como dar aulas de música online

Como dar aulas de música online? Passo a passo completo

Se você é apaixonado por música e um professor empreendedor, deve estar se perguntando como dar aulas de música online. Dá para se planejar na hora de gravar os vídeos e ensinar os alunos a distância?

Com certeza! E é isso o que você descobrirá no artigo de hoje. 

O fato é que usar a internet para dar aulas já é uma realidade há alguns anos. Um estudo divulgado pelo INEP, no ano passado, mostrou que o número de estudantes que optam pelo ensino a distância saltou 378,9% entre 2009 e 2019.

Além de o conhecimento romper barreiras, as vantagens para alunos e professores são inúmeras. E tem mais: o ensino a distância é democrático. É para qualquer tipo de curso, de qualquer segmento. Inclusive a música!

Mas, enfim, quer conferir o passo a passo para expressar toda a sua paixão musical, de forma online, e ajudar outras pessoas a tocarem um instrumento? Então vem com a gente. Boa leitura!

6 passos para entender como dar aulas de música online

Passo 1: elabore um roteiro

Antes de começar a dar aulas de música pela internet, é importante saber que você está montando um negócio. Isso quer dizer que, como em todo trabalho, você precisa de um planejamento.

Portanto, comece respondendo as seguintes perguntas:

O curso terá qual tipo de formato? 

Defina se as aulas serão ministradas ao vivo ou apenas por meio de conteúdos gravados. Ou, quem sabe, elas sejam uma mescla desses dois formatos?

Qual será o modelo de curso?

Depois, procure determinar quais serão as etapas do curso, do início ao fim. Por exemplo, haverá cursos básicos, intermediários e avançados? A estrutura seguirá o modelo clássico de apresentação, introdução, exercícios e avaliação final?

Quais serão os módulos do curso?

Quantas aulas serão práticas e quantas serão teóricas? Elas farão parte do mesmo módulo ou virão em conteúdos separados?

E as aulas em si, como serão?

O que você vai falar no início, no meio e no fim? Procure escrever esse conteúdo e treiná-lo bem, para conseguir ensinar com mais naturalidade. 

Você pode usar técnicas de storytelling (ou seja, contar histórias), para prender ainda mais a atenção dos alunos.

Quer saber mais sobre o assunto? Dá uma olhada neste vídeo!

Leia também: Como fazer uma videoaula criativa e cativante

Passo 2: invista nos equipamentos de gravação

Mais um importante passo sobre como dar aulas de música online é escolher equipamentos de qualidade — além, é claro, do seu próprio instrumento musical. 

Apesar de precisar gastar um dinheiro aqui, provavelmente você não terá outros custos altos no decorrer da produção. Então, vale a pena investir em:

  • uma boa conexão de internet, juntamente com um bom computador;
  • uma câmera (ou uma webcam). É ideal que ela filme em HD, para manter um bom padrão de transmissão;
  • um tripé, para apoiar a câmera e estabilizar a imagem durante as filmagens;
  • um microfone de lapela, para gravar o áudio com melhor qualidade;
  • uma caixa de som externa, se o seu instrumento exigir amplificação.

Passo 3: ajuste o cenário

Na hora de construir um cenário para iniciar suas gravações, é importante se atentar à acústica do ambiente. Além de ser um local sem eco, o “miniestúdio” deve ter boa iluminação e não apresentar muitos ruídos externos.

Antes de gravar um vídeo, lembre-se de deixar os objetos sempre à mão (por exemplo, os cabos, as tablaturas, os materiais de consulta etc.), para que você não precise sair de cena para buscá-los.

É ideal, também, colocar a câmera no tripé e fazer testes de posicionamento, captando algumas imagens. Procure enquadrar a cena de um jeito que mostre bem os instrumentos, com cada acorde e nota que você tocar.

Leia também: Saiba como montar um estúdio de videoaula

Passo 4: grave suas aulas

Agora, sim: câmeras, luzes e ação! Seguindo o roteiro que você elaborou no passo 1, é hora de iniciar a gravação das aulas — ou de transmitir o conteúdo ao vivo.

Se você optar por filmar, é importante editar as cenas depois, para cortar partes desnecessárias. 

Se for fazer aulas ao vivo, você pode contar com o Zoom, o Skype e o Meet — ou com outra plataforma que ofereça a disponibilidade de lives. Assim, você pode marcar um horário com o aluno e fazer a transmissão em tempo real (usando os equipamentos que comentamos no passo 2). Confira no vídeo abaixo como fazer uma boa aula ao vivo!

Aqui também é importante não se limitar aos vídeos. Procure elaborar materiais de apoio (partituras, artigos, ebooks etc.) e disponibilizar aos alunos. Isso vai te ajudar a enriquecer o curso!

Passo 5: hospede seus vídeos em uma plataforma

Já imaginou contar com um site que te ofereça toda a estrutura para gerenciar seus cursos? Existem opções de plataformas para você hospedar os vídeos — e fazer interações diretas com os alunos.

No mais, uma boa plataforma possibilita que você acompanhe os resultados do curso, como a frequência das aulas. Você pode gerenciar matrículas e pagamentos, integrar com outros sites de vídeo (YouTube e Vimeo) e ainda emitir certificados de conclusão de curso.

Por falar no certificado, quer aprender como usar esse recurso na EAD Plataforma? Confira a seguir!

Passo 6: divulgue o curso

Agora que você já viu os passos iniciais sobre como dar aulas de música online — gravando os conteúdos e aproveitando o máximo de ferramentas ao seu dispor —, é hora de colocar a mão na massa para vender o curso.

Nesse sentido, suas redes sociais podem ser uma importante estratégia — principalmente o Facebook e o Instagram. Procure publicar posts a cada semana, que divulguem novas aulas ou condições especiais sobre o curso.

Você pode, inclusive, patrocinar esses conteúdos, para que eles apareçam para mais gente. Quer aprender a fazer isso usando o Gerenciador de Anúncios do Facebook? Veja aqui:

Dica bônus: inove sempre

Se você costuma ler o nosso blog, deve saber como a gente gosta de falar em inovação. Nada mais justo: é ela que move um negócio, ajudando a diferenciar você do seu concorrente.

E inovação não poderia faltar num conteúdo sobre como dar aulas de música online! Por exemplo, que tal marcar um show em tempo real para os seus alunos se apresentarem? Eles podem usar o que aprenderam durante o curso, mostrando a evolução. Competições, premiações e outros tipos de brincadeira também podem ser uma boa ideia!

E então, o que achou desta matéria? 

Esperamos que ela tenha te ajudado a entender como dar aulas de música online pode ser muito interessante para você. Compartilhar suas experiências e ajudar outras pessoas a se apaixonarem por um instrumento musical é incrível!

Quer conhecer mais sobre a EAD Plataforma e saber como a gente pode ser seu parceiro nesse negócio? Faça um teste gratuito a partir de agora!

Deixe seu comentário!
Fabio Godoy