Aprenda como usar arquétipos para atrair clientes e impulsionar suas vendas!

Não há dúvidas de que diversos conhecimentos de outras áreas podem se tornar uma ferramenta de marketing. É possível utilizar por exemplo os arquétipos para atrair clientes para o seu negócio. É sobre isso que falaremos neste artigo.

Uma das etapas mais importantes para vender um produto é ter o seu público muito bem definido. E existem ferramentas muito úteis para te ajudar com isso. É o caso dos arquétipos. 

Arquétipo é originalmente um conceito da filosofia antiga, que depois foi muito utilizado em estudos da psicologia. Mas foi apenas no século XX que esse conceito foi adotado pelo marketing, determinando uma guinada nas vendas com ajuda dessa ciência..

Esse assunto pode parecer um pouco complicado, mas a verdade é que quem quer atrair clientes constantemente e vender muito no seu nicho, precisa conhecer os arquétipos e aprender como aplicá-los no marketing. 

Neste artigo você vai aprender o que são os arquétipos, como utilizar os arquétipos para atrair clientes e o que fazer para atrair mais clientes utilizando esse conceito.

Gostou? Então tenha uma ótima leitura!

O que são arquétipos?

Antes de você aprender como utilizar os arquétipos para atrair mais clientes, precisa entender o que é exatamente esse conceito.

Os arquétipos são imagens mentais e padrões de comportamento que temos diante de alguns personagens ou representações específicas. 

Todos os seres humanos entendem os arquétipos de forma semelhante devido ao inconsciente coletivo, pois resultam de uma herança psicológica que todos aprendem inconscientemente geração após geração. 

Por exemplo, pense em um leão. O que ele significa para você? 

Um leão significa soberania, poder, liderança e proteção. Essa ideia prevalece para todos, em todas as sociedades e culturas. E essa ideia é replicada para diversos outros personagens e representações. 

Apesar da ideia primitiva dos arquétipos ter surgido ainda na filosofia antiga, foi com o psiquiatra e terapeuta, Carl Jung, no século XX, que ela tomou força, como um conceito da psicologia analítica. Foi ele quem concluiu que os arquétipos ficam em nosso inconsciente coletivo. 

Porém, foi Ernest Dichter, psicólogo conhecido como o “pai da pesquisa motivacional” e pioneiro na aplicação de conceitos psicanalíticos freudianos no marketing, quem começou a utilizar esse conceito para atrair clientes e vender mais. 

Em 1939 ele descobriu que era possível associar os arquétipos com alguns produtos, o que promovia lealdade dos clientes às marcas que consumiam. 

O livro “O herói fora da lei”, de Margaret Mark e Carol S. Pearson, sintetizou em 12 os diversos arquétipos estudados por Jung e os relacionou com o marketing.

Agora que você já sabe o que são arquétipos, conheça abaixo quais são os 12 arquétipos de vendas para aplicar no marketing da sua empresa e atrair clientes. 

Conheça os 12 arquétipos de vendas

  1. Explorador;
  2. Rebelde;
  3. Mágico;
  4. Herói;
  5. Amante;
  6. Comediante ou bobo da corte;
  7. Pessoa comum;
  8. Cuidador;
  9. Governador;
  10. Criador;
  11. Inocente;
  12. Sábio.

Como usar os arquétipos para atrair clientes?

Agora que você já sabe o que são e quais são os arquétipos, chegou a hora de aprender como usar os arquétipos para atrair clientes.

No momento você deve estar se perguntando o que fazer com todos esses arquétipos, não é mesmo? 

E a resposta é simples: os arquétipos servirão como base para o posicionamento da sua marca, a partir do seu objetivo final e do público-alvo.

Por exemplo, a Disney usa e abusa do arquétipo do mágico, pois quer passar uma ideia de magia, o mundo da imaginação, onde tudo é possível. É uma empresa que dialoga tanto com crianças (que por si só são sonhadoras) quanto com adultos que não deixam a imaginação morrer, que gostam do mágico.

Para manter o arquétipo do mágico presente são usados elementos que estão no nosso inconsciente coletivo, como o chapéu de mago do Mickey, os pequenos brilhos que trazem a ideia de magia, o mundo da fantasia se misturando ao mundo real.

Com isso ela consegue atrair quem realmente se interessa por seus produtos, quem tem a imaginação solta e é sonhador, pois se sente tocado por esses elementos.

Afinal, já dizia Seth Godin, autor de livros sobre negócios, “Vender para pessoas que na verdade querem lhe escutar é mais eficiente que interromper aqueles que não querem”. 

Ou seja, para atrair mais clientes e aumentar suas vendas você precisa conversar diretamente com o seu público-alvo ao invés de tentar conversar com qualquer um. 

Você precisa atrair aqueles que serão realmente impactados pelo que sua marca quer comunicar.

O que fazer para atrair mais clientes?

Os arquétipos são ótimos para estabelecer a forma como a sua marca deve ser lembrada no mercado. E isso ajuda muito na captação de clientes. 

Mas para ter um bom resultado você precisa utilizar os arquétipos a seu favor junto com outras estratégias de atração.

Confira abaixo o que fazer para atrair mais clientes em conjunto com os arquétipos de vendas:

  • Lançar um programa de indicações;
  • Firmar parcerias;
  • Trabalhar com inbound marketing;
  • Utilizar redes sociais;
  • Investir em mídias pagas;
  • Oferecer materiais gratuitos;
  • Garantir uma boa experiência para o cliente.

É possível desenvolver as estratégias acima junto com os arquétipos para atrair clientes qualificados para o seu negócio, de acordo com qual público-alvo você quer impactar.

Que tal usar arquétipos para atrair clientes?

Utilizar arquétipos para atrair clientes é uma ótima estratégia, porque ela atrai os clientes qualificados, ou seja, quem efetivamente irá querer fechar negócio com você constantemente. 

Mas lembre-se que tão importante quanto atrair clientes é também fidelizá-los. Para isso é preciso também dispor de uma boa experiência para o cliente. 

Se você oferece cursos online, por exemplo, é muito importante garantir um bom conteúdo e uma boa plataforma EAD de hospedagem ao seu cliente. 

Se esse é o seu caso, você precisa conhecer a EAD Plataforma, que com mais de 2 milhões de horas de conteúdo em +50 mil cursos, permite que você ofereça a melhor experiência de ensino à distância para cursos e treinamentos.

Com ela é possível acompanhar a evolução dos alunos em tempo real, aplicar provas, emitir certificados e contar com as melhores funcionalidades para hospedar e gerenciar seu curso online.

Além disso, você também tem proteção contra downloads e segurança para seu conteúdo.

Gostou da EAD Plataforma? Faça um teste grátis e comece agora a utilizar a mais completa plataforma de ensino a distância.

Neste artigo você aprendeu o que são os arquétipos, como utilizar os arquétipos para atrair clientes e o que fazer para atrair mais clientes utilizando esse conceito.

Conheça outros conteúdo que possam interessar:

Deixe seu comentário!
Fabio Godoy