Melhores livros sobre liderança: os 8 que você deve precisa conhecer

Melhores livros sobre liderança: os 8 que você deve precisa conhecer 

Grandes líderes não nascem prontos. Eles adquirem certas habilidades ao longo do caminho e parte disso vem com boas leituras. Sendo assim, é crucial dar uma olhada nos melhores livros sobre liderança do mercado, para aprender com pessoas que são referência no assunto.

Pensando em ajudar você com isso, preparamos uma lista com os 8 melhores do gênero. Nela, você encontra indicações de:

  • livros mais vendidos; 
  • livros sobre liderança no trabalho; 
  • livros sobre liderança e gestão de pessoas. 

Continue lendo para encontrar sua próxima leitura!

Livros sobre liderança mais vendidos: 4 que você precisa ler  

Liderar não é uma tarefa nada fácil e bons líderes estão sempre estudando e se capacitando para dar o melhor de si e extrair o máximo das suas equipes. Nesse sentido, ler livros sobre liderança é quase que um pré-requisito para quem deseja se destacar.

Pensando nisso, trouxemos algumas dicas de livros de liderança mais vendidos para você. Aliás, os 4 livros a seguir foram retirados da lista da Amazon. Por isso, são facilmente encontrados nas versões físicas e e-book. 

Continue a leitura para conferir o que encontra em cada um!

1. Os 7 hábitos das pessoas altamente eficazes, de Stephen Covey 

Nesta obra, o autor lista os 7 hábitos que todos precisam ter para se tornarem líderes capazes de levar uma equipe ao sucesso. 

Considerado por muitos como um dos melhores livros sobre liderança, ele explica de maneira simples o que é preciso fazer e ainda diz a importância de cada atitude, para que tudo fique bem claro.  

2. Neurociência para líderes, de Nikolaos Dimitriadis  

O livro neurociência para líderes: como liderar pessoas e empresas para o sucesso, do autor Nikolaos Dimitriadis, fala sobre como você pode usar diversas técnicas para se aperfeiçoar como líder e ter mais sucesso no trabalho e na vida.

Para isso, ele aborda conhecimentos das ciências comportamentais para ensinar como ser mais produtivo no dia a dia e ainda diz como colocar tudo que aprendeu com a leitura em prática. 

>>>> Veja mais: filmes para treinamento comportamental — confira os 4 melhores!

3. A arte da guerra, de Sun Tzu 

Esta obra é considerada leitura indispensável por quem deseja se tornar um bom líder. Para você ter uma pequena ideia da sua relevância, este livro foi escrito há mais de 2.500 anos e ainda assim continua atual. 

Em suma, ele fala sobre estratégias militares. Porém, o aprendizado é tão completo, que pode ser aplicado em diversas áreas do mundo de hoje e ajuda a formar líderes capazes de agir em qualquer situação. 

>>>> Leia também: como melhorar a liderança? 6 passos para seguir e 4 para evitar

4. Comece pelo porquê, de Simon Sinek 

Neste livro, o autor traz histórias reais de lideranças de sucesso para mostrar ao leitor o que ele precisa fazer para se tornar um bom líder. A ideia central parte do conceito de que é importante saber o porquê está fazendo algo, para atingir um objetivo. 

Durante a leitura, você é apresentado a líderes de sucesso, para aprender através das experiências deles como dar o melhor de si no trabalho. Legal, não é mesmo?

>>>> Veja também: frases inspiradoras sobre liderança — Jobs, Cury, Drucker e +!

2 livros sobre liderança no trabalho que você precisa conhecer 

Também trouxemos 2 livros sobre liderança no trabalho obrigatórios para quem almeja ter sucesso na carreira. Conheça um pouco mais sobre eles a seguir!

1. Um novo jeito de trabalhar, de Laszlo Bock

O autor deste livro, foi vice-presidente de RH do Google e na obra, ele analisa como a filosofia e o ambiente de trabalho influenciam o sucesso dos seus colaboradores.

Ele ainda apresenta exemplos de estratégias que podem melhorar a satisfação dos funcionários e aumentar o desempenho das equipes, 

2. Não faça nada! Aprenda a deixar que cada um faça o seu trabalho, de Keith Murnighan 

Nesta obra, o autor mostra o poder de saber delegar tarefas para os colaboradores. Afinal, você não pode fazer tudo, certo? Por esse motivo, é fundamental se limitar a observar a equipe e interferir apenas quando necessário.

A leitura ainda fala sobre a influência que esta simples ação exerce sobre a qualidade do clima organizacional e o potencial de otimizar o trabalho em equipe, dois pontos fundamentais para fazer uma boa liderança. 

Os 2 melhores livros de liderança e gestão de pessoas 

Lidar com equipes nem sempre é fácil. Até porque, todos são diferentes e é preciso ter tato para agir corretamente em situações comuns do dia a dia, como discussões sobre um determinado projeto. 

Por esse motivo, separamos os melhores livros de liderança e gestão de pessoas para que você possa aprender tudo que precisa saber sobre como liderar seu time. Confira!

1. O gestor eficaz, de Peter Drucker 

O autor desta obra é considerado referência em liderança e, neste livro, ele aborda o que é necessário para se tornar um grande líder. 

A leitura lista 5 práticas para obter sucesso, com dicas de como agir em situações desafiadoras do dia a dia. Ou seja, é um livro obrigatório para quem deseja aprender sobre gestão de pessoas. 

2. Como fazer amigos e influenciar pessoas, de Dale Carnegie

A última obra da lista é dividida em quatro partes e traz técnicas e dicas de como lidar com pessoas, fazer com que os outros gostem de você e até mesmo como mudar opiniões sem ofender ninguém no meio do caminho. 

Com tudo isso, dá para imaginar porque essa é uma leitura imprescindível sobre liderança e gestão de pessoas, certo?

>>>> Aproveite e leia: como montar um treinamento de liderança em 5 passos

Leia bastante, mas não se esqueça de praticar

E aí, o que achou desta lista de melhores livros sobre liderança? Tenha em mente que a leitura dessas e outras obras que tratam do tema são de grande ajuda na construção de um espírito de liderança. 

No entanto, lembre-se de que é crucial colocar tudo o que aprendeu em prática. Afinal, o objetivo é adquirir habilidades para se destacar na carreira e melhorar a gestão da sua equipe, certo? 

E antes de ir embora, aproveite para conferir nossas indicações dos melhores livros de marketing e de obras que ajudam a alcançar o sucesso em vendas!

Deixe seu comentário!
Fabio Godoy