email de boas vindas cliente

Como criar e-mail de boas-vindas para cliente em exemplos práticos

O email de boas-vindas para cliente é um dos primeiros contatos que você tem com a pessoa que acabou de comprar o seu produto ou serviço.

Essa é uma oportunidade de causar uma boa impressão, de reforçar o valor da sua oferta, de estabelecer uma relação de confiança e de fidelizar o seu cliente. Até porque, de acordo com um estudo da DMA Insights, 99% dos consumidores checam suas caixas de email diariamente.

Mas quais são os elementos que devem compor um email de boas-vindas?

É o que você vai descobrir ao longo deste texto, o qual também te mostrará dicas e exemplos práticos focados em clientes de infoprodutos e consultorias.

Como dar boas-vindas a um cliente por email?

Para dar boas-vindas a um cliente por email, separamos dicas e recomendações valiosas que poderão te ajudar a criar uma mensagem de qualidade.

Veja quais são elas:

1. Envie o email de boas-vindas logo após a compra

O ideal é que você envie o email de boas-vindas imediatamente após o seu cliente realizar a compra, ou no máximo em até 24 horas.

Assim, você aproveita o momento em que o seu cliente está mais empolgado, satisfeito e receptivo, e evita que ele se esqueça ou se arrependa da compra.

2. Use um assunto atraente

O assunto do email de boas-vindas é o que vai determinar se o seu cliente vai ler ou não a sua mensagem.

Por isso, você deve usar um assunto que seja atraente, curto e claro e que desperte a curiosidade, o interesse e a emoção do seu cliente.

Você pode usar o nome dele, o nome do seu produto ou serviço, ou uma frase que resuma o benefício ou a solução que você oferece.

3. Agradeça pela compra

O primeiro parágrafo do seu email de boas-vindas deve ser dedicado a agradecer o seu cliente pela compra, demonstrando gratidão, reconhecimento e apreço.

Você deve mostrar que você valoriza a escolha e a confiança do seu cliente, e que você está feliz por tê-lo como cliente.

4. Apresente o seu produto ou serviço

O segundo parágrafo deve ser dedicado a apresentar o seu produto ou serviço, destacando os seus principais recursos, benefícios e diferenciais.

Você deve mostrar o que o ele pode esperar do seu produto ou serviço, como ele pode acessá-lo, usá-lo e aproveitá-lo, e quais são as vantagens e os resultados que ele vai obter com ele.

5. Ofereça suporte e orientação

O terceiro parágrafo do seu email de boas-vindas deve ser dedicado a oferecer suporte e orientação ao seu cliente, esclarecendo as suas possíveis dúvidas, dificuldades ou objeções.

Essa é a hora de mostrar que você está disponível e disposto a ajudar o seu cliente, fornecendo os seus canais de contato, os seus materiais de apoio, os seus tutoriais e as suas dicas.

6. Faça uma chamada para a ação

O quarto e último parágrafo do seu email de boas-vindas deve ser dedicado a fazer uma chamada para a ação, ou CTA, indicando o que o seu cliente deve fazer em seguida.

Como, por exemplo, consumir o seu produto ou serviço, inscrever-se na sua lista de emails, seguir as suas redes sociais, ou qualquer outra ação que queira que ele tome.

Use um verbo no imperativo que incentive o seu cliente a agir imediatamente, e um link ou um botão que facilite o seu acesso.

Essas são algumas das dicas e recomendações que vão te ajudar a criar um email de boas-vindas personalizado, relevante e engajado.

Leve em conta essas dicas na hora de planejar, escrever e enviar o seu email de boas-vindas para que ele atinja o seu objetivo, o seu público e a sua mensagem.

No vídeo abaixo, te mostramos as melhores ferramentas de e-mail marketing. Acompanhe:

Exemplo de email de boas-vindas para clientes: curso on-line e consultorias

Para te ajudar a visualizar como ficaria um exemplo de email de boas-vindas para clientes na prática, vamos te mostrar duas sugestões, uma para um infoproduto e outra para uma consultoria.

Veja como elas seguem as dicas e recomendações que nós mostramos lá atrás.

Exemplo 1: Email de boas-vindas para clientes de um infoproduto

Assunto: Parabéns, (nome do cliente)! Você acaba de adquirir o (nome do infoproduto)!

Olá, (nome do cliente)!

