por sua participação. 

Dica de ouro: ao fazer desafios no Instagram, mantenha em mente que a participação é muito mais valiosa do que a vitória. Portanto, certifique-se de reconhecer e valorizar todos os que se dispuseram a participar, e não apenas os que cumpriram as etapas com sucesso. 

Dicas para converter seguidores em clientes do seu negócio após o desafio 

E aí, gostou de descobrir como criar desafios no Instagram? Com os passos mostrados neste artigo, você já pode formular sua estratégia e colocar em prática a metodologia de captação de leads. 

Para te ajudar a garantir o sucesso do seu plano de ação, deixamos aqui algumas dicas importantes para converter seguidores em clientes após o fim do desafio: 

Utilize um formulário de cadastro para obter informações-chave (como telefone e e-mail) dos participantes;

Mantenha o marketing de relacionamento em funcionamento! Envie mensagens periódicas, estimule o cumprimentos das etapas e coloque-se como um mentor do desafio;

Colete depoimentos e utilize-os como provas sociais dos desafios seguintes; 

Se for oferecer um curso online, certifique-se de que sua plataforma e-learning seja funcional e atrativa para os alunos. 

Aliás, nós podemos ajudar com este último tópico! A EAD Plataforma é a solução perfeita para quem quer oferecer cursos online em uma interface simplificada e otimizada para alunos e tutores EAD.Quer conhecer nossa ferramenta? Preencha o formulário e ganhe acesso gratuito a todas as funcionalidades por 7 dias!

Fabio Godoy