como-aprender-editar-video

Como aprender a editar vídeo? Dicas básicas para produzir conteúdo de qualidade!

Sabia que 75% dos cursos 100% a distância utilizam o recurso das vídeo aulas como uma das principais ferramentas de ensino? Se você trabalha no segmento, aprender como editar vídeo pode te ajudar a se diferenciar da concorrência e a oferecer conteúdos engajantes e dinâmicos para os alunos. 

Mas se o seu setor não é o educacional, também temos uma estatística para você! De acordo com a pesquisa TIC Domicílios, 73% dos brasileiros têm o hábito de assistir e compartilhar vídeos em sua rede social e com amigos. Isso mostra o poder deste formato de conteúdo para o empreendedorismo digital de quaisquer segmentos.

Ao longo do artigo de hoje, você vai entender como aprender a editar vídeo com dicas operacionais e estratégicas sobre o tema. Boa leitura! 

Edição de vídeo: entenda o processo completo

O primeiro passo para aprender a editar vídeo é compreender o processo como um todo. Quem acha que, para produzir diferentes tipos de conteúdos digitais em vídeo, basta captar imagens, cortar aquilo que não serve e finalizar a produção definitivamente precisa ter atenção a este tópico.

Isso porque o processo de edição de vídeos é minucioso, e demanda do produtor de conteúdo bastante dedicação e tempo.

A seguir, faremos um tour pelas principais etapas da edição de conteúdo audiovisual. Preparado? Vamos lá! 

Upload do material

Após a finalização da etapa de captação (filmagem) das imagens do vídeo, é hora de dar início à edição. E o primeiro passo para iniciar este processo é fazer o upload do material no software de sua preferência. 

Lembre-se: independentemente da sua escolha de software, sempre será necessário transportar o material captado para a interface do programa. 

Veja a seguir algumas dicas de editores de vídeo para testar! 

Organização do material 

Após transportar o conteúdo para o editor de vídeo, é hora de organizar o material. Construa uma linha do tempo com todo o conteúdo capturado e, se possível, já ordene as imagens cronologicamente. 

Por exemplo: se estivermos falando de uma vídeo aula, organize o material filmado para a introdução seguido do desenvolvimento da matéria por fim a conclusão da aula e os recados finais aos alunos. Isso vai ajudar a manter o processo fluido e ordenado. 

Corte/decupagem

A etapa de decupagem é aquela em que o produtor de conteúdo separa aquilo que será utilizado do que será descartado na produção. Podem ser excluídos erros, repetições e outros trechos do conteúdo que não agreguem ao resultado final. 

Montagem 

Agora sim, você tem em mãos um retrato fiel da cronologia do conteúdo que deseja apresentar. Neste momento, você deve afinar a linha do tempo construída na etapa de organização do conteúdo para que cumpra o objetivo do material: apresentar um tema, ensinar algo, contar uma história, despertar emoções com as imagens criadas etc. 

Veja no vídeo abaixo como Sergei Einsenstein, um dos maiores cineastas da história, transmite diferentes sensações com a montagem das mesmas imagens em contextos diferentes (ative as legendas em português no menu “Detalhes” (⚙️)  no canto inferior direito do vídeo, para entender melhor a teoria):

Ajustes de imagem (correção de cor) 

Quando a história desejada estiver transmitindo a intenção desejada, é hora de partir para os ajustes finais. 

Os primeiros dizem respeito à imagem e à cor. Assim como a montagem, a cor de um vídeo contribui para aproximar o espectador da mensagem desejada. Se você está produzindo conteúdo educacional e precisa engajar e motivar seus alunos EAD, deve utilizar cores vibrantes, que chamem a atenção. 

Ajustes de som

Finalizado o trabalho com a imagem, é hora de partir para o som! Redução de ruídos, padronização do som e inserção de efeitos fazem parte desta etapa, que, para ter resultados ainda mais satisfatórios, pode contar com o apoio de softwares de suporte, como o Audacity e o Adobe Audition

Renderização e exportação

Por fim, é hora de renderizar e exportar o conteúdo criado. Renderização é o nome dado ao processamento de todas as componentes do vídeo para a criação do resultado final consolidado. 

Após este processamento, o vídeo estará pronto para ser exportado (ou salvo) no local e formato desejados! 

Como aprender a editar vídeo? 6 dicas 

Agora sim, você já tem todo o conhecimento básico necessário sobre como aprender a editar vídeo sob o ponto de vista operacional.

Por isso, é hora de irmos um pouco além. As dicas a seguir vão te ajudar a dar os primeiros passos no mundo da edição de vídeos e a obter resultados satisfatórios mesmo sem ter uma vasta experiência na atividade. 

Confira! 

1. Saiba desde o início qual será a plataforma de hospedagem do material

Nossa primeira dica sobre como aprender a editar vídeo diz respeito às definições do material produzido. É essencial saber qual o objetivo do material para que a edição resulte em um conteúdo de qualidade para a plataforma desejada. 

Por exemplo: 

  • vídeos para Instagram Stories devem ter as seguintes especificações: 

Dimensão:1080 x 1920 px.

Extensões possíveis: MOV, GIF ou MP4.

Resolução mínima: 720p.

Proporção: 9:16

Dimensão: 1280 x 720 ou 1920 x 1080 px. 

Qualidade da imagem: HD

Resolução mínima: 720p

2. Escolha uma boa ferramenta de edição

Saber escolher a plataforma de edição também é um caminho para descobrir como aprender a editar vídeo. Afinal, esta será a ferramenta-chave para entregar o resultado buscado. 

Existem inúmeras opções de ferramentas disponíveis no mercado. Entretanto, é preciso levar em consideração aspectos como o objetivo do material e a aptidão do editor para encontrar aquele que melhor atenderá às necessidades. 

Por exemplo: 

  • se você busca uma edição rápida para vídeos de redes sociais, pode utilizar aplicativos de editores, como o inShot, o FilmoraGo ou o VideoLeap.
  • por outro lado, se deseja uma variedade maior de ferramentas e um resultado próximo do profissional, dê preferência a ferramentas como o Adobe Lightroom e o DaVinci Resolve.    

3. Conte uma história

Você já ouviu falar em storytelling? Trata-se de um recurso valioso utilizado na publicidade, no empreendedorismo digital e na educação. Ele tem, como base, a criação de histórias divididas em introdução, desenvolvimento e conclusão. Dessa forma, é possível despertar a empatia e a curiosidade do espectador e conduzi-lo por uma verdadeira jornada de superação e aprendizado ao longo dos vídeos. 

Veja um exemplo de edição de vídeo que trabalha o storytelling com maestria. Trata-se do comercial de despedida da Kombi, icônico carro da Wolkswagen. 

4. Tenha um roteiro guia

Acha que o roteiro de vídeo é uma exclusividade da captação? É hora de rever seus conceitos! O roteiro deve estar presente em todas as etapas do processo de produção de um conteúdo audiovisual, inclusive — e especialmente — a edição. 

Afinal, neste momento, as imagens captadas e desenhadas tomarão forma e serão montadas de forma a dar sentido àquilo que foi imaginado pelo realizador do projeto. 

Por isso, se você quer saber como aprender a editar vídeo, guarde esta dica: sempre solicite ou crie um roteiro para ajudar a guiar seus passos ao longo da história que precisa ser contada! 

5. Pesquise referências e dicas de especialistas em edição

Vai editar um vídeo pela primeira vez e não sabe por onde começar? Busque referências e aprenda com quem domina o assunto! Felizmente, o empreendedorismo digital nos colocou em contato facilitado com experts em temas variados, entre eles, a edição de vídeos. 

Tais profissionais compartilham experiências, estimulam trocas e divulgam novidades em seu segmento de atuação em plataformas como o YouTube e o Instagram. Por isso, nossa dica para entender como aprender a editar vídeo é acompanhar produtores de conteúdo como: 

Viu só como aprender a editar vídeo pode ser uma tarefa interessante? A verdade é que, com a ajuda de bons mentores e de uma boa pesquisa na rede, é possível sair do nível iniciante e começar a produzir conteúdo de qualidade! 

Nós podemos te ajudar a se tornar um expert em produção de conteúdo! Veja nossa lista de leituras sobre o tema: 

8 dicas para gravar video aulas;

5 melhores placas de vídeo

Como melhorar a iluminação de um vídeo?

Como inserir música no seu vídeo?

Deixe seu comentário!
Fabio Godoy