dicas de empreendedorismo digital

Dicas de empreendedorismo digital: top 6 para seu negócio dar certo

Tanto para quem deseja lançar um negócio online como para quem já está nesse mercado e quer potencializar seus resultados, conhecer dicas de empreendedorismo digital é uma prática fundamental. 

Antes de mais nada, é preciso quebrar o paradigma de que os negócios no Brasil estão fadados ao fracasso, assim como é essencial ter em mente que não basta ter um smartphone em mãos e acesso a Internet para ter sucesso no ambiente online, como afirmam alguns gurus de marketing digital. 

É preciso ter visão, resiliência, saber identificar oportunidades, ter persistência e ser criativo para se dar bem nesse cenário. 

Parece que essas características fazem parte do perfil de muitos brasileiros. É o que mostra levantamento feito pela startup HeroSpark, que revelou que há muitas companhias incipientes em negócio digital no mercado tupiniquim. 

“Empreendedores são aqueles que entendem que há uma pequena diferença entre obstáculos e oportunidades e são capazes de transformar ambos em vantagem”. – Maquiavel

Segundo ele, os maiores setores de atuação são os de prestadores de serviços, seguidos pelos cursos online e  pela venda de produtos. 

Nesse contexto, a expansão dessa modalidade de negócios está alinhada com o dinamismo e as exigências da transformação digital, assim como também se deve a fatores mais objetivos, como o custo reduzido, a flexibilidade de horários e pelo fato de que o investimento inicial em um negócio digital é muito menor do que o de um empreendimento físico. 

Esse crescimento também reflete a realidade atual, visto que a epidemia do Coronavírus impôs o isolamento obrigatório como medida de segurança. Dessa forma, como uma consequência natural, as pessoas estão realizando mais compras online, assim como também estão estudando e se divertindo virtualmente. 

Apesar do cenário favorável e de ser aparentemente mais fácil empreender virtualmente, apenas seguir o fluxo e acreditar que não é preciso preparo tampouco dedicação podem ser sinônimo de fracasso. 

Para não cair nessa armadilha, separamos as melhores dicas de empreendedorismo digital para você conhecer.

6 dicas de empreendedorismo digital para adotar agora 

Confira, agora, seis dicas de empreendedorismo digital para adotar e emplacar seu negócio. 

Capacite-se 

Caso você esteja começando agora a sua jornada empreendedora, é fundamental que além de se manter bem-informado sobre o mercado, você se capacite para empreender. 

Nesse quadro, caso não possua verba para frequentar uma universidade ou uma pós em negócios, é importante investir em cursos livres. Há muitos excelentes, inclusive na Internet e, até mesmo, gratuitos. 

Também é imprescindível conversar com quem tem experiência no assunto. Aqui, uma boa sugestão é tentar marcar um café ou um bate-papo online com alguns profissionais via Linkedin. Você pode se surpreender como essa experiência pode ser agregadora.

Estude o mercado 

É crucial analisar as iniciativas digitais que estão dando certo e aquelas que não. Desse modo, você consegue entender o que as pessoas estão buscando, assim como se inspira com estratégias efetivas. 

Além disso, ao estudar o mercado, é possível ter ideias mais práticas e fundamentadas sobre suas demandas e que produtos/serviços estão faltando. 

Essa prática é muito importante para gerar insights sobre a criação de novos produtos e, assim, conseguir apresentar um diferencial no mercado.

Crie e siga um plano de negócios 

Muito se engana quem pensa que basta seguir uma fórmula para ter um negócio digital de sucesso. Ela não existe! Logo, é crucial que você crie e estruture um plano de negócios. 

Por meio dele, você consegue ter mais clareza sobre suas ideias, definir metas, mudar de estratégia caso necessário e alinhar expectativas. 

Produza conteúdo relevante 

Produzir conteúdo relevante sobre o seu nicho é essencial tanto para quem deseja criar autoridade em seu segmento como para quem quer atrair clientes em potencial. 


Isso porque o conteúdo de qualidade indica que você é um especialista no assunto, o que pode contribuir bastante para sua reputação. 

Além disso, ele educa sua audiência e, com o tempo, ela passa a considerá-lo uma referência no mercado, consome cada vez mais conteúdo e, aos poucos, confia e se sente segura para adquirir o seu produto/serviço. 

Invista em marketing digital 

Tanto para atrair como para fortalecer a sua relação com clientes, o marketing digital configura hoje uma estratégia vital. 

Para divulgar o seu conteúdo, por exemplo, ter uma presença online efetiva nas redes sociais é importante. Assim como é essencial também enviar e-mails marketing persuasivos e com design atraente para seus leads. 

Também vale a pena investir em SEO para que o seu nome fique entre as primeiras posições do Google e, assim, seja mais facilmente encontrado pelas pessoas. 

Não sabe nem por onde começar? Então, sugerimos que assista ao vídeo abaixo e dê o pontapé inicial. 

Mantenha o foco

O empreendedorismo traz uma série de desafios, isso é inegável. Logo, caso o seu negócio digital não deslanche como gostaria, não desista logo de cara! Em vez disso, analise o que está dando certo e altere sua rota caso uma estratégia esteja causando a seu negócio prejuízos constantes. 

Aqui, além da resiliência e da dedicação, o foco também é primordial. Ou seja, não tente pular de ideia em ideia achando que a próxima é sempre a melhor. Isso fará com que você se perca e pode ser bastante frustrante. 

Leia também: Como empreender em tempos de crise? Desafios e oportunidades

Dicas de empreendedorismo digital: consideração final

Agora que você já conhece as principais dicas de empreendedorismo digital, segue outra sugestão que pode fazer bastante sentido para o seu negócio: abrace a tecnologia. 

A tecnologia atua como uma grande aliada para quem quer impulsionar um negócio digital. Afinal, ela é fundamental para gravar vídeos, publicar e divulgar conteúdo, enviar e-mails e assim por diante. 

Para você que quer criar e vender um curso online, por exemplo, há excelentes plataformas no mercado que você pode adotar e confiar, como é o caso da EAD Plataforma

Para saber como ela funciona e se ela se alinha com seus objetivos, convidamos você a fazer um teste grátis por sete dias. 

Deixe seu comentário!
Fabio Godoy