renda extra na internet

5 dicas de renda extra na internet + como se planejar

Atualmente, tudo acontece no meio on-line. Podemos conhecer pessoas, fazer amizades, conversar e até trabalhar sem precisar sair de casa, graças à transformação digital. Pensando nisso, o que acha de ter uma renda extra na internet? 

De fato, existem muitas atividades profissionais que podem ser exercidas em home office, sem mencionar a variedade de apps, serviços e ferramentas que temos à disposição para complementar o salário recebido com o trabalho do dia a dia.

Nesse post, vamos mostrar ideias de renda extra, desde opções de curto prazo, que costumam pagar pouco mas não demoram a dar resultados, até empreendimentos digitais mais dedicados, que demandam maior assertividade, porém são capazes de trazer maior retorno.

Confira também dicas para aumentar as chances de sucesso da sua iniciativa. 

Vale a pena buscar uma renda extra na internet?

Buscar uma renda extra na internet é uma forma de complementar o salário ganho com sua atividade principal, permitindo criar uma reserva de emergência, juntar dinheiro para realizar um sonho ou dar o primeiro passo para criar seu próprio negócio.

Com o custo de vida elevado e as dificuldades para realizar projetos com a remuneração convencional, o brasileiro, que é um povo criativo e empreendedor por natureza, sempre esteve disposto a fazer um “bico” para ter aquele dinheirinho a mais no fim do mês.

A diferença é que hoje você tem a internet a seu favor, como uma ferramenta incrível para pesquisar, encontrar e realizar atividades no seu tempo livre, que são capazes de pagar um valor proporcional e ajudá-lo a ter um saldo positivo nas finanças.

Os principais motivos para buscar uma renda extra on-line são:

  • enorme variedade de atividades que pode realizar;
  • requer baixo investimento, com opções que exigem apenas conexão de rede e um smartphone, tablet ou notebook;
  • alternativas para retorno de curto, médio e longo prazos;
  • facilidade para divulgar seu negócio e encontrar clientes em qualquer lugar;
  • flexibilidade para trabalhar na hora que for mais conveniente;
  • oportunidade para aprender uma atividade, empreender ou mudar de ramo sem assumir um grande risco;
  • chance de ganhar um dinheiro extra e poder conquistar sonhos, como fazer uma viagem, trocar de celular, ter mais atividades de lazer, etc..

A renda extra on-line é confiável?

Depende muito do tipo de atividade e do quanto você investe, de tempo e dinheiro, na sua execução. Se os lucros prometidos forem  altíssimos e a quantidade de trabalho baixa, investigue!

De modo geral, existem alternativas bastante confiáveis (e legais) de renda extra on-line, mas o retorno nunca é linear ou garantido, como em qualquer empreendimento iniciante.

Por isso, é muito importante planejar seus passos com cuidado e evoluir aos poucos, para reduzir o risco e compreender melhor o funcionamento do trabalho remoto e a remuneração que pode obter com ele.

Também é interessante pesquisar bastante sobre normas, requisitos e legislações que podem afetar sua iniciativa, para assegurar que não terá um custo adicional com taxações e que não será responsabilizado por exercer uma atividade de maneira irregular.

6 exemplos de atividades para fazer renda extra no home office

Confira 6 opções de atividades para ter renda extra no home office:

  1. desenvolvimento de softwares;
  2. design gráfico;
  3. tradução;
  4. redator/revisor de textos;
  5. suporte ao cliente;
  6. recursos humanos.

Existem muitas alternativas interessantes para trabalhos remotos, principalmente em atividades autogerenciáveis ou que são facilmente integradas por meio de sistemas on-line. 

A maior parte das plataformas e ferramentas utilizadas no home office já existiam de alguma forma há tempos, mas é fato que a pandemia acelerou a otimização e adoção das mesmas. 

Embora isso tenha acontecido para atender a necessidade de atividades convencionais, também abriu um leque de possibilidades interessantes para empreender ou atuar em profissões que aceitam o modelo remoto.

5 dicas de renda extra na internet

Agora que você conhece bons motivos para complementar seus ganhos com atividades on-line, chegou a hora mais esperada, quando vamos listar e dar dicas de renda extra na internet, incluindo tipos de empreendimento, prazo de retorno, chances de evolução e plataformas que podem ajudar.

Confira:

1. Renda extra como freelancer

Começamos nossa lista com um ramo que agrega infinitas possibilidades: atuar como freelancer. A grande vantagem desse mercado está na alta demanda e variedade de atividades que se encaixam no modelo, sem mencionar as plataformas dedicadas a conectar solicitantes aos prestadores de serviço.

