trafego pago para afiliados

Saiba tudo sobre tráfego pago para afiliados!

Segundo dados do Moz, 71% dos usuários que fazem pesquisas nos mecanismos de busca clicam em links que se encontram na primeira página. Nem sempre é possível que o seu site esteja nesse local, por isso o tráfego pago para afiliados é uma boa opção.

Mesmo que você já tenha uma boa estratégia de SEO e um site recheado de conteúdos para divulgar seus produtos e cursos, investir em anúncios é uma maneira de acelerar seus resultados e fazer com que você seja encontrado por novos públicos.

Por isso, criamos este conteúdo para que você entenda melhor a importância dessa estratégia e possa dar os seus primeiros passos, fazendo as suas primeiras vendas em pouco tempo.

Vamos lá?

Tráfego pago para afiliados vale a pena?

Apostar no tráfego orgânico ou pago para afiliados pode se tornar uma boa fonte de renda para quem investe em técnicas eficientes de venda, no conhecimento sobre seu público-alvo e na venda de infoprodutos com uma boa viabilidade.

Veja a seguir alguns dos fatos que podem influenciar no seu sucesso como afiliado:

Público-alvo

É interessante que você escolha a dedo o público-alvo para o qual pretende vender. De preferência, escolha um com o qual você tenha certo conhecimento sobre a área ou até mesmo já tenha uma certa influência.

Dessa forma, você conseguirá identificar os melhores gatilhos e técnicas para vender o seu infoproduto, além da possibilidade de já ter um público que confia nas suas indicações, facilitando o processo de vendas.

Viabilidade

Também é importante avaliar a viabilidade do produto, ou seja, se ele oferece uma boa comissão. Dessa maneira, você não perderá dinheiro por comprar anúncios de divulgação.

Vale a pena calcular o retorno sobre investimento (ROI) do infoproduto para verificar se os gastos com tráfego pago não afetarão a sua margem de lucro.

Qualidade do conteúdo

Outro ponto a se considerar é a qualidade do produto a ser comercializado. Se o conteúdo do seu infoproduto não for bom ou se a sua landing page não for atraente, ficará difícil fazer conversões.

Ao ofertar um produto de qualidade em sua estratégia de afiliados, os seus compradores terão confiança nos produtos ofertados por você e estarão inclinados a adquirir outros produtos ou serviços que você oferecer.

E para saber se o seu produto é de qualidade, siga as nossas dicas:

pesquise e faça teste no produto a ser divulgado;

  • conheça a reputação da marca;
  • avalie a qualidade do suporte que a empresa oferece aos seus clientes;
  • entenda qual a política de reembolso ofertada pela marca;
  • converse com outros afiliados que divulgam produtos da mesma empresa.

Qual o melhor tráfego pago para afiliados?

Existem diversos locais nos quais o afiliado pode investir em publicidade paga para divulgar os seus produtos. Conheça algumas delas a seguir e descubra qual a melhor para você:

Google Ads

Ideal para intenções de busca, o Google Ads é eficaz para produtos ou serviços mais específicos. Os anúncios aparecem nos resultados de pesquisa, atingindo usuários que já estão procurando informações relacionadas.

Facebook Ads

É uma ótima opção para quem busca segmentação demográfica e de interesses. O Facebook Ads é eficaz para produtos de consumo e nichos específicos. Permite anúncios visuais e interativos, atingindo uma ampla audiência.

LinkedIn Ads

Mais orientado para o mercado B2B, o LinkedIn Ads é eficaz para afiliados que visam vender para profissionais e empresas. Oferece opções de segmentação específicas para negócios. Um tipo de infoproduto que pode fazer sucesso nessa plataforma são os cursos de desenvolvimento pessoal.

Instagram Ads

Integrado ao Facebook, o Instagram Ads é eficaz para produtos visuais e segmentação demográfica mais jovem. Oferece anúncios visuais e histórias, aumentando o engajamento. Se você oferece infoprodutos para a área de fotografia, por exemplo, pode conseguir um bom público por meio de anúncios no Instagram.

Quanto devo investir em tráfego pago?

Essa é uma pergunta um tanto complexa, sendo importante avaliar alguns pontos para definir o melhor orçamento para a sua estratégia de venda. Para te ajudar a entender como ser um afiliado de sucesso, separamos algumas dicas de como começar a investir:

Comece aos poucos

Separe um pequeno orçamento para as suas primeiras campanhas de tráfego pago, até que você tenha maior segurança e conhecimento para investir em campanhas maiores e mais elaboradas.

