mentoria

O que é mentoria? Descubra como se tornar um mentor e oferecer esse serviço de forma online

E se você pudesse compartilhar todas as experiências profissionais que você acumulou durante a sua vida para ajudar outras pessoas a crescer profissionalmente? Já pensou em se tornar um mentor e fazer disso o seu modelo de negócio?

Esse é um campo de atuação com grande potencial e com cada vez mais pessoas e empresas dispostas a pagar por esse tipo de serviço.

No mentoring, você ajuda outros profissionais a ganharem mais confiança, melhorarem o desempenho no trabalho e a atingirem seus objetivos na carreira.

Se você quer saber mais sobre esse assunto, continue a leitura para descobrir o que é mentoria, qual a diferença para o coaching e para a consultoria e os passos fundamentais de como ser mentor.

Ainda neste artigo, você confere também 4 dicas valiosas de como fazer mentoria online e ganhar dinheiro com isso.

Leia também: Como empreender online? Voe mais alto com 5 dicas infalíveis

O que é mentoria?

O que é mentoria pode ser definido como uma atividade em que um profissional com mais experiência em uma área transmite seus conhecimentos e vivências para outro profissional menos experiente.

O objetivo da mentoria é promover o crescimento pessoal e profissional do mentorado, oferecendo a orientação necessária para que ele alcance seus objetivos e tenha um desempenho de alto nível em suas atividades.

O mentor compartilha suas experiências com o seu mentorado de modo a mostrar a ele os melhores caminhos que o farão se desenvolver profissionalmente.

Cabe ao mentor ouvir, guiar, motivar, aconselhar e dar feedbacks para o mentorado durante a sua jornada de aprendizado.

Entenda melhor o que é mentoria assistindo a este vídeo do canal Conexão Jovem:

Diferença entre mentoria e consultoria

É comum que seja feita confusão entre a mentoria e a consultoria. Apesar de sutil, há sim uma diferença entre essas duas atividades.

Na mentoria, ocorre o aconselhamento profissional, em que o mentor compartilha sua vasta experiência com o seu mentorado visando ajudá-lo a conquistar seus objetivos e superar obstáculos que surgirem durante a sua jornada.

Já na consultoria, é feito um diagnóstico para identificar as necessidades do cliente e apontar soluções, as quais o consultor executa junto com o seu cliente. Quem realiza a consultoria é um profissional especializado e que busca solucionar problemas e dificuldades específicas.

Para você ter mais conhecimento sobre consultoria, selecionamos este vídeo do colunista da rádio CBN, Marcello Pepe:

Diferença entre coaching e mentoring

Algumas pessoas também costumam confundir a atividade de mentoring com a de coaching.

Como bem vimos até aqui, na mentoria uma pessoa com mais experiência compartilha um pouco da sua bagagem com outro profissional menos experiente e que deseja se aprimorar na mesma área de seu mentor.

Já no coaching, o foco está em trabalhar o emocional e os fatores psicológicos e comportamentais do cliente para que ele possa explorar o seu verdadeiro potencial e alcançar os resultados desejados.

Leia mais: Você sabe a diferença entre educação corporativa e treinamento?

Como ser mentor?

Você tem interesse em saber como ser mentor e compartilhar as suas experiências profissionais com pessoas em se desenvolver na mesma área que você domina, separamos aqui algumas dicas essenciais que vão te ajudar.

1 – Defina uma área do conhecimento para ser o foco da sua mentoria

Para se tornar um mentor, você pode manter o foco da sua mentoria na área em que você se formou e atuou por mais tempo. No entanto, há também a opção de se especializar em um outro nicho de mercado.

Para isso, você deve investir na sua formação e adquirir domínio na área de interesse.

Escolha instituições que são especialistas em formar mentores e que tenham bons programas e metodologias de ensino.

2 – Esteja disponível para os seus mentorados

Você precisa ter tempo para se dedicar à atividade de mentor. É necessário que você esteja disponível para atender as demandas dos seus mentorados, oferecer conselhos e orientá-los.

3 – Mantenha-se atualizado sobre as novidades da área

Um bom mentor precisa estar sempre por dentro sobre tudo o que há de novo na área em que ele oferece mentoria.

A experiência adquirida no decorrer dos anos é fundamental. Porém, é importante também saber o que acontece hoje, quais são as inovações no mercado. 

4 – Reconheça que você pode não saber de tudo

O mentor não é uma pessoa detentora de todos os conhecimentos e que não precisa aprender sobre mais nada. Muito pelo contrário, um bom mentor é humilde o suficiente para reconhecer que não sabe de tudo e que está disposto a se colocar em constante aprendizado.

4 dicas de como fazer mentoria online

Você pode atuar como mentor de maneira online e montar um negócio de mentoria sem precisar sair de casa.

Para isso, separamos aqui 4 dicas de como fazer mentoria online e ajudar os seus mentorandos a alcançarem o sucesso profissional desejado na área que você já domina e tem experiência.

1 – Escolha o tema central da sua mentoria

Para montar uma mentoria online, é necessário definir o tema central da sua mentoria. Dê preferência para assuntos em que você tem maior expertise.

2 – Defina o seu público-alvo

Qual é o público que pode se beneficiar do seu serviço de mentoria online? Ter um público-alvo bem definido é importante para direcionar suas estratégias para atrair novos mentorados e gerar renda para o seu negócio de mentoria.

3 – Planeje o seu conteúdo

Na mentoria online, é necessário contar com um planejamento de conteúdo. Ou seja, o que você vai ensinar especificamente? Quais serão as atividades a serem realizadas? Qual material de apoio você vai utilizar? E a frequência das aulas online? Como você pretende acompanhar o desempenho dos seus mentorados?

4 – Contrate uma plataforma especializada em EAD

Para a mentoria online, contar com a ajuda de uma plataforma especializada em educação à distância pode fazer toda a diferença para o desempenho dos mentorados e também do seu modelo de negócio.

Bom, qualquer pessoa pode se tornar um mentor, desde que ela esteja disposta a passar os seus conhecimentos e experiências a diante.

Para consolidar seu reconhecimento como um bom mentor, usar conteúdos na internet pode ser uma ótima ideia. Até mesmo com cursos online.

A EAD plataforma é uma ferramenta de ensino online que já impactou mais de 7 milhões de alunos. Confira algumas de suas funcionalidades:

  • Biblioteca de conteúdos;
  • Relatório de desempenho;
  • Área de gestão de alunos;
  • Emissão de certificados;
  • Cupons de desconto;
  • Fórum;
  • Aulas ao vivo com chat;
  • Provas e exercícios online;
  • Segurança SSL;
  • APIs de automação;
  • Integração com outras soluções.

Que tal marcar uma apresentação com nossa equipe? Faça também um teste grátis e conheça a fundo tudo que a EAD Plataforma pode fazer por você!

Deixe seu comentário!
Fabio Godoy