Você pode ser um redator, revisor, designer, desenvolvedor ou simplesmente ser fluente em outro idioma, depois disso, basta acessar qualquer site que reúne anúncios de vagas para freelancers e ficar de olho nas oportunidades que surgem.

Algumas das plataformas mais famosas nessa área são:

Também é possível utilizar o LinkedIn para procurar uma vaga ou se mostrar como freelancer, para que os contratantes te encontrem quando tiverem uma demanda alinhada com as suas habilidades. 

Não se esqueça de preencher completamente o seu perfil, de forma objetiva e interessante. Faça uma breve apresentação, mas deixe claro o tipo de função que exerce, ferramentas utilizadas, métodos, hard skills, soft skills e demais informações relevantes.

Fique atento ao tipo de demanda, quantidade de trabalho e prazos definidos pelo cliente, para assegurar que é possível encaixar o serviço no tempo disponível, sem se sacrificar e sem prometer algo que não conseguirá entregar.

Para obter uma renda extra confiável e frequente, é importante atender a expectativa e gerar satisfação para os clientes. Assim, você terá a chance de fidelizar o solicitante e oferecer um incentivo para que ele te procure diretamente,  em vez de abrir pedidos nas plataformas.

2. Apps de pesquisa na internet

Diversos serviços oferecem recompensas para quem se dispõe a responder pesquisas de opinião, sendo essa uma forma rápida de obter renda extra na internet. Mesmo que o retorno não seja alto, é uma oportunidade de ganhar dinheiro, premiações, cupons e vale-presentes, por exemplo.

 A ressalva é que você precisará compartilhar algumas informações pessoais, como interesses, dados de consumo, marcas preferidas e dados demográficos, além de responder as pesquisas enviadas com assertividade e atenção.

Entre as opções de sites e aplicativos que pode usar para conseguir um dinheiro a mais, podemos destacar o Google Opinion Rewards e o PiniOn.

3. Venda de itens usados

Muitas pessoas estão preferindo comprar itens usados como forma de economizar e seguir um consumo mais sustentável, principalmente porque adquirir produtos novos, que não sejam essenciais, pode não entregar um bom custo-benefício.

Isso abre uma ótima chance de renda extra na internet vendendo objetos que não utiliza mais, como roupas, instrumentos musicais, eletrônicos, brinquedos, colecionáveis e muitos outros. Sites como o Mercado Livre, OLX e Enjoei são boas alternativas para divulgar seus produtos.

Atualmente, também é possível criar sua lojinha de itens usados nas redes sociais. O Instagram, que fornece bastante apelo visual e informações rápidas, pode ser uma alternativa interessante para vender e divulgar seus produtos, atraindo clientes com dicas, posts interessantes e boas ofertas.

4. Renda extra com marketing digital

Outra forma de ganhar dinheiro extra é oferecendo serviços de marketing para outros empreendedores digitais, incluindo: lojistas, criadores de conteúdo, artesãos, prestadores de serviço, artistas, infoprodutos e pessoas públicas.

A renda extra on-line com marketing digital vem de atender a necessidade dessas pessoas por alguém que consiga planejar, estruturar e gerenciar uma estratégia adequada para divulgação de produtos, captação de leads, disparo de e-mail marketing, publicação de posts e campanhas pagas.

Entre as atividades que pode exercer nesse ramo, você encontra:

  • copywriter: redator especializado em textos curtos, instigantes e atraentes, que estimulam o leitor a realizar algo. O copywriter pode redigir posts, anúncios e e-mail marketing, entre outros;
  • designer: esse profissional pode produzir peças gráficas para atrair a atenção do público, criando o visual de posts, campanhas e muitas outras artes com alta qualidade;
  • videomaker: o audiovisual ganha força no marketing digital, aumentando a busca por profissionais especializados em produção, gravação e edição de vídeo;
  • gestor de campanhas: usam as plataformas de anúncios pagos, como Google Ads, para criar e publicar campanhas de divulgação que atingem uma parcela ampla do público-alvo do seu cliente.

Quer mais? Assista ao vídeo e veja como ganhar dinheiro com marketing digital:

5. Criação de cursos on-line e infoprodutos

Uma área que também está em alta e oferece uma boa oportunidade de renda extra na internet é a criação de cursos on-line, venda de infoprodutos e oferta de aulas por meio de videoconferência.

Esses serviços existem há muito tempo, no modelo conhecido como EAD (educação à distância), oferecidos principalmente por faculdades, cursos profissionalizantes e técnicos. Porém, eles ganharam bastante atenção com a pandemia, quando a busca por aprender novos idiomas, habilidades ou aprender a tocar um instrumento serviram para ocupar o tempo sem precisar sair de casa. 