Além disso, esse momento inicial é perfeito para que você teste diferentes campanhas e segmentações, até encontrar a campanha perfeita para o seu produto. Faça testes A/B com diferentes chamadas ou veja se você tem um melhor resultado com campanhas de Google, Meta ou YouTube (ou com uma combinação de todas).

Não se esqueça de analisar as métricas-chave dos seus testes, como custo por clique (CPC), custo por aquisição (CPA) e taxa de conversão, para entender o desempenho de suas campanhas.

Dessa forma, você conseguirá conhecer o seu próprio público, identificando os tipos de estratégias e plataformas que mais oferecem retorno para os infoprodutos que você divulgará.

Avalie quando começará a ter resultados

Além disso, leve em conta o tempo necessário para obter retorno sobre o investimento. Algumas campanhas podem levar tempo para gerar resultados significativos. Considere também o valor do cliente ao longo do tempo (CLV) para entender o potencial de lucro contínuo.

Para descobrir o CLV do seu infoproduto, é preciso fazer o seguinte cálculo:

Margem de Lucro por Venda x Frequência de Compra Média x Tempo de Retenção Médio do Cliente

Não se esqueça de diversificar

A diversificação de campanhas é crucial. Experimente em diferentes plataformas de anúncios, segmentando públicos específicos para aumentar a eficácia. Avalie continuamente o desempenho e esteja preparado para ajustar o orçamento com base nas campanhas mais bem-sucedidas.

Para fazer essa avaliação, fique de olho em algumas métricas, como taxa de cliques (CTR), custo por clique (CPC), taxa de conversão, custo de conversão, retorno sobre investimento, entre outros dados que você julgar importante para a sua estratégia.

Lembre-se: quanto mais você explorar as plataformas e campanhas de anúncio, mais conhecimento você obterá sobre elas, bem como dos públicos que você planeja alcançar. Em pouco tempo, você criará estratégias de tráfego pago muito lucrativas.

Estratégias de tráfego pago para afiliados: quais as melhores?

A principal dica para ter sucesso com tráfego pago para afiliados é investir nas estratégias certas. Conheça algumas delas a seguir:

Aposte no remarketing

Apostar no remarketing é uma estratégia poderosa para o marketing de afiliados. Ao direcionar anúncios específicos para usuários que interagiram previamente com seus produtos, o remarketing reacende o interesse e aumenta as chances de conversão.

Para os afiliados, essa abordagem fortalece a presença da marca, constrói confiança e reforça a mensagem ao público-alvo. Ao criar campanhas personalizadas, seja por e-mail, anúncios ou outros meios, os afiliados podem otimizar a eficácia de suas promoções, maximizando o retorno sobre investimento e impulsionando as comissões.

Testes A/B constantes

A implementação de testes A/B é uma estratégia crucial no marketing de afiliados. Ao realizar experimentos com diferentes elementos, como cópias de anúncios, chamadas para ação ou designs de landing pages, os afiliados podem identificar o que ressoa melhor com seu público-alvo.

Essa abordagem permite otimizar campanhas, aumentar taxas de conversão e aprimorar o desempenho geral. Esses testes também oferecem insights valiosos, que ajudam a otimizar as suas estratégias e garantir que cada próximo anúncio seja mais eficaz, resultando em maiores comissões e uma presença mais impactante no mercado.

Use as redes sociais de forma orgânica

Em um primeiro momento pode parecer um pouco estranho, mas não é: usar organicamente as redes sociais é uma estratégia interessante no marketing de afiliados. Ao criar conteúdo autêntico e valioso em plataformas, como Instagram, Facebook e Twitter é possível construir relacionamentos genuínos com o público.

Essa abordagem sutil, sem depender apenas de anúncios pagos, permite que os afiliados alcancem uma audiência mais ampla de forma autêntica, resultando em maior credibilidade, mais cliques em links de afiliados e, obviamente, aumentando os seus lucros.

Faça retargeting

Ao direcionar anúncios personalizados para usuários que interagiram anteriormente com produtos promovidos, os afiliados reforçam a presença da marca e aumentam as chances de conversão.

Com uma mensagem mais personalizada e lembretes visuais, o retargeting otimiza as taxas de conversão, impulsionando as suas comissões e fortalecendo a sua relação com o seu público.

Como iniciar no mundo do tráfego pago para afiliados?

Se você é iniciante ou acabou de entrar no mundo do tráfego pago para afiliados, vale a pena seguir algumas recomendações para tornar esse início mais fácil e com maior propensão ao crescimento:

Invista em educação

Apesar de falarmos sobre cursos voltados para afiliados, você pode estudar de maneira gratuita, já que existem diversos conteúdos na internet que ensinam a como utilizar as plataformas de Ads e a colocar as suas primeiras campanhas no ar.

