Tipos de plano de carreira: entenda como funciona cada um

Voc√™ sabia que existem diferentes tipos de plano de carreira? Quando falamos em proje√ß√£o profissional dentro de organiza√ß√Ķes, n√£o imaginamos a variedade de modelos que podem ser seguidos. 

Esses tipos de plano de carreira existem porque nem toda empresa possui a mesma estrutura organizacional e, portanto, n√£o consegue oferecer um mesmo modelo que outra empresa de estrutura diferente. 

Pensando nisso, saber quais são os tipos de planos de carreira é indispensável para descobrir qual irá se adequar a realidade do seu negócio, e quais modelos podem ser elaborados para os funcionários.

A seguir, conheça cada um deles, suas características e vantagens. Vamos lá!

5 tipos de plano de carreira para oferecer aos colaboradores

1. Plano de carreira em Y

Esse √© o modelo tradicional de crescimento profissional dentro das empresas. 

No plano de carreira em Y, temos o caminho percorrido pela maioria dos colaboradores nas organiza√ß√Ķes: inicia com uma fun√ß√£o base e, ap√≥s um tempo, √© promovido para setores mais altos, em cargos de lideran√ßa e ger√™ncia. 

Com o passar do tempo, a carreira em Y passou ser divida entre carreiras de gest√£o ou de especialista. 

O que motivou essa abertura maior nesse plano é que nem todas as pessoas em uma organização possuem o perfil ou tem o desejo de assumir cargos de liderança

Assim, em alguns casos, o profissional pode optar apenas por seguir como um especialista, o que tamb√©m √© muito importante e n√£o √© dem√©rito algum, afinal, toda empresa precisa de talentos nas mais diversas √°reas. 

No entanto, √© importante lembrar que a principal caracter√≠stica do plano de carreira em Y √© apresentar poss√≠veis caminhos para al√©m da desejada promo√ß√£o. 

A depender da trajet√≥ria que o colaborador escolher seguir, ele ter√° tarefas, responsabilidades e compet√™ncias diferentes. 

Esse modelo, apesar de muito tradicional no meio corporativo, √© um dos tipos de plano de carreira que pode n√£o funcionar em toda empresa. 

Basta pensar em organiza√ß√Ķes familiares, por exemplo, em que muitas vezes os cargos de gest√£o s√£o ocupados pela fam√≠lia fundadora e passados de pais para filhos. Nessa estrutura empresarial, pode n√£o haver espa√ßo para promo√ß√£o ‚ÄĒ ou um limite de crescimento. 

2. Plano de carreira em W

Entre os tipos de plano de carreira, temos também o modelo W. Podemos dizer que esse tipo é uma evolução do Y, pois além de oferecer os caminhos para a gestão e a especialização, ele abre uma terceira possibilidade: o gerenciamento de projetos

Essa varia√ß√£o √© ideal para os colaboradores que desejam atuar com gest√£o, mas sem abrir m√£o de ser um especialista. 

Assim, em sua área de atuação, ele pode se tornar um gestor de projetos, que irá liderar outros colaboradores que estão atuando em uma demanda específica, acompanhar o andamento do trabalho, etc.

Nesse caso, no entanto, a responsabilidade de desenvolver os integrantes da equipe n√£o √© de sua responsabilidade, j√° que esse profissional ir√° gerenciar o projeto e n√£o a equipe em si. 

3. Plano de carreira horizontal

Agora, vamos falar do plano horizontal, o tipo de carreira que tem entre suas caracter√≠sticas a limita√ß√£o, j√° que n√£o oferece nenhuma possibilidade de ascens√£o hier√°rquica. 

Apesar disso, isso n√£o significa que o colaborador que possui um plano de carreira horizontal n√£o se desenvolve profissionalmente. 

Em alguns casos, h√° um aumento de fun√ß√Ķes e responsabilidades, assim como o sal√°rio e a visibilidade dentro da organiza√ß√£o. 

Esse tipo de plano de carreira pode acontecer tanto porque n√£o h√° a possibilidade de crescer hierarquicamente, como no caso das empresas familiares que citamos acima ou porque simplesmente n√£o existe esse tipo de divis√£o.

4. Plano de carreira em linha

Outro modelo que est√° entre os tipos de plano de carreira √© o em linha. 

Esse modelo √© muito comum em servi√ßos p√ļblicos e institui√ß√Ķes militares, em que existe a possibilidade de ascens√£o hier√°rquica com o passar dos anos, mas que a mudan√ßa √© mais r√≠gida devido a forte padroniza√ß√£o dos cargos e fun√ß√Ķes.

Nesse plano de carreira, diferente do modelo horizontal em que há um reconhecimento do esforço e performance, é comum que a promoção aconteça por tempo de casa

5. Plano de carreira em rede 

Por fim, entre os principais tipos de plano de carreira, temos também a carreira em rede. Esse tipo pode ser considerado também uma variação do modelo em Y, mas com um leque maior de cargos para os quais o colaborador pode optar seguir.

O plano em rede √© muito comum em startups, onde √© poss√≠vel o funcion√°rio escolher, entre as fun√ß√Ķes que mais se interessam e possuem melhor desempenho, uma para seguir e crescer profissionalmente.

Nesse tipo, no entanto, a promo√ß√£o acontece baseado 100% na performance do colaborador. Isso significa que quanto melhor s√£o seus resultados e metas alcan√ßadas, mais r√°pida acontece a mudan√ßa de cargo, caso ele deseje. 

B√īnus: um bom plano de carreira come√ßa no onboarding!

Agora você já conhece os principais tipos de plano de carreira que pode oferecer para o seu time. Qual deles mais se encaixa com a estrutura da sua empresa?

Oferecer um plano de desenvolvimento e crescimento profissional é indispensável atualmente, tanto para motivar os colaboradores quanto para reter talentos.

Afinal, ao menor sinal de falta de oportunidades, grandes profissionais podem simplesmente procurar por novas empresas.

Por isso, √© muito importante mostrar ao colaborador, logo em seu processo de integra√ß√£o, que sua empresa oferece tipos de plano de carreira e que ali ele ter√° chances de se desenvolver. 

Voc√™ pode aproveitar o per√≠odo de onboarding e contar com os treinamentos EAD para isso. A etapa da integra√ß√£o √© uma das mais importantes para o funcion√°rio, e pode ser decisiva para sua jornada dentro da organiza√ß√£o. 

Por isso, al√©m de focar em criar um plano de carreira, fa√ßa um treinamento inicial com os novos colaboradores para eles saberem como funciona a estrutura da empresa, quais seus valores e regras, assim como as oportunidades que ele encontrar√°. 

Conte com a EAD Plataforma para criar, administrar e acompanhar os treinamentos corporativos da sua empresa. Clique aqui e agende uma demonstra√ß√£o para conhecer mais sobre nossa solu√ß√£o! 

Deixe seu coment√°rio!
Fabio Godoy