Os treinamentos realizados pelas empresas são processos de capacitação importantes que demandam preparação, tempo e custos. Por isso, o não comparecimento dos funcionários envolve perdas que se traduzem no não aproveitamento pleno do investimento realizado, além do conhecimento que o colaborador deixa de adquirir e que poderia contribuir para melhorar o desempenho de sua função.
Mas, como evitar que essas perdas aconteçam?
Um dos elementos cruciais para isso é o convite para treinamento corporativo, que deve ser elaborado de forma eficaz e inteligente, informando sobre o evento, mas, também, provocando no colaborador o desejo de participar do treinamento.
Isso não deve ser uma tarefa tão árdua assim, uma vez que muitos funcionários encaram treinamentos empresariais como parte integrante do trabalho e uma oportunidade de se desenvolverem em suas carreiras, sendo, inclusive, um atrativo para permanecerem nas organizações.
Conforme aponta a pesquisa do LinkedIn, 94% dos funcionários dizem que permaneceriam em uma empresa por mais tempo se ela investisse no desenvolvimento de sua carreira.
Assim, talvez o que falte para que o funcionário se engaje a comparecer ao treinamento seja um incentivo a mais, um chamado instigante que o lembre dos ganhos que ele terá ao participar da capacitação.
Se você está se perguntando como fazer isso, não se preocupe. Para te ajudar a elaborar um convite para treinamento corporativo impossível de ignorar, eis que apresentamos a você algumas dicas!
Leia também:
- As vantagens de utilizar treinamento corporativo online na sua empresa
- Tudo o que você precisa saber sobre como montar um treinamento corporativo
- Quando investir em treinamentos na empresa? Conheça o Levantamento de Necessidades de Treinamento
Como criar um convite para treinamento corporativo instigante e efetivo?
Seja o treinamento obrigatório ou não, seu convite precisa ser informativo e instigar o funcionário a participar e se beneficiar dele. Nesse sentido, na hora de criar o convite de treinamento para funcionários vale usar e abusar da criatividade, sem se esquecer de incluir os detalhes essenciais para que o colaborador entenda e saiba o que esperar do treinamento.
Sem mais delongas, vamos às dicas do que pode ser feito para que o seu convite de treinamento para funcionários seja bem recebido pelos colaboradores e garanta a participação deles.
1. Analise qual o melhor suporte
Via de regra, pensamos no e-mail como o principal suporte para o envio de convites e comunicações em geral, dentre outros motivos, porque ele confere certa formalidade e oficialidade aos assuntos.
No entanto, todos os dias somos bombardeados por milhares de mensagens em nossas caixas de entrada e, por vezes, um ou outro e-mail pode acabar “passando batido”.
Para evitar que isso aconteça, vale repensar se o e-mail é sempre o melhor suporte para enviar o seu convite de treinamento na empresa ou se é possível pensar em algum outro que possa ser mais efetivo dependendo da situação.
Há um sem-número de plataformas e suportes por meio das quais é possível contactar os funcionários, além do e-mail, e que podem ser considerados nesse processo.
Por exemplo, se o grupo de funcionários para o qual o seu treinamento será direcionado for pequeno (até cerca de 35 pessoas), vale considerar enviar um convite físico a eles, com uma mensagem personalizada, que possa aproveitar esse suporte de forma interessante.
Veja também: Como melhorar a comunicação interna na empresa? Passo a passo com 6 dicas
2. Elabore de forma criativa
Se você decidir que o suporte físico é o melhor para o seu convite de treinamento para funcionários, uma forma de elaborar criativamente em torno dele é enviar junto ao cartão uma peça de lego e na mensagem, algo como:
“[nome do funcionário], você é peça fundamental na construção da nossa organização. Contamos com você neste treinamento”, além, é claro, de mais informações sobre como será a capacitação.
Você pode ainda lembrar no convite para que o colaborador não se esqueça de levar a peça de lego que lhe foi entregue, e isso fazer parte uma das atividades introdutórias do treinamento para iniciá-lo de forma lúdica e interessante com a construção de algo coletivamente.
Certamente, não só o convite irá prender a atenção do colaborador como também fará com que ele se sinta parte fundamental em sua organização.
3. Seja claro
Na elaboração de um convite para treinamento corporativo que seja instigante, é preciso pensar criativamente, fora da caixa; porém, sem perder de vista que ele também precisa comunicar informações sobre a capacitação.
Seja qual for o suporte escolhido e a forma de apresentá-lo, é preciso que em seu convite constem detalhes básicos para que o funcionário saiba do que se trata e o que esperar, como:
- nome do treinamento;
- data, hora e prazos relevantes;
- local (se for online, informar a plataforma/link a ser utilizada);
- programação e/ou palestrantes/ministrantes;
- instruções sobre como acessar e concluir o treinamento (informação especialmente relevante se o curso for novo ou direcionado a novas contratações);
- se for necessária, alguma preparação.
Vale lembrar que uma comunicação mal sucedida implica no não entendimento pelo funcionário sobre o treinamento. Se ele não entender, dificilmente irá se interessar. Sem interesse, provavelmente, não irá participar.
Por isso, certifique-se que todas as informações que ele precisa para compreender o evento estão no seu convite.
4. Torne o convite atraente
Elabore um convite com um design atraente e inclua frases cativantes tanto de cunho mais pessoal, como “adoraríamos vê-lo”, quanto de caráter relacionado ao assunto do treinamento.
Nesse sentido, eis aqui algumas práticas a se considerar na criação de um convite atraente:
- elabore uma mensagem personalizada;
- crie um senso de urgência ou escassez;
- gere curiosidade;
- inclua anúncios importantes.
E aqui seguem alguns exemplos de frases cativantes que podem ir no seu convite:
- Você está pronto para o [nome do treinamento]?
- Nos encontramos no [nome do treinamento]!
- Prepare-se para o [nome do treinamento]!
- Não perca!
- A contagem regressiva para o [nome do treinamento] começa agora!
Agora que você já sabe como elaborar um bom convite de treinamento em uma empresa, apresentamos a você uma última dica de ouro: se você deseja capacitar funcionários ou realizar o onboarding deles de forma online e não sabe como, a Plataforma EAD Corporativa está aqui para te ajudar!
Por meio da nossa ferramenta, você treina sua equipe, oferece cursos e treinamentos à distância e reduz custos. Tudo isso em um ambiente restrito para pessoas convidadas, com total controle do andamento dos funcionários nos cursos.
Não perca tempo! Experimente a EAD Plataforma por sete dias de graça e descubra como aplicar seu treinamento sem dor de cabeça. Coloque em prática, também, o que você aprendeu nesse artigo, elaborando um convite para treinamento corporativo que seja envolvente e eficaz!
- Como criar um Plano de Desenvolvimento individual de sucesso? - 3 de outubro de 2024
- Avaliação 360 graus: o que é e como implementar - 1 de outubro de 2024
- Vendas no varejo: como alavancar + 10 ações para implementar - 30 de setembro de 2024