como empreender online

Como empreender online? Voe mais alto com 5 dicas infalíveis

Quer voar ainda mais alto e lucrar (muito) na web, como nunca imaginou que aconteceria? Então, vem com a gente descobrir como empreender online e, claro, fazer sucesso! Neste artigo, você vai conferir 5 dicas e 3 cases bem-sucedidos para impulsionar seus negócios.

Por sinal, sabia que o ano de 2020 teve um super recorde de empreendedores? Entre os meses de março e dezembro, o Brasil registrou 1,49 milhão de novas formalizações. Principalmente devido aos impactos do coronavírus, como as medidas de isolamento social.

Pensando nisso, preparamos um artigo para te ajudar a se aventurar no empreendedorismo digital. Mas, antes disso, que tal uma breve pausa para descobrir como acontece a transição de empregado para empreendedor? Assim, fica mais fácil aproveitar esse mundo de oportunidades, não é mesmo? 

5 dicas infalíveis para descobrir como empreender online

A seguir, selecionamos 5 dicas para descobrir como empreender online, de forma bem-sucedida. Por falar nisso, são passos muito importantes para ter um negócio escalável. Isto é, seu faturamento pode crescer exponencialmente, sem que as despesas aumentem na mesma proporção. 

1. Fique de olho no mercado

O primeiro passo é fazer uma pesquisa do que está dando certo (ou não) na concorrência. No caso, estamos falando do benchmarking, que é uma poderosa ferramenta para orientar as decisões.

Dessa maneira, você tem muitos ganhos em potencial, tais como:

  • listar os conhecimentos que devem ser aprimorados para atuar em determinada área;
  • verificar estratégias que trazem resultados, assim como aquelas que podem ser refinadas; 
  • entender a importância de ter uma reserva financeira para manter as suas contas em dia; 
  • definir seu modelo de negócios, para resolver problemas ou facilitar a vida de outras pessoas; 
  • estabelecer o posicionamento online para interagir com o público-alvo em canais específicos;
  • criar os seus diferenciais de mercado, em alinhamento com um propósito motivador.

2. Lance um infoproduto matador

Criar um infoproduto do zero pode ser mais fácil do que parece. Para isso, vale considerar os seguintes pontos:

  • escolha um tipo de infoproduto que te interesse, como: curso online, e-book, podcast etc. Se preferir, outras opções são: videoaulas, mentoria, infográficos e assim por diante.   
  • elabore personas que representem o público de interesse. Por exemplo, se você dá aula de inglês, pense em como agregar valor para uma personagem semi fictícia. No caso, pode ser alguém que precisa aprender o idioma para trabalhar no exterior. 
  • invista na qualidade do produto digital, para trazer conteúdos relevantes para suas personas. Com isso, você tem grandes chances de captar e fidelizar clientes, em um ciclo virtuoso.

3. Pegue carona com youtubers e influencers

Fazer parcerias é uma ótima alternativa para ampliar o alcance do seu infoproduto, sem fronteiras. Isso porque você “pega carona” na credibilidade do youtuber ou influencer com seus respectivos fãs.

Nesse sentido, dois recursos interessantes são:

  • afiliados: é uma rede de divulgadores, que falam sobre o seu produto ou serviço nos próprios canais;
  • indicação: o referral marketing diz respeito às indicações feitas por clientes fiéis à sua marca.

4. Decole com o marketing digital

Agora, vamos falar do marketing digital de infoprodutos, que é essencial para decolar rumo ao sucesso. Aqui, o céu é o limite, mas lembre-se de traçar uma trajetória alinhada com os seus objetivos, ok?

Portanto, essas são algumas estratégias para direcionar os esforços de modo assertivo:    

  • dê um up em sites, blogs e até mesmo no Youtube, com a otimização dos mecanismos de busca. Por meio do SEO (Search Engine Optimization), você melhora o rankeamento dos seus conteúdos nas pesquisas feitas nos buscadores. 
  • separe uma verba para fazer anúncios pagos na web e alavancar o alcance das publicações. Para tal, aposte no SEM (Search Engine Marketing), que é o marketing dos mecanismos de busca.
  • brilhe muito naquelas redes sociais em que suas personas interagem. Para tal, verifique se elas estão mesmo no Instagram e no Facebook, por exemplo. Se for o caso, migre para TikTok, Twitch, LinkedIn e daí em diante.

5. Entre de cabeça nas métricas

Para fechar com chave de ouro as dicas de como empreender online, vamos às métricas de performance. Afinal, os indicadores de marketing digital ajudam a reavaliar a estratégia em tempo, inclusive usando o Google Adwords

Nessa perspectiva, listamos algumas métricas fundamentais para lucrar no ambiente web:

  • CPC: custo por clique dos anúncios pagos;
  • CPM: custo por mil visualizações da campanha;
  • CV: coeficiente de viralidade, que mede as conversões vindas das indicações;
  • MAU: sigla para monthly active users, que representa os usuários ativos mensais;
  • ROI: esse é o famoso retorno sobre o investimento.

3 cases sobre como empreender online com sucesso

Para facilitar o entendimento sobre como empreender online, seguem 3 cases bem-sucedidos:

1. Educação a distância (EAD)

O professor Heber Simeoni se especializou nas aulas EAD focadas em produção e edição audiovisual. Com isso, ele já beneficiou 9351 alunos em mais de 25 cursos (gratuitos e pagos), que incluem: 

2. Loja virtual

A Débora Leal Store se propõe a “despertar a melhor versão que existe em cada mulher”. Para isso, o Instagram dela está repleto de looks para todos os gostos, bolsos e biotipos. E mais: ela ainda presta consultoria de imagem, indicando peças incríveis para cada tipo físico. 

3. Podcast

O Digicast, da Digilândia, é uma excelente maneira de te mostrar como empreender online. No fim das contas, é um bate papo super interessante sobre transformação digital, trabalho remoto e qualidade de vida.  

Enfim, gostou das nossas dicas de como empreender online? Aliás, se estiver pensando em dar aulas, conte com o apoio da EAD Plataforma, a começar pelo teste grátis. Além disso, aproveite para se inspirar com os outros posts no Blog, bem como os vídeos do Youtube

Deixe seu comentário!
Fabio Godoy