como vender no instagram como afiliado

Como vender no Instagram como afiliado: tudo o que você precisa saber para começar

Basta falar as palavras trabalho, online e dinheiro que logo alguém sugere o marketing de afiliados como uma fonte de renda. 

A verdade é que o mercado de afiliação é um dos mais buscados para o trabalho online, dentro do marketing digital

Sobretudo agora, em que as pessoas estão passando mais tempo em casa, vivendo quase que virtualmente, e que a renda mensal de muitas pessoas já não é mais a mesma, o marketing de afiliados se tornou uma opção rentável para aumentar os ganhos trabalhando com a Internet. 

No entanto, a ideia de que o mercado de afiliado é uma fonte de renda fácil, não é assim não verdadeira. 

Na realidade, o marketing de afiliados exige esforço, muita dedicação e estudo constante, pois existem algumas habilidades que precisam ser desenvolvidas para conseguir o retorno desejado. 

Então, se você quer aprender como vender no Instagram como afiliado, chegou a hora de descobrir as melhores estratégias para fazer muitas vendas como afiliado e faturar. Continue a leitura e descubra! 

Como vender pelo Instagram como afiliado? 4 dicas para aplicar

1. Utilize um perfil comercial e prepare-o 

Perfil @camilocoutinho

Para começar, um dos maiores erros de quem começa a vender no Instagram como afiliado é não preparar o terreno antes de começar as divulgações. 

Com isso, queremos dizer que não basta pegar todos os seus links de afiliação e jogar na Internet de qualquer forma. 

Antes, é preciso que você torne o seu perfil atraente e o desenvolva com o pensamento estratégico em negócios. Afinal, o seu objetivo não é vender? Para isso, você precisa captar a atenção.

Assim, além de se preocupar com o username, foto, biografia e todos os elementos que compõem um perfil na rede social, é indispensável que você deixe o perfil público e opte pela conta comercial. 

Aproveite que a bio do Instagram é o único link clicável dentro da rede e use-o de forma estratégica: 

1) coloque o link de um produto digital ao qual você está afiliado e que está com as vendas abertas no momento

2) use um agregador de link, como o Linktree, para colocar mais links e uma mesma página.

Além disso, é muito importante, quando falamos sobre como vender no Instagram como afiliado, utilizar a conta comercial. 

Dessa forma, você terá acesso aos insights que o próprio app disponibiliza e conseguirá acompanhar métricas e dados que são muito relevantes, especialmente para quem vende produtos ou serviços. 

2. Mantenha uma boa frequência de postagem

Entre as estratégias para vender como afiliado no Instagram, certamente essa é uma das mais básicas. Porém, é também uma das que os afiliados mais deixam de lado.

Quando falamos em como vender infoprodutos, seja no Instagram ou outras redes sociais, manter uma frequência de publicação é indispensável para o sucesso das vendas.

Afinal, a menos que você fale sobre o produto, ninguém irá saber sobre o que se trata e se vale a pena comprar. 

Além disso, o engajamento e fidelização dos seguidores, em geral, é proporcional ao quanto você se empenha em publicar na rede. E isso vale tanto para postagens em feed, stories e outras funcionalidades que o app disponibiliza para os usuários. 

Mas nem só de frequência se vive um perfil! Afinal, se estamos falando em como vender no Instagram como afiliado, o conteúdo é muito relevante, e para trazer os resultados esperados deve ser estratégico e voltado para o nicho de atuação. 

3. Produza conteúdos relevantes e de qualidade 

Post @agenciadebolso__

Certamente você já ouviu falar em “conteúdo de valor”, não é?

Entre os profissionais de marketing, o conceito do conteúdo de valor está bem propagado e funciona quase como uma regra. 

Na prática, ele significa que se a publicação não agrega nada à vida do seguidor, seja no âmbito informativo ou do entretenimento, então não vale a pena ser postada

Para quem está entrando no mercado de afiliações, e quer saber como vender infoprodutos no Instagram, essa é, sem dúvidas, uma habilidade que precisa ser treinada.

A verdade é que seja seu perfil comercial ou não, o conteúdo é a cereja do bolo para quem chega até você. 

No caso da estratégia para vender como afiliado no Instagram, mais importante do que saber fazer excelentes artes, prefira focar seus esforços em técnicas de escrita, como o storytelling e o copywriting

Além disso, não podemos esquecer os gatilhos mentais, tão usados nas campanhas de marketing e divulgação de produtos e serviços. 

Você precisa fazer o seguidor desejar consumir aquilo que se está divulgando, portanto, foque em treinar suas habilidades em vendas. 

4. Utilize os stories a seu favor

A verdade é que nas redes sociais, as publicações possuem um tempo de vida muito curto. E, entre a chuva de postagens que são feitas a todo instante, rapidamente a sua foto ou vídeo pode acabar se perdendo por lá.

Os stories, por outro lado, por mais que seja um formato pensado para o consumo rápido (afinal, dura apenas 24 horas), também possui mais engajamento por parte dos seguidores.

Não acredita? Segundo a pesquisa de comportamento dos usuários, realizada pela Opinion Box, 62% dos entrevistados afirmam que publicam mais stories do que conteúdo no feed e 58% preferem ver stories do outros tipos de postagem.

Por isso, com tantas pessoas ativas, de olho nos stories, porque você ainda não pensou em utilizá-lo como estratégia para vender como afiliado no Instagram?

Aproveite todos os recursos que são disponibilizados pelo app, como as enquetes e caixa de perguntas, e desenvolva um relacionamento mais próximo da audiência, mesmo que você não apareça.

Lembre-se que as pessoas só compram aquilo no qual acreditam e confiam, portanto, quando falamos sobre como vender no Instagram como afiliado, prefira investir mais tempo em desenvolver um relacionamento com quem te segue, do que em conquistar novos números que não convertem em venda. 

Como vender no Instagram como afiliado? Veja essa dica bônus

Colocar todas essas estratégias em prática não é garantia de que você conseguirá converter todos os seus seguidores em compradores. No entanto, existe um recurso extra que, se você souber como usar, pode impactar positivamente em seus resultados. 

Você já ouviu falar em CTA?

Call to Action é uma chamada para ação, em português e, na prática, ele é exatamente o que o nome sugere: você convida o seu seguidor para tomar a determinada ação que você deseja. 

Por exemplo, você certamente já assistiu um vídeo no Youtube em que a pessoa pediu para que você curtisse o canal, certo? Isso foi um CTA! 

Essa é, de longe, uma das mais importantes estratégias para um afiliado. Portanto, inclua em toda publicação.

Então, para fechar com chave de ouro, anote por aí: foque em estudar técnicas de persuasão, copywriting e storytelling. 

E para começar a se aprofundar nos estudos agora mesmo, confira nosso conteúdo: Persuasão: 10 técnicas de copywriting para vender muito mais e aprenda como convencer seus seguidores e gerar mais vendas! 

Deixe seu comentário!
Fabio Godoy