como aparecer no google

Como aparecer no Google? 5 dicas gratuitas para sua empresa “rankear” 

O surgimento das tecnologias digitais fez com que as pequenas e médias empresas pudessem expor seus produtos e serviços sem a necessidade de investir em anúncios pagos. Nesse aspecto, saber como aparecer no Google de forma gratuita só reforça a ideia de que é possível ganhar engajamento e realizar vendas organicamente. 

O Google, como grande mecanismo virtual, tem papel fundamental nesta estratégia de comunicação. Por meio dele, as empresas podem divulgar seus sites e blogs, com baixo ou mínimo custo, juntamente às redes sociais, como complemento midiático. 

Já o SEO, por exemplo, é uma técnica que gera estratégias para chamar a atenção do público e conquistar mais espaço na internet. Logo adiante falaremos sobre esse assunto, mas, para adiantar, a busca orgânica, como seu principal objetivo, é um fator primordial para formalizar bons negócios. 

Se sua ideia é descobrir como aparecer no Google, saiba que está no lugar certo. Ao longo deste artigo, vamos apresentar as principais dicas para você promover o site ou blog da sua empresa gratuitamente. Continue com a gente e boa leitura!

Por que colocar meu site no Google? 

Se sua intenção é mostrar a marca e os serviços e produtos, tenha em mente que o Google torna seu site relevante quando surgem pessoas interessadas em termos relacionados ao seu negócio. Em consequência, aumentam-se as chances de você vender diretamente para o público-alvo. 

As pesquisas mostram que os primeiros lugares do Google são os mais desejados e, ao mesmo tempo, promissores para realizar vendas assertivas. 

De acordo com o levantamento do próprio Google, a taxa média de cliques para a primeira posição é de 28,5%. Por outro lado, a porcentagem cai rapidamente na segunda e na terceira colocação para uma taxa média de cliques de 15,7% e 11%, respectivamente. 

Em uma disputa acirrada do mercado, em que as empresas concorrem para se manter no ranking dos motores de busca, é fundamental usar corretamente as estratégias de SEO como forma de aumentar seu potencial de vendas. E isso nos leva ao próximo tópico!

Leia também: Saiba como usar SEO no Youtube

O que é SEO no marketing? 

SEO é um conjunto de estratégias para otimizar blogs, sites e páginas da web, visando fortalecer o posicionamento nos resultados orgânicos dos buscadores. A sigla se refere a Search Engine Optimization, que, em português, se traduz para otimização dos mecanismos de busca. Assim, você tem mais chances de ganhar visibilidade, receber tráfego orgânico e obter resultados satisfatórios. 

Para isso, você precisa mostrar ao Google que merece aparecer no ranking da SERP (Search Engine Results Page). Isso não significa apresentar somente o melhor conteúdo, mas também oferecer boa usabilidade e autoridade, que são objetivos de uma boa estratégia de SEO. Veja um exemplo:

Vale lembrar que o SEO foca em processos orgânicos, não envolvendo compra de mídia, o que aumenta o retorno sobre o investimento (ROI) e reduz o custo de aquisição de clientes (CAC). 

Como fazer meu site aparecer no Google gratuitamente? 5 dicas

Como percebemos, uma dica importante para quem busca formas de como aparecer no Google é usar corretamente o SEO. 

Por sinal, se você ainda vai construir um portal e não sabe por onde começar, pode recorrer a uma ferramenta como o criador de sites, ideal para quem não possui conhecimento específico e deseja investir pouco.  

Dito isso, listamos abaixo as principais dicas de como aparecer no Google, considerando aspectos de SEO. Confira!

1. Nomeie corretamente as páginas do seu site 

O Googlebot é um programa desenvolvido pelo Google para rastrear páginas públicas de toda a web. Todas as encontradas são adicionadas ao índice do Google, um processo chamado de indexação. Logo, quando o robô não conecta as informações, ele entende que outros terão dificuldade nessa experiência, deixando de exibir o portal no resultado de uma pesquisa. 