A comercialização de material educativo pela internet também acontece no formado de consultoria, seja financeira, educacional ou qualquer outro tipo, garantindo suporte e aprendizado para que outras pessoas desenvolvam suas capacidades.

Você pode criar seu curso on-line ou hospedar suas aulas em serviços como o YouTube e o Vimeo, mas a monetização desse conteúdo pode não ser tão simples, já que essas plataformas não são dedicadas à venda de infoprodutos.

Dessa forma, você pode se beneficiar ao escolher uma alternativa dedicada ao ensino pela internet, como a EAD Plataforma, que oferece funcionalidades interessantes para você fazer uma renda extra:

  • EAD Player exclusivo;
  • integração com serviços de disparo de e-mail, emissão de nota e outros;
  • criação de página de venda do seu curso, com valor único ou assinatura mensal;
  • proteção de propriedade intelectual e direitos autorais;
  • controle de acesso;
  • emissão de certificados.

Leia também: De onde vem as boas ideias? Conheça a cocriação na educação!

Como conseguir ter uma renda extra? 5 passos

Pronto para começar seu empreendimento e fazer uma renda extra na internet? Então confira 5 passos para se preparar e aumentar as chances de sucesso:

Passo 1. Pesquise bastante

Procure saber o máximo que puder sobre a área em que pretende investir, antes de realizar qualquer abordagem, levantando informações relevantes sobre:

  • volume de demanda;
  • nível de especialização;
  • perfil e comportamento do consumidor;
  • normas e regulamentos;
  • requisitos;
  • equipamentos e insumos necessários;
  • possibilidade de retorno.

Esses dados podem indicar se uma iniciativa é viável ou não, além de demonstrar se a forma escolhida para ganhar dinheiro on-line está alinhada com suas expectativas de recompensa, tanto na quantidade quanto no tempo que leva para obter retorno.

Passo 2. Faça um bom planejamento

Depois de assegurar que a área escolhida atende seus requisitos e interesses, é hora de planejar cada etapa do seu empreendimento. Mesmo em atividades simples, como responder pesquisas ou montar um brechó no Instagram, esse cuidado pode evitar problemas e aumentar a chance de ganhos reais.

Veja o tempo que pode dedicar, melhor horário, o que precisa para realizar a função e quais seus objetivos para essa iniciativa.

Passo 3. Levante os custos e ganhos possíveis

Ressaltamos a necessidade de levantar os custos e fazer uma projeção do retorno nos primeiros meses, para evitar o risco de ficar no prejuízo e antecipar a demanda por um item essencial para execução da atividade escolhida.

Por exemplo, para criar conteúdo educacional em vídeo, é uma boa ideia ter uma boa câmera e microfone ou, pelo menos, um bom smartphone para gravar as aulas. O mesmo vale para vender itens usados, que requer boas fotos para mostrar o estado de conservação do produto.

Passo 4. Comece pelo simples e evolua gradualmente

Antes de investir muito e largar a sua fonte principal de renda para trabalhar na internet, comece pelo simples, para entender melhor como tudo funciona na prática, mesmo que seja necessário errar para aprender.

Utilize ferramentas que tem ao seu dispor, como seu computador ou smartphone, e plataformas sem custo de assinatura, para não precisar aplicar nenhum valor para iniciar o empreendimento.

A maior parte das dicas de renda extra na internet que apresentamos no post conta com uma opção acessível para dar seus primeiros passos, inclusive para vender cursos on-line. 

A EAD Plataforma tem um plano gratuito, com acesso às principais ferramentas do serviço, ideal para explorar as possibilidades de conteúdo educativo sem gastar nada.

Depois que tiver os primeiros resultados, evolua gradualmente o investimento no trabalho e observe o que aumenta o retorno obtido.

Passo 5. Seja persistente e paciente

A possibilidade de retorno aumenta em casos mais complexos, mas também exige mais paciência e oferece desafios maiores para dar certo. 

Enquanto responder pesquisas é uma forma rápida e simples de fazer um extra, mesmo que a recompensa seja menor, iniciativas com chance de render mais podem exigir assertividade e demorar mais para trazer algum ganho significativo.

O importante é ser persistente, cuidadoso e paciente, alinhando suas expectativas e objetivos com o tipo de atividade que escolher para ter uma renda extra na internet.

Você pode começar o planejamento conhecendo mais sobre a EAD Plataforma.

Conheça os diferenciais da ferramenta e dê os seus primeiros passos com o nosso plano gratuito!

Deixe seu comentário!
Fabio Godoy