Em primeiro lugar, quero te agradecer pela sua compra e te dar as boas-vindas à nossa comunidade de (nome do nicho). Você acaba de dar um passo importante para (benefício ou solução que o infoproduto oferece).

Você acaba de adquirir o (nome do infoproduto), um (tipo de infoproduto, como ebook, curso on-line etc.) que vai te ensinar (conteúdo ou objetivo do infoproduto), de forma (característica ou diferencial do infoproduto, como prática, rápida, divertida etc.).

Com o (nome do infoproduto), você vai aprender (principais tópicos ou módulos do infoproduto), e vai conseguir (principais resultados ou vantagens do infoproduto).

Para acessar o seu (nome do infoproduto), basta clicar no link abaixo e fazer o seu login com o seu email e a sua senha:

(link ou botão para acessar o infoproduto)

Se você tiver alguma dúvida, dificuldade ou sugestão, pode entrar em contato comigo pelo email (email de contato) ou pelo WhatsApp (número de WhatsApp). Eu estou aqui para te ajudar e te apoiar nessa jornada.

Aproveite o seu (nome do infoproduto) e comece hoje mesmo a (benefício ou solução que o infoproduto oferece). Tenho certeza de que você vai se surpreender com os seus resultados.

Um abraço,

(nome e cargo do remetente)

PS: Se você quiser receber mais dicas, novidades e conteúdos exclusivos sobre (tema do infoproduto), assine a nossa lista de emails e siga as nossas redes sociais. Você não vai se arrepender!

(link ou botão para assinar a lista de emails)

(link ou botão para seguir as redes sociais)

Exemplo 2: Email de boas-vindas para clientes de uma consultoria

Assunto: Seja bem-vindo, (nome do cliente)! Você acaba de contratar a (nome da consultoria)!

Olá, (nome do cliente)!

Em primeiro lugar, quero te agradecer pela sua contratação e te dar as boas-vindas ao nosso time de (nome do nicho). Você acaba de tomar uma decisão inteligente para (benefício ou solução que a consultoria oferece).

Você acaba de contratar a (nome da consultoria), uma consultoria especializada em (conteúdo ou objetivo da consultoria), que vai te ajudar a (característica ou diferencial da consultoria, como aumentar, melhorar, otimizar etc.) o seu (produto ou serviço do cliente).

Com a (nome da consultoria), você vai contar com (principais recursos, benefícios e diferenciais da consultoria), e vai alcançar (principais resultados ou vantagens da consultoria).

Para iniciar o seu projeto, basta preencher o formulário abaixo com as informações básicas sobre o seu negócio, o seu produto ou serviço, o seu público-alvo e os seus objetivos:

(link ou botão para preencher o formulário)

Após preencher o formulário, você receberá um email com a confirmação do seu projeto, o cronograma das atividades, os dados de acesso à nossa plataforma on-line e o contato do seu consultor.

Se tiver alguma dúvida, dificuldade ou sugestão, pode entrar em contato comigo pelo email (email de contato) ou pelo telefone (número de telefone). Eu estou aqui para te ajudar e te acompanhar nesse processo.

Aproveite a sua consultoria e comece hoje mesmo a (benefício ou solução que a consultoria oferece). Tenho certeza de que você vai se surpreender com os seus resultados.

Um abraço,

(nome e cargo do remetente)

PS: Se você quiser receber mais dicas, novidades e conteúdos exclusivos sobre (tema da consultoria), assine a nossa newsletter e siga as nossas redes sociais. Você não vai se arrepender!

(link ou botão para assinar a newsletter)

(link ou botão para seguir as redes sociais)

Leia também: Top 5 ferramentas de e-mail marketing + como escolher o plano ideal

Garanta uma boa experiência do cliente com a EAD Plataforma

Agora que você já sabe a importância de criar emails de boas-vindas para clientes, entende o quanto a jornada do consumidor é relevante.

Ou seja, criar uma conexão verdadeira, transmitir valor e oferecer suporte são elementos-chave para a fidelização do cliente.

Outra forma de você conquistar a lealdade de seu público é contando com uma plataforma estratégica que o ajude a potencializar a experiência de sua audiência.

Se você vende cursos on-line, por exemplo, vá além dos emails! Crie aulas com conteúdos dinâmicos, áudios, textos e imagens e, de quebra, integrue seu carrinho de compras com as principais soluções de pagamento do mercado!

Para isso, basta você criar uma conta grátis na EAD Plataforma.

Deixe seu comentário!
Fabio Godoy