funil de inbound marketing

Como alavancar suas vendas com o funil de inbound marketing?

Você já ouviu falar em funil de inbound marketing? Essa é uma estratégia cada vez mais usada pelos empreendedores e produtores de conteúdos digitais, inclusive os cursos EAD.

Seguindo algumas etapas, você entende se o consumidor está preparado para adquirir o curso e consegue elaborar estratégias mais eficientes de comunicação.

Até porque existem clientes potenciais para a aquisição do seu produto que ainda não sabem que têm essa necessidade. E por isso é tão importante compreender essa estratégia.

Neste artigo, vamos mostrar mais a fundo o que é o funil de inbound marketing e como ele pode ajudar seu negócio a crescer. Confira!

O que é o funil de inbound marketing?

Em poucas palavras, o funil de inbound marketing representa o caminho que uma pessoa percorre desde o momento que descobre o que você tem a oferecer até a realização da compra. Por exemplo, um curso online.

Pode-se notar, portanto, que a estratégia de marketing mudou em relação ao que víamos há alguns anos, quando as propagandas eram centradas em anúncios na TV, jornais e revistas, de forma totalmente direta.

Agora, é preciso atrair o cliente para o que você tem a oferecer. E isso é feito através da disponibilização de conteúdos na internet que, geralmente, estão relacionados com o  negócio, mas não “vendem” o produto diretamente.

Leia também:

Como é a estrutura de um funil de vendas inbound marketing?

Um funil de vendas é dividido, basicamente, em três etapas: topo, meio e fundo do funil. Por sinal, tenha em mente que, ao passar pelos respectivos estágios, é como se o cliente estivesse “descendo” por um funil:.

Topo do funil

No topo do funil, ele ainda não sabe que possui a necessidade de adquirir o que você oferece. Normalmente, o prospect está lá, olhando redes sociais, entrando em blogs, sem ter interesse em comprar absolutamente nada.

É nessa fase que aplicam-se as estratégias de SEO e redes sociais, com o intuito de chamar a atenção dos visitantes para compreender que sua empresa existe.

>>> Leia mais: como aplicar SEO (Search Engine Optimization) no Youtube?

Meio do funil

Já no meio do funil, ele reconhece que tem um problema e considera solucioná-lo. Mas ainda não está pronto para o consumo, pois quer saber mais sobre o assunto.

Nesta etapa, a empresa precisa disponibilizar materiais ricos, como e-books e infográficos, para transformar o lead em um cliente. A criatividade é bem importante aqui.

Fundo do funil

No fundo do funil, o lead que era apenas um visitante já está preparado para fazer o consumo. E é  nesse ponto em que você mostra seu diferencial de verdade.

Se você mostrasse para o consumidor as vantagens de adquirir o produto no topo do funil, talvez ele não iria se interessar. Mas, aqui, no fundo do funil, ele está pronto para consumir, então, fica muito mais fácil trabalhar o marketing direto.

Quer dominar a área de marketing de uma vez por todas? Então, não deixe de conferir esse vídeo na íntegra: 👇

Como usar o funil inbound marketing para vender cursos?

Para usar o funil inbound marketing para vendas de cursos, você precisa primeiro ter entendido muito bem o conceito. Depois, é necessário compreender em qual das etapas  seu cliente está.

Saiba que nem todos vão percorrer todo o caminho. Alguns já chegam no fundo do funil até você. Há ainda quem chegue no meio do funil. Mas a maioria, sem dúvida, chegará pelo topo do funil. Finalmente, vamos para a ação.

1 – Topo do funil – crie conteúdos de qualidade

Para atingir os consumidores do topo do funil, o ideal é criar conteúdos de qualidade para publicação nas redes sociais e no blog. Você também pode criar um canal no Youtube para criar conteúdos em formato de vídeo. 

Porém, nesse momento, você não vai falar da sua empresa diretamente, nem oferecer o produto.

O que você vai fazer é desenvolver temas relacionados ao seu negócio e informar o cliente. Por exemplo, se a ideia é promover um curso de culinária, faça um blog com receitas, mostre quais são as novidades do mercado etc.

Ao final, inclua uma chamada para ação (call to action ou CTA) que desperte o desejo do consumidor em melhorar suas habilidades na cozinha.

Quanto mais conteúdos você trabalhar, mais fácil será aparecer nas primeiras páginas do Google, sem ter que investir em mídia paga. Aliás, lembre-se de colocar algumas palavras-chave no decorrer do texto para que as pessoas te encontrem mais facilmente.

2 – Meio do funil – ofereça conteúdos mais avançados

Quando seu lead está no topo do funil, ele ainda não despertou para a compra do seu curso, mas, ao ler vários conteúdos, já reconheceu que tem um problema. E aí ele desce para o meio do funil.

Vamos considerar o exemplo anterior. Ele pegou várias receitas no seu blog e tentou preparar alguns pratos, mas não ficaram como gostaria.

Então, ele já passou a considerar que precisa fazer um curso para melhorar suas habilidades na cozinha, no entanto, ainda não está convicto disso.

Nessa etapa, faça alguns e-books mais avançados ensinando algumas técnicas para que ele entenda qual é a importância de um curso para melhorar as habilidades.

Na medida em que lê o e-book, ele vê que teve uma evolução no preparo dos pratos, mas que precisaria realmente de um curso para se tornar bom naquilo.

3 – Fundo do funil – divulgue seu curso em todos canais

Por fim, você divulgará seu curso propriamente dito, em especial para quem demonstrou algum interesse nele. Lembra que dissemos que alguns clientes já chegam no fundo do funil?

Pensando nisso, você pode fazer algumas divulgações patrocinadas no Google, Facebook e Instagram para tentar pegar esse público.

Por sua vez, os clientes que percorreram todo o funil de vendas com você podem ser direcionados para esses conteúdos, bem como receber uma proposta via e-mail ou WhatsApp.

A ideia aqui é realmente mostrar o curso e fazer com que o futuro aluno compreenda os benefícios que terá ao fazê-lo. No nosso exemplo acima, essa seria a hora de mostrar tudo o que ele vai aprender nas aulas.

Interessante, não é mesmo? Mas lembre-se que, acima de um bom marketing, é fundamental ter uma boa plataforma EAD para alocar seu curso na internet.

Escolha aquela que oferece várias funcionalidades, opções de preço, possibilidades de pagamento seguro para o cliente e diversos outros aspectos. E, se você está em busca de uma solução efetiva para seus cursos, não deixe de conhecer a EAD. Nós temos a solução perfeita para que você tenha a máxima qualidade no que está oferecendo.

Deixe seu comentário!
Fabio Godoy