Para evitar esse problema, nomeie as páginas e seções de forma objetiva e, inclusive, realize testes para entender sobre a experiência do usuário, reunindo insights do que pode ser aprimorado. 

2. Faça resumos sobre o conteúdo da página 

Os resultados de um site sempre são exibidos a partir de um título, link e descrição, fundamentais para promover um negócio no Google. 

As páginas devem conter breve descrição e resumo sobre o que será abordado, facilitando que o algoritmo identifique a relação entre a intenção de busca do usuário e o que seu site entrega. Lembre-se de se certificar que a palavra-chave esteja contida no título da página.

Dica de leitura: saiba como colocar palavras-chave no seu site

3. Crie conteúdo de forma hierárquica 

Na internet, as informações devem seguir uma ordem lógica para não confundir o leitor. Neste caso, recomenda-se usar tags de cabeçalho para auxiliar o usuário e o algoritmo a compreender seus dados. Ao mesmo tempo, evite cabeçalhos longos e desnecessários. 

4. Use links externos e internos 

Os links são responsáveis por complementar as informações, o que melhora a experiência do usuário, sendo artifícios bem vistos pelo Google. Existem dois tipos: internos e externos. Os internos são aqueles que apontam de uma página para outra em seu site, enquanto os externos levam às páginas em outro domínio. 

Em contrapartida, optar por links que não levam o leitor a lugar algum é bastante perigoso, já que eles devem ter conexão com o conteúdo original. 

5. Use o “alt” nas imagens 

Geralmente, o “alt text” (texto alternativo) é usado em HTML para descrever uma imagem não carregada no site. Esse recurso ajuda você a conseguir mais acessos e melhorar o posicionamento no Google. 

Portanto, inclua a tag em todas as imagens do portal. Se usar uma fotografia de carro em que o arquivo está denominado “1234.jpg”, nomeie o “alt” para “carro Monza de cor x”, por exemplo. 

Bônus: como aparecer no Google de graça?

Existem outras formas complementares de como aparecer no Google gratuitamente. São elas:

1. Google Meu Negócio 

Se você tem um negócio local, uma ótima oportunidade de apresentar sua empresa de forma gratuita é usar o Google Meu Negócio, reforçando uma imagem mais profissional. Esta ferramenta faz com que o empreendimento apareça na Rede de Pesquisa do Google e no Google Maps. 

Suas informações ficam disponíveis para qualquer usuário, como: horário de funcionamento, produtos, serviços, fotos e promoções de localização. 

Para usá-lo, você deve se cadastrar e disponibilizar os dados acima citados. Caso seu cliente esteja próximo a você, o pin da sua empresa deve aparecer no Google Maps do dispositivo dele. 

Aliás, se você quer saber como aparecer no Google de graça, saiba que ele lista as empresas cadastradas no Google Meu Negócio com destaque nos resultados das pesquisas orgânicas.

2. Redes sociais 

As redes sociais são gratuitas para promover seus posts no Google. O Facebook, por exemplo, incentiva você a fazer perguntas e obter respostas nos comentários, o Instagram oferece instruções para mostrar seus produtos e serviços e o Linkedin publica artigos sobre pensamentos e estratégias profissionais.

Por meio das redes sociais, você conquista exposição gratuita e direciona tráfego para seu site. 

Como aparecer no Google com a ajuda da EAD Plataforma?

Agora que você já sabe como aparecer no Google utilizando boas técnicas de SEO, Google Meu Negócio e redes sociais, tenha um parceiro para a construção do seu site, em especial se você pretende ministrar cursos online. 

A EAD Plataforma oferece uma estrutura completa para hospedagem de vídeos, transmissões ao vivo e gestão financeira. Nossa solução é prática, acessível e intuitiva, contando com uma série de funcionalidades para o seu negócio se destacar no mercado.

Que tal conferir agora mesmo? Faça um teste totalmente gratuito. E, ah, não se esqueça de usar as dicas do post para fazer seus cursos aparecerem no Google!

Deixe seu comentário!
Fabio Godoy