jornada do herói marketing

Jornada do Herói: conheça as 7 fases!

Você acha que contar histórias é só para crianças? Pois saiba que você pode estar perdendo conversões valiosas por conta disso. Acontece que investir em estratégias como a Jornada do Herói no marketing (ou “monomito”) ajuda o cliente a passar pelo processo de conversão de maneira mais natural e com uma melhor experiência.

Neste texto, explicamos o que é a Jornada do Herói, quais são as suas principais etapas e mostramos um exemplo prático para criar a sua estratégia e converter os seus primeiros clientes.

Quais são as 7 fases da Jornada do Herói no marketing?

As 7 fases da jornada do Herói no marketing são: 

  1. Mundo comum;
  2. Chamado à aventura;
  3. Recusa do chamado;
  4. Encontro com o mentor;
  5. Cruzamento do limiar;
  6. Provações, inimigos e amigos;
  7. Recompensa. 

Este modelo narrativo, popularizado por Joseph Campbell, descreve a trajetória do protagonista em muitas histórias épicas. 

Veja a seguir quais são as principais características de cada uma dessas etapas.

1- Mundo comum

O protagonista é introduzido em seu ambiente cotidiano, antes de sua aventura começar. Este é o ponto de partida, em que ele é apresentado em sua vida normal.

2- Chamado à aventura

Agora, o protagonista recebe um chamado para embarcar em uma jornada extraordinária. Isso pode vir na forma de um desafio, convite ou até mesmo uma crise.

3- Recusa do chamado

Nosso herói hesita em aceitar o chamado devido a medos, inseguranças ou outras razões pessoais. Ele pode resistir à mudança ou temer o desconhecido.

4- Encontro com o mentor

O herói encontra um mentor ou guia que fornece conselhos, treinamentos ou as ferramentas necessárias para enfrentar a jornada. Este mentor muitas vezes representa sabedoria ou experiência.

5- Cruzamento do limiar

Esse é o momento do nosso protagonista deixar o mundo conhecido para entrar em território desconhecido ou sobrenatural. Trata-se de uma fase de transição, na qual o herói deixa para trás sua vida anterior.

6- Provações, inimigos e amigos

Nesta fase, o protagonista enfrenta uma série de desafios, encontra aliados e tem embate com inimigos. Essas provações testam sua determinação e habilidades.

7- Recompensa

A tão sonhada recompensa é conquistada após enfrentar seus maiores desafios. O prêmio pode ser um ganho pessoal, um objeto valioso ou até mesmo a salvação de um mundo.

E por falar em recompensa, usar iscas digitais é uma forma de conhecer os seus futuros clientes e manter uma comunicação mais próxima. No vídeo abaixo, damos três dicas de conteúdos para alcançar esse objetivo. Dê uma olhada:

Como usar a Jornada do Herói no marketing digital?

Quem entende como usar a jornada do herói no marketing digital adquire um conhecimento poderoso para envolver e cativar o público-alvo ao longo de sua jornada de compra. Veja a seguir algumas dicas de como aplicar estes princípios para divulgar a sua marca.

Identifique o cliente

Comece por entender quem é o seu cliente ideal. O herói é o protagonista da história e, no marketing, é o cliente em potencial.

Apresente a situação atual do seu público

Apresente a situação atual do cliente, seus desafios, dores e necessidades não atendidas. Esta prática cria empatia e estabelece uma conexão emocional.

Reconheça o problema do seu cliente

Destaque o problema ou desafio enfrentado pelo cliente, provocando o desejo por uma solução.

Aborde as objeções de compra

Aborde as objeções comuns que os clientes podem ter em relação à sua solução, ajudando a superar suas dúvidas e resistências.

Posicione a sua marca como guia

Posicione sua marca como a mentora que pode ajudar o cliente a superar seus desafios. Forneça informações valiosas e orientação útil.

Adote o seu serviço como solução

Mostre como sua solução pode transformar a vida do cliente e levá-lo do seu estado atual para o desejado.

Use a experiência do cliente a seu favor

Apoie o cliente durante toda a jornada de compra, fornecendo suporte, conteúdo relevante e provas sociais. Identifique e aborde os obstáculos que ele possa encontrar.

Destaque benefícios

Destaque os benefícios e resultados alcançados ao usar sua solução, celebrando o sucesso do cliente.

Ao seguir essas etapas, você pode criar uma narrativa envolvente que ressoa com seu público-alvo, aumentando a conscientização, o envolvimento e as conversões em sua estratégia de publicidade digital.

Como ver a Jornada do Herói na prática?

Vamos ver como o monomito acontece na prática? Veja abaixo uma situação de um infoprodutor que oferece cursos on-line.

  1. Mundo comum: o cliente em potencial está insatisfeito com seu conhecimento atual e deseja aprender algo novo para alcançar seus objetivos profissionais ou pessoais.
  2. Chamado à aventura: o infoprodutor apresenta um problema ou desafio que o cliente enfrenta e destaca como seu curso pode ser a solução para essa necessidade.
  3. Recusa do chamado: o protagonista pode hesitar devido a dúvidas sobre a eficácia do curso ou preocupações financeiras.
  4. Encontro com o mentor: agora, o produtor digital se posiciona como um mentor experiente, que pode guiar o cliente para alcançar seus objetivos. Ele oferece conteúdo gratuito, como webinars ou e-books, para demonstrar sua expertise e construir confiança.
  5. Cruzamento do limiar: o nosso herói finalmente decide investir no curso e embarca na jornada de aprendizado, deixando para trás sua zona de conforto.
  6. Provações, inimigos e amigos: durante o curso, o cliente enfrenta desafios de aprendizado, mas conta com o suporte do infoprodutor e da comunidade de alunos para superá-los. O infoprodutor, por sua vez, fornece feedback personalizado e recursos adicionais para ajudar o cliente a progredir.
  7. Recompensa: ao concluir suas aulas, o cliente adquire novos conhecimentos e habilidades que o capacitam a alcançar seus objetivos. Ele se torna um defensor do curso, recomendando-o a outros e potencialmente se tornando um cliente recorrente para futuros cursos.

Leia também: Storytelling corporativo: aprenda a utilizar essa técnica e eleve sua marca!

Storytelling no marketing: qual a importância?

A Jornada do Herói e o storytelling estão intrinsecamente ligados, pois ambos compartilham a essência de uma narrativa envolvente. Enquanto o monomito oferece uma estrutura para contar histórias épicas, a narração é a habilidade de comunicar essa narrativa de forma persuasiva e cativante.

O storytelling é uma ferramenta essencial no arsenal de publicidade de qualquer empresa. Por meio do poder das narrativas envolventes, as marcas podem criar conexões emocionais com seu público-alvo, transmitir sua mensagem de forma memorável e diferenciar-se da concorrência.

Em um mundo onde a atenção do consumidor é cada vez mais disputada, a narração permite que as marcas se destaquem, capturem e mantenham o interesse do público. Ao contar histórias autênticas e relevantes, as marcas podem criar uma identidade forte e duradoura, gerando empatia e lealdade entre os consumidores.

Como é possível perceber, o storytelling é uma ferramenta poderosa para comunicar os valores e a missão de uma empresa, construindo uma conexão emocional com os consumidores que vai além dos produtos ou serviços oferecidos. 

A adoção da estratégia pode levar a relacionamentos mais profundos e duradouros, aumentando a fidelidade do cliente e gerando marketing boca a boca positivo.

Agora é hora de colocar o poder da jornada do herói em ação!

Após saber tudo sobre a Jornada do Herói no marketing e sobre narração, você está pronto para criar as suas primeiras aventuras com o seu cliente e, assim, cativá-lo e fazer com que ele se converta a um cliente.

Tão importante quanto contar histórias é saber chamar a atenção do leitor. Por isso, confira este outro post em nosso blog em que ensinamos técnicas de copywriting.

Deixe seu comentário!
Fabio Godoy