Investir em aprender mais sobre a área de tráfego pago faz toda a diferença em sua carreira como afiliado. É possível acessar blogs, webinars e materiais educativos que abordem desde conceitos básicos até estratégias avançadas de tráfego pago. Foque em aprender a utilizar as plataformas de anúncios, como Google Ads e Facebook Ads.

Defina seus objetivos

Estabeleça metas claras para os seus anúncios. Determine se o objetivo é aumentar as vendas, gerar leads ou promover reconhecimento de marca. Esse direcionamento ajudará na escolha das estratégias adequadas.

Dessa forma, você poderá investir nas campanhas e estratégias com maiores chances de dar resultado, evitando a perda de dinheiro e de lucros nos seus estágios iniciais como afiliado.

Escolha a plataforma certa

Escolha a plataforma que lhe oferecerá todo o suporte necessário em sua carreira como afiliado. Se possível, verifique se ela oferece produtos e serviços que se alinham ao público que planeja alcançar.

Dessa forma, você oferecerá um leque de infoprodutos e serviços que fazem sentido com o seu público, aumentando a chance de conversão orgânica, além de facilitar a criação de campanhas para um nicho que você já detém certo conhecimento.

Segmente sua audiência

A segmentação é chave para o sucesso no tráfego pago. Entender quem são seus potenciais clientes e direcionar anúncios especificamente para eles aumenta a eficácia das campanhas.

Ao segmentar anúncios, você direciona a sua campanha para pessoas que estão mais alinhadas com o produto que você está anunciando, o que aumenta consideravelmente as chances de uma conversão.

Quais os erros comuns de iniciantes no tráfego pago para afiliados?

Além de saber o que fazer para começar na área de tráfego pago com o pé direito, é importante evitar alguns erros que podem atrapalhar suas estratégias e até mesmo trazer prejuízos:

Não estudar sobre tráfego pago

Não estudar constantemente sobre os fundamentos do tráfego pago é um erro comum, pois muitas pessoas acreditam que já dominam a plataforma em poucos minutos de uso. Ao iniciar campanhas sem compreender o pleno uso das plataformas de anúncios, você pode tomar decisões erradas e até mesmo perder dinheiro.

Além disso, cada plataforma de anúncios conta com suas particularidades e estratégias próprias, sendo importante que você dedique tempo para conhecer e testar cada uma delas, identificando as melhores estratégias e ferramentas para a divulgação dos seus produtos.

Não definir seus objetivos

Não estabelecer metas claras pode resultar em estratégias desalinhadas. Determinar se o objetivo é gerar vendas, leads ou reconhecimento de marca é essencial para direcionar as campanhas de forma eficaz.

Por exemplo: se você quer criar uma campanha para reconhecimento de marca, deixe a segmentação de público mais ampla, além de focar sua análise de resultados nas métricas relacionadas ao alcance e engajamento com as suas campanhas.

Não controlar o orçamento

Muitos iniciantes cometem o erro de não definir um orçamento controlado. Isso pode levar a gastos excessivos antes de entender completamente o funcionamento das campanhas. Além de não vender, você perderá dinheiro.

É muito importante escolher bem as campanhas que fará e, principalmente, o orçamento destinado para cada uma delas. Dessa forma, você tem um controle do seu dinheiro, bem como uma possível boa margem de lucros.

Fazer uma segmentação ineficiente

Não entender a importância da segmentação de audiência, ou até mesmo não saber como fazê-la, é um equívoco comum. Anúncios direcionados a públicos inadequados resultam em baixa eficácia e desperdício de recursos.

Errar na segmentação fará com que as suas campanhas sejam mostradas para pessoas que não se interessarão pelos produtos oferecidos por você e, na prática, fará com que o dinheiro investido seja perdido.

Agora, você já está por dentro do mundo do tráfego pago para afiliados, além de como criar estratégias eficientes. Porém, existe uma maneira de aumentar ainda mais os seus ganhos: criando os seus próprios infoprodutos, como um curso on-line.
E ao criar o seu curso com a EAD plataforma, você terá acesso a diversas ferramentas que deixarão as suas aulas mais dinâmicas, incorporando elementos de áudio, vídeo, imagens e textos.

Além disso, a plataforma é altamente personalizável, permitindo com que você possa configurar um domínio e hospedagens próprias para as suas aulas, além de fazer mudanças em temas e painéis para deixar tudo com a sua cara.

Crie sua conta gratuitamente!

Ah, aproveite para também conhecer os nossos recursos e preços, bem como conferir conteúdos superinteressantes sobre educação e marketing em nosso blog:

Deixe seu comentário!
Fabio Godoy