Criar um curso de marketing digital é uma forma interessante de utilizar o conhecimento e a experiência que tem na área. Afinal, a demanda por profissionais da área é alta, acompanhando o número cada vez maior de empreendimentos na internet.
Da mesma forma, é um ramo que agrega diversos tipos de profissionais, entre designers, desenvolvedores, redatores e analistas, cada um com seu conjunto de habilidades e importância para o sucesso das ações implementadas.
Assim, quem trabalha na área há alguns anos, tempo suficiente para aprender atalhos e macetes, pode auxiliar pessoas interessadas a entrar nesse mercado, ganhando dinheiro enquanto ensina e capacita futuros colegas de profissão.
A busca pelo EAD (ensino à distância) cresceu muito nos últimos anos, pois é uma alternativa flexível, barata e eficiente para adquirir conhecimento e desenvolver novas habilidades. Por outro lado, é uma chance de obter uma renda extra, compartilhando o que sabe.
O que é um curso de marketing digital?
O curso de marketing digital contempla aulas que englobam os principais conceitos e habilidades essenciais sobre comunicação, publicidade e propaganda, com foco na internet. Ele pode ser cursado tanto para profissionalização, especialização ou atualização de quem já atua na área.
Muitas profissões podem ser integradas a essa família. Veremos detalhes sobre elas adiante, mas já podemos destacar que elas são bastante diversificadas e eventualmente trabalham juntas para alcançar os resultados esperados.
A procura por pessoas capacitadas e talentosas é grande. Em primeiro lugar, temos tecnologias evoluindo o tempo todo, demandando atualização constante.
Além disso, é preciso suprir a necessidade das empresas que inundam o mercado digital, de negócios tradicionais a novos e-commerces, criadores de conteúdo e prestadores de serviço.
Por que criar um curso de marketing digital on-line?
Muitos fatores pesam a favor , entre os quais podemos destacar:
- alta procura;
- tema atual e relevante;
- variedade de habilidades exigidas;
- novas ferramentas sendo lançadas;
- alta competitividade no mercado on-line;
- oportunidade de trabalho remoto com horário flexível.
Para começar, há a questão da demanda. Marketing digital é uma tendência e necessidade do mercado atual, que dificilmente irá desacelerar no futuro. Qualquer tipo de empreendimento pode se beneficiar de boas estratégias de divulgação.
Ao mesmo tempo, temos um grande leque de oportunidades para atuar na área. São muitas as competências e tipos de vagas esperando pessoas capacitadas, como:
- redação e copywriting;
- análise de SEO;
- gestão de marketing;
- gestão de relacionamento;
- redes sociais;
- planejamento;
- design;
- desenvolvimento de sites;
- inbound marketing;
- gestão de mídia paga;
- gerenciamento de anúncios do Google Ads/Facebook Ads;
- monitoramento de performance;
- marketing de conteúdo;
- remarketing;
- gestão de leads.
E a lista continua, crescendo a cada dia.
Com o passar do tempo, novas ferramentas são lançadas e é necessário aprender como usá-las e como elas podem ser integradas com as práticas já consolidadas do setor, exigindo até mesmo que profissionais de carreira busquem treinamentos e especializações.
Por fim, vale apontar que essa área é muito propícia ao trabalho remoto e híbrido, com horários flexíveis e possibilidade de atuar onde quiser. Muitas pessoas estão buscando esse tipo de vaga, especialmente para ter mais autonomia e qualidade de vida.
Assim, a migração de profissionais de outros ramos impulsiona a busca por cursos em marketing digital.
Vale a pena criar cursos de marketing digital gratuitos?
Sim, criar um curso de marketing digital gratuito é uma forma de desenvolver brand awareness, para que as pessoas conheçam sua marca, além de poder atrair clientes para outros conteúdos pagos que oferece.
Geralmente, esses materiais gratuitos oferecem um aprendizado de nível básico, para quem está dando os primeiros passos no mercado.
Pessoas com esse perfil são bem numerosas e estão mais abertas a testes, para ver se realmente querem atuar dessa forma, principalmente quando não precisam investir nenhum valor durante essa fase.
Vale mencionar ainda que é possível encontrar tutoriais e cursos de marketing digital no YouTube, em blogs e muitos outros canais, sem custo algum. Por isso, oferecer um conteúdo nesse formato é uma maneira interessante de se manter competitivo.
5 melhores cursos de marketing digital gratuitos para você criar
Conhecendo os motivos e vantagens para criar um curso de marketing digital gratuito, aqui vão algumas sugestões de áreas que apresentam boa procura, dão boas oportunidades para demonstrar sua experiência e rendem muito conteúdo rico para seus futuros alunos.
1. Marketing digital
A primeira opção é montar um conteúdo de nível iniciante, que aborde os conceitos básicos e essenciais do marketing digital. Além de dar uma amostra do que está por vir, é uma boa introdução para quem nunca estudou o tema.
Além disso, independentemente da especialidade que irá ensinar nos seus próximos cursos on-line, esse material inicial continua relevante e necessário.
Entre os assuntos que não podem ficar de fora, você encontra:
- comportamento do consumidor;
- público-alvo e personas;
- SEO;
- mídia paga;
- jornada de compra;
- leads;
- redes sociais;
- indicadores de performance;
- inbound marketing.
2. Inbound Marketing
O Inbound Marketing reúne ações com o objetivo de atrair, encantar e converter leads em clientes fidelizados. É uma forma de recompensar as pessoas que demonstram interesse nas soluções de um empreendimento, com grande potencial de dar resultados sem exigir investimentos de grande porte.
Por conta desses fatores, profissionais de inbound marketing são muito requisitados para fazer valer cada centavo ou hora de trabalho investida na criação e divulgação de campanhas.
Mesmo assim, a área apresenta muitos desafios, que exigem bastante de quem atua nela. Consequentemente, oferecer cursos com esse foco aumenta suas chances de conquistar alunos.
Você também pode gostar: Livros sobre Inbound Marketing: entenda conceitos e estratégias
3. Gestão de redes sociais
As redes sociais fornecem um ambiente à parte para divulgação de produtos, serviços e outros tipos de conteúdo. Nele, as marcas disputam espaço umas com as outras, além dos influenciadores digitais e os próprios usuários.
Montar um curso de gestão de redes sociais pode atrair todos esses grupos, pois ensina os atalhos para conquistar mais engajamento e relevância nesse tipo de mídia.
4. Google Ads
Os anúncios pagos veiculados nos sites parceiros do Google são um desafio para quem quer ser encontrado. A disputa pelas primeiras posições nos resultados de pesquisa é grande, sem mencionar a rede de anúncios visuais, para remarketing e retargeting.
Para aprender como investir e ter um bom retorno para a verba do cliente, muitos profissionais estão buscando aprender mais sobre a ferramenta.
Leia: Como aparecer no Google? 5 dicas gratuitas para sua empresa “rankear”
5. SEO
SEO é a sigla para Search Engine Optimization, que pode ser traduzido como Otimização para Motor de Busca. Na prática, compreende estratégias para alcançar boa performance em mídia orgânica, ou seja, que não é paga.
É uma área complexa, cheia de particularidades, mas extremamente recompensadora. Outro fator interessante é que o conhecimento em SEO é relevante para muitos profissionais, incluindo analistas de mídia, analistas de SEO (acredite se quiser 😜), redatores e copywriters.
Como criar um curso de marketing digital com certificado?
Para criar um curso de marketing digital com certificado, é preciso buscar uma plataforma de ensino que tenha a funcionalidade de criação e emissão das certificações para os alunos que assistem às aulas e entregam o desempenho esperado.
De modo geral, sistemas on-line de ensino à distância devem dispor desse recurso, como é o caso da EAD Plataforma, que tem uma grande experiência no ramo e é uma ótima escolha para criar o seu curso.
Com ela você tem proteção de direitos autorais, ambiente controlado para alunos e professores, página de venda, integração com ferramentas de marketing e reprodutor de vídeos exclusivo, o EAD Player.
E o melhor é que você pode criar seu curso on-line com o plano gratuito da EAD, que oferece todas as funcionalidades para experimentar pelo tempo que quiser.
Quer saber mais sobre a EAD Plataforma? Então agende hoje mesmo uma demonstração ao vivo!
- Como aplicar a inteligência artificial no atendimento ao cliente? - 11 de outubro de 2024
- D2C: o que é, como aplicar para vender mais e melhor! - 10 de outubro de 2024
- B2B e B2C: entenda a diferença e como vender para cada um - 9 de outubro de 2024