/como-comecar-empreendedorismo-digital

Como começar no empreendedorismo digital? 4 dicas para não errar!

Você pensa em criar um negócio online? Sabe como começar no empreendedorismo digital? Se a resposta foi “não” à segunda pergunta, não se preocupe. Nós vamos te ajudar com isso. 

Os negócios digitais passaram por um boom de crescimento em 2020 no Brasil. É o que confirma a pesquisa “Panorama de Negócios Digitais Brasil 2020”, realizada pela Hero Spark. De acordo com o estudo, 54% dos empreendedores digitais começaram seus negócios há menos de 1 ano. Além disso, deste total, 23% iniciaram há menos de 3 meses, reforçando a tendência de popularização do modelo. 

Se você faz parte das estatísticas ou planeja integrá-las em breve, continue lendo este artigo para entender, de uma vez por todas, como começar no empreendedorismo digital. Falaremos sobre: 

  1. Escolha um nicho de atuação
  2. Crie uma presença digital consistente
  3. Mantenha a mente aberta para a inovação
  4. Aperfeiçoe o negócio sempre 

Boa leitura! 

Por que você deve apostar no empreendedorismo digital?

Além de representar um modelo de negócio em franca ascensão no país, saber como começar no empreendedorismo digital pode abrir portas para uma forma de trabalho mais flexível e autônoma. 

A verdade é que, ao investir em um produto digital ou em um negócio online, o empreendedor tem liberdade para moldar seus horários de trabalho e decidir o quanto precisa se dedicar ao negócio. 

A seguir, falaremos com mais detalhes sobre esta e outras vantagens de apostar no empreendedorismo digital. 

1. Baixo investimento, alto retorno

Pode falar: só de ler o título deste tópico, já ficou com vontade de começar no empreendedorismo digital, não é mesmo? A verdade é que este é o modelo ideal para quem não dispõe de verbas de investimento muito expressivas, mas precisa de um retorno rápido e certeiro. 

Com um baixo volume de investimento, é possível tirar um empreendimento digital do papel. Quer ver só? 

Suponhamos que você queira abrir uma empresa de cursos online

O seu investimento será focado basicamente em: 

Em contrapartida, o retorno virá com as matrículas dos alunos, que devem acontecer de forma contínua e crescente, quanto mais efetiva for sua estratégia de divulgação. 

2. Escalabilidade

A segunda vantagem de entender como começar no empreendedorismo digital é a escalabilidade do negócio. Um negócio escalável é aquele que tem potencial verdadeiro de ampliação e crescimento. 

Quer um exemplo mais factível de negócio escalável do que algo criado e desenvolvido exclusivamente no ambiente digital? 

Dessa forma, é possível vender para públicos geograficamente distantes, ampliar o público-alvo de forma expressiva e até mesmo utilizar bases de conteúdos já existentes para aperfeiçoar o material oferecido — criando uma possibilidade de vendas conhecida como upselling.

Vamos pensar novamente no exemplo da empresa de cursos online. Trata-se de um negócio altamente escalável, já que um mesmo curso pode ser oferecido para diferentes públicos, em diferentes localidades e em grande escala. 

O mesmo acontece, por exemplo, quando o curso tem um viés corporativo. Um mesmo treinamento empresarial pode ser oferecido para inúmeras filiais de uma empresa, bem como para diferentes grupos de colaboradores. 

3. Espaço naturalmente criativo 

Por fim, não podemos deixar de mencionar o empreendimento digital como um espaço de constante experimentação. Como é volátil e dinâmico, o meio digital possibilita o uso de estratégias inovadoras e diferenciadas. 

Dessa forma, quem entende como começar no empreendedorismo digital precisa abrir a mente a ideias “fora da caixa” e à possibilidade de tentar abordagens de negócio fora do convencional. 

Como começar no empreendedorismo digital? 4 dicas 

Entender como começar no empreendedorismo digital pode te ajudar a visualizar melhor as oportunidades de negócio disponíveis. Além disso, e sobretudo, pode te auxiliar no desenho do modelo ideal para o seu investimento. 

Por isso, separamos 4 dicas-chave voltadas para quem busca compreender como começar no empreendedorismo digital. 

1. Escolha um nicho de atuação

A primeira dica pode parecer clichê, mas pode ser vital para a sobrevivência do seu negócio a longo prazo. 

Você já ouviu falar em mundo VUCA? A sigla, que significa Volátil, Incerto, Complexo e Ambíguo, é usada para definir os tempos em que vivemos. Coincidentemente, também resume muito bem as principais características do ambiente digital.

Veja no vídeo abaixo alguns dos aspectos do mundo VUCA que devem ser considerados ao começar no empreendedorismo: 

Ao mesmo tempo em que é uma fonte inesgotável de oportunidades, o mundo online pode pregar peças em empreendedores menos preparados. Afinal, novos negócios despontam a todo tempo, e um deslize pode ser suficiente para perder seu lugar a um empreendimento recém-lançado.

Para enfrentar esta batalha de gigantes com segurança, é preciso saber exatamente como se deseja atuar. Por isso, delimitar o nicho de atuação é fundamental. 

A partir daí, é possível apostar em especializações e formações (como cursos livres) que ajudem a desenvolver know-how para a gestão do empreendimento. 

2. Crie uma presença digital consistente

O segundo passo é consolidar a presença do seu negócio no mundo digital. E não estamos falando apenas da divulgação do seu produto digital. Na verdade, a presença na rede se consolida essencialmente com base naquilo que está ao redor do seu negócio, e não necessariamente no negócio em si. 

Achou essa afirmação confusa? Vamos explicar! 

Suponhamos que você investiu em uma escola de cursos livres. Este é o seu produto digital. 

Entretanto, para que o seu negócio ganhe notoriedade e reconhecimento, é preciso construir sua reputação e credibilidade em outros meios, tais como as redes sociais.   

O conteúdo oferecido em canais como o Instagram, YouTube e Facebook contribuirão para que potenciais alunos EAD se interessem pela sua empresa, e busquem mais informações sobre o produto. 

Para você ter uma ideia, de acordo com o portal Ecommerce Brasil, 97% dos consumidores busca informações na internet antes de comprar um produto.

3. Mantenha a mente aberta para a inovação

Lembra do que falamos no início deste artigo? Uma das grandes vantagens de entender como começar no empreendedorismo digital é o mundo de oportunidades relacionadas à inovação e experimentação

Entretanto, pouco adianta ingressar em um ambiente criativo se a criatividade não faz parte de você. 

Portanto, para assegurar a constante evolução do seu negócio, abra a mente para a inovação. Teste novas abordagens, conheça novas ferramentas, exercite o cérebro para novas ideias. 

Aqui vão algumas dicas de como manter sua mente aguçada e preparada para conceber estratégias diferenciadas para o seu negócio: 

4. Aperfeiçoe o negócio sempre 

Por fim, não podemos de mencionar a importância da melhoria contínua para o sucesso do seu empreendimento digital. 

Colocando as dicas anteriores em prática, você certamente perceberá constantes oportunidades de aperfeiçoamento e mudanças estratégicas no formato do negócio. 

Não se assuste com isso! Esta é a lógica natural dos negócios digitais. Ao entender como começar no empreendedorismo digital, você deve compreender também a importância de saber observar e incorporar as oportunidades de melhoria à rotina. 

Algumas dicas para aguçar a percepção e acompanhar a evolução do seu negócio são: 

Agora que você já sabe como começar no empreendedorismo digital, já pode colocar a mão na massa.

Lembre-se de que o processo deve ser contínuo e constante, e que manter a mente aberta é o maior segredo para a longevidade do negócio! Aproveite o fim da leitura para começar outra: 5 ideias para empreender na crise

Deixe seu comentário!
Fabio